Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao procura substituto do tcnico Emanuel Trovoada

Melo Clemente - 12 de Janeiro, 2014

Treinador Emanuel Trovoada vai falhar a deslocao ndia

Fotografia: Jornal dos Desportos

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol vai indicar nos próximos dias o novo seleccionador nacional dos sub-23, para  comandar a  participação nos Jogos da Lusofonia, competição a decorrer de 18 a 28 do mês em curso, em Goa, Índia, em substituição do técnico Emanuel Trovoada, segundo apurou o Jornal dos Desportos.

O técnico Emanuel Trovoada, da formação do Sporting de Benguela, que a par do treinador Jacinto Olím «Jabila», foi indicado pela direcção do órgão reitor da modalidade para conduzir os destinos da Selecção Nacional masculina de sub-23 nos Jogos da Lusofonia vai falhar a aludida competição, em virtude do  passaporte ter desaparecido nos Serviços de Migração e Estrangeiros.

 De acordo com o técnico que se sagrou campeão africano  com a Selecção Nacional sénior masculina no Afrobasket de 2007, competição disputada em cinco cidades do país, designadamente, Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo,  o processo para a renovação do  passaporte deu entrada no  SME em Outubro do ano transacto mas, curiosamente, até hoje, o passaporte continua «sumido».

 Face a essa  situação, o pelouro de Paulo Madeira, presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) deu a conhecer na última sexta-feira ao técnico Emanuel Trovoada que não pode  conduzir os destinos do «cinco» nacional nos Jogos da Lusofonia, prova a disputar-se de 18 a 28 do mês em curso, na  Índia.

 Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico Emanuel Trovoada mostrou-se entristecido com a situação.  «Infelizmente não posso  dirigir a Selecção Nacional  masculina de sub-23  nos Jogos da Lusofonia. O meu passaporte