Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federação angolana aborda segundo encontro

Melo Clemente - 12 de Março, 2014

Amantes da modalidade vão estar reunidos no sábado para traçarem políticas para o desenvolvimento da modalidade

Fotografia: Jornal dos Desportos

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza este sábado, no anfiteatro da Escola Nacional de Administração-ENAD, em Luanda, o segundo Encontro Nacional da modalidade, à margem da Assembleia-Geral Ordinária aprazada para sexta-feira, dia 14, no mesmo local.De acordo com o programa de actividades a que tivemos acesso, proveniente do órgão reitor da modalidade no país, o secretário de Estado dos Desportos, Albino da Conceição José, vai proferir o discurso de abertura do segundo Encontro Nacional do Basquetebol.

Depois de ter realizado o primeiro Encontro Nacional da "bola ao cesto", na província das Acácias Rubras, Benguela, em 2011, ainda sob liderança de Gustavo Vaz Dias da Conceição, o actual elenco, agora comandado por Paulo Alexandre Madeira, vai dar seguimento aos encontros nacionais, fóruns que seguramente vão permitir que a modalidade continue a granjear patamares altos.Perspectivas de desenvolvimento da prática do basquetebol para além de Luanda, responsabilidade dos agentes da modalidade nas várias regiões, pressupostos a considerar como necessários na introdução de atletas e profissionais estrangeiros na competição interna (benefícios e constrangimentos), ensaio da defesa dos profissionais e dos atletas resultantes da formação, alta competição e treino de alto rendimento, relevância da intervenção do Estado na definição dos objectivos internacionais das Selecções Nacionais, Afrobaskets versus Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, controlo das idades, entre outros, são os temas a ser  debatidos durante o segundo Encontro Nacional do Basquetebol.

Em relação às participações da Selecção Nacional sénior masculina em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos serão dados subsídios que doravante podem guiar o combinado nacional, colocando de parte a mera participação.Os participantes do segundo encontro nacional vão  visualizar o filme que serviu de suporte à candidatura de Angola à realização dos Campeonatos Africanos da Nações da bola ao cesto", em ambas as classes, competições  que foram entregues à Tunísia e aos Camarões respectivamente.

A Tunísia vai acolher o Afrobasket em seniores masculinos pela terceira vez, ao passo que os Camarões vão albergar pela primeira vez um Campeonato Africano das Nações no sector feminino. Entretanto, os delegados da18 províncias do país chegam amanhã à capital do país, para na sexta-feira participarem da Assembleia-Geral Ordinária da FAB.Carlos Cunha, na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Angolana de Basquetebol vai presidir ao acto que vai discutir, analisar e aprovar o relatório e contas do primeiro ano de mandato do elenco liderado por Paulo Alexandre Madeira.

Programa das selecções
Nuno Teixeira reúne esta tarde com técnicos


O chefe do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, reúne-se hoje, a partir das 16h00, nas instalações do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, com os técnicos nacionais que fazem parte da Comissão Técnica da FAB.O programa das Selecções Nacionais e a estrutura e funcionalidade da Comissão Técnica vão dominar a reunião na qual participam Paulo Macedo, seleccionador nacional de seniores masculinos, Aníbal Moreira, seleccionador  nacional feminino, Manuel Silva Gi", seleccionador nacional masculino de sub-16, Apolinário Paquete, seleccionador nacional feminino de sub-16, Eliza Pires, adjunta de Aníbal Moreira, Miguel Lutonda, adjunto de Manuel Silva "Gi", Raul Duarte, Elvino Dias e Jaime Covilhã, membros da Comissão Técnica Nacional.

