Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao exige garantia bancria

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 17 de Novembro, 2013

A Federao Angolana de Basquetebol vai exigir garantias bancrias a todas as equipas nacionais

Fotografia: Jos Soares

A Federação Angolana de Basquetebol vai exigir garantia bancária a todas as equipas nacionais, que queiram participar no campeonato nacional sénior masculino, o BAI Basket. A revelação é do presidente da instituição, Paulo Madeira.

O responsável máximo da instituição esclareceu que a FAB vai exigir regularmente uma base administrativa, que garanta a participação sem criar problemas na programação futura da competição.

“Deve ser feita numa modalidade a acordar com as equipas e vamos trabalhar com alguns clubes para competirem ao mais alto nível no BAI Basket”, disse.

O processo de integração das equipas na principal prova já começou na cidade do Lubango, província da Huíla, onde a direcção técnica da FAB acompanha a realização da I edição da II divisão do campeonato nacional sénior masculina. A prova decorre até ao dia 23 do corrente e vai apurar os dois primeiros classificados ao BAI Basket 2014/2015.

Oito equipas divididas em dois grupos concorrem às duas vagas da principal competição nacional. Na série A, o Misto da Huíla, Clube Desportivo da Huíla, Amigos de Viana e 1º de Maio de Benguela. Na série B, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Heja Sport Clube da Huíla, Misto do Bié e Sporting de Benguela, procuram a qualificação na prova que decorre no pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango.

As duas últimas equipas da presente edição do BAI Basket vão descer de divisão para dar lugar a duas outras que disputam as vagas no Lubango, de acordo com Paulo Madeira.


NBA
Show de LeBron
na vitória do Heat


O Miami Heat, do astro LeBron James, venceu o Dallas Mavericks em casa, por 110- 104, e ocupa a segunda posição da Conferência Leste, atrás do Indiana Pacers, que se mantém imbatível, ganhou o seu nono jogo seguido na época, por 104- 77, em Indianápolis contra o Milwaukee Bucks.

Em Miami, LeBron James anotou 39 pontos, obteve seis ressaltos e distribuiu quatro assistências. O seu companheiro de equipa, Dwayne Wade, também teve uma participação importante com 17 pontos, oito assistências e oito roubos de bola. Os actuais campeões têm a segunda melhor campanha da Conferência Leste, com seis vitórias e três derrotas.

Pelos Mavericks o destaque foi para o alemão Dirk Nowitzki, com 28 pontos, seis ressaltos e três assistências. A equipa de Dallas tem cinco vitórias e quatro derrotas, está na nona posição da Conferência Oeste.

Em Indianápolis, o Indiana Pacers manteve a invencibilidade com grande actuação do poste Roy Hibbert, que chegou perto de um triple-double com 24 pontos, dez ressaltos e oito tampões. O extremo Paul George também teve um bom desempenho ao anotar 22 pontos. O Milwaukee somou a sua sexta derrota na época e está na última posição da Conferência Leste, com apenas duas vitórias.


CONFERÊNCIA OESTE
San Antonio
continua líder 


O San Antonio Spurs venceu o Utah Jazz, em Salt Lake City, por 91- 82, e mantem-se na liderança da Conferência Oeste da NBA,  com a segunda melhor campanha da época, atrás apenas do invicto Indiana Pacers.

Tiago Splitter começou como titular e jogou quase 26 minutos. O poste teve uma actuação discreta, com apenas seis pontos e cinco ressaltos. O destaque da equipa foi, mais uma vez, o base francês Tony Parker, com 22 pontos e seis assistências. O veterano extremo-poste Tim Duncan também fez boa partida e quase conseguiu um double-double, com 14 pontos e nove ressaltos.

Os Spurs lideram a Conferência Oeste com sete vitórias e uma derrota. A equipa volta à quadra na próxima quarta-feira, em casa, contra o Boston Celtics.