Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Faculdade de Cincias Sociais arrebata trofu do "Universitrio"

Hlder Jeremias - 21 de Julho, 2014

Faculdade de Cincias Sociais somou o quarto ttulo no campeonato universitrio aps forte equilbrio na partida com o Upra

Fotografia: Jos Soares

A Faculdade de Ciências Sociais conquistou o título da 19ª edição do Campeonato Universitário de basquetebol sénior masculino ao vencer, ontem a tarde, no pavilhão Vitorino Cunha, por 64-57, a sua similar da Universidade Privada de Angola (Upra), em partida referente a final da competição.
Diante de cerca de duas centenas de adeptos, as duas equipas proporcionaram um excelente espectáculo, no qual o equilíbrio ficou patente desde os minutos iniciais.

Porém algumas assimetrias em termos técnicos com maior pendor para os estudantes de ciências sociais, às ordens do técnico Alberto Dala, foi fundamental para que estudantes da instituição privada vissem coarctado o desejo de obter o terceiro título.

O seu sistema táctico da Upra criava grandes complicações as nuances defensivas do adversário. No entanto, em função do maior número de alternativas na posição 3-4, o técnico da Faculdade de Ciências Sociais conseguiu vencer o primeiro quarto por três pontos (16-13).

Com maior ousadia em termos ofensivos no segundo quarto, a Universidade independente deu consistência ao seu jogo defensivo e colocou o adversário na posição subalterna com a vantagem de três pontos a seu favor (30-27), muito por conta da eficácia na penetração dos extremos postes e a fraca coesão do adversário em termos tácticos.

Regressados do intervalo, ambas formações evidenciaram determinação, numa clara alusão de que qualquer uma delas esteve a altura de levar de vencida a contenda, daí que os estudantes de ciências sociais passaram a apostar nas investidas individuais, em que teve relevância o extremo poste Mohamed Cisse, cestinha da partida com 25 pontos, cujo desempenho acima da média foi de grande influência.

Com a vantagem de sete pontos no terceiro período (48-41), os sociólogos só precisaram de gerir o quarto derradeiro, uma vez que os estudantes da Upra passaram a olhar para o placard com maior frequência, com os nervos em franja, razão pela qual os índices de produção conheceram o maior défice no jogo que terminou com a consagração da Faculdade de Ciências Sociais com os favoráveis 64-57.

Uma hora antes, a Universidade Lusíada (Ula), detentora de cinco títulos (entre os quais a da última edição), bateu a congénere do Universidade Independente de Angola (Unia) por 70-65 e garantiu o terceiro lugar.

JOGOS ESCOLARES
Cuando Cubango apura representantes


A província do Cuando Cubango apura desde sábado os seus representantes para os Jogos Nacionais Escolares, agendados para Agosto na Lunda Sul.
Para o efeito, mais de 500 alunos do I e II ciclos de diversas escolas, dos nove municípios do Cuando Cubango, participam, em Menongue, capital da província, no segundo campeonato de Jogos escolares provinciais.

Os alunos disputam as modalidades de andebol, voleibol, atletismo, ginástica, futebol adaptado e basquetebol, num sistema de todos contra todos. O campeonato tem como objectivo promover o desporto escolar na província. Na abertura da actividade, no campo gimnodesportivo de Menongue, o vice-governador provincial para o sector político e social do Cuando Cubango, Pedro Camelo, disse que o campeonato, realizado pela Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, consiste em fomentar a prática do desporto.

O desporto escolar tem como finalidade a promoção da saúde pública, a aquisição de hábitos e culturas que estimulam sentimentos de solidariedade, autonomia e criatividade, contribuindo, deste modo, para o ensino escolar. Para o governante, a prática da actividade desportiva e educativa contribui para o desenvolvimento integral do aluno.

EUROPEU SUB-20
Portugal
fica em sexto

A selecção portuguesa de basquetebol de sub-20 masculina terminou ontem na sexta posição na divisão B do Europeu da categoria, ao perder com a Holanda por 74-65.  Em Sarajevo, Portugal saiu derrotado do encontro para atribuição dos quinto e sexto lugares, depois de no sábado ter vencido a Finlândia por 75-65. No campeonato europeu, que terminou ontem em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, Portugal venceu contra Chipre, Roménia, Estónia, Luxemburgo e Finlândia e perdeu frente à selecção anfitriã, Bélgica e Holanda.