À semelhança de 2013, este ano a direcção da Federação Angolana de Basquetebol tem vários compromissos internacionais com as distintas selecções, onde se destacam participação no Campeonato do Mundo de Espanha, em seniores masculinos, Campeonato do Mundo da Turquia, em séniores femininos, Campeonato do Mundo de sub-17, em masculinos, para além das participações nos Jogos da Juventude de três contra três.
Angola pretende competir ao mais alto nível em todas as competições, disse Paulo Alexandre Madeira, presidente da Federação Angolana de Basquetebol. M.C

NBA
Miami Heat derrota
Washington Wizards


Após somar três derrotas consecutivas, o Miami Heat voltou a vencer na NBA. Contando mais uma vez com o óptimo desempenho do trio formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, a equipa começou superior, teve dificuldades, mas foi melhor no último quarto para superar o Washington Wizards, por 99-90, em casa, na noite de segunda-feira.Principal jogador da sua equipa e do confronto, LeBron foi o cestinha, com 23 anotados, além de sete ressaltos e oito assistências. Enquanto isso, Chris Bosh e Dwyane Wade tiveram actuações parecidas e terminaram com 22 pontos marcados cada.

Do outro lado do confronto, os Wizards, que não contaram com  Nené devido a lesão, tiveram como principal destaque Bradley Beal, com 18 tentos, e Marcin Gortat, que teve um excelente desempenho no garrafão e alcançou um duplo-duplo, com 14 pontos e 18 ressaltos.Com o apuramento garantido para os play-offs, o Heat, vice-líder da Conferência Leste, volta à quadra hoje, para enfrentar o Brooklyn Nets, novamente nos seus domínios. No mesmo dia, a equipa de Washington recebe o Charlotte Bobcats. Resultados de segunda-feira: Charlotte Bobcats 98-105 Charlotte Bobcats, Brooklyn Nets 101-97 Toronto Raptors, Miami Heat 99-90 Washington Wizards, New York Knicks 123-110 Philadelphia 76ers, Milwaukee Bucks 105-98 Orlando Magic, Utah Jazz 110-12 Atlanta Hawks, Los Angeles Clippers 112-105 Phoenix Suns.

Oscar Schmidt
fala sobre a saúde


Diante das muitas especulações sobre a gravidade de seu estado de saúde, Oscar Schmidt decidiu publicar um esclarecimento nas redes sociais.Internado há mais de 20 dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o ex-astro do basquetebol   manifestou-se  publicamente sobre o caso e tranquilizou os fãs ao afastar  os rumores de que podia estar  em coma e declarar que «está a lutar  com garra para vencer o câncro».«Esclarecimento: Como circula  a notícia, em sites do país todo, que meu estado de saúde é muito grave, e que podia estar  em coma  num hospital em São Paulo.

Gostava  de esclarecer, oficialmente, que estou bem e não é verdade, sou apenas mais um como tantos  outros pelo mundo, que, com muita força,  luta  com muita garra para vencer o câncro. Pela graça de Deus, minha família e amigos e todos os que  me apoiam no Brasil e fora», escreveu o ex-jogador de basquetebol.Após exames de rotina, a Oscar  foi-lhe diagnosticada  uma arritmia cardíaca e foi internado no dia 17 de Fevereiro. Os médicos ainda não concluíram a origem do problema. De recordar  que, desde 2011, ele luta contra um câncro  no cérebro e faz monitoramento constante para controlar o problema.

Phil Jackson convidado
para dirigir os Knicks


Phil Jackson, técnico seis vezes campeão com o Chicago Bulls e cinco com o Los Angeles Lakers, pode regressar à NBA. O profissional foi convidado a assumir um cargo na direcção do New York Knicks, onde Jackson jogou na década de 70.Com um currículo recheado de títulos importantes, Jackson foi convidado a assumir o comando técnico do Knicks, mas recusou. Deste modo, os dirigentes da equipa de Nova York decidiram convidá-lo para ser presidente de operações de basquetebol e há, portanto, maiores possibilidades da aceitação.Ainda há a possibilidade de que o “Mestre Zen” assuma o cargo de técnico juntamente com a direcção. O New York Knicks gasta  uma quantia notável com esta temporada, com jogadores com salários altos. Apesar disso, a equipa não vive um bom momento pois  é a décima classificada na Conferência Leste da NBA, com 24 vitórias e 40 derrotas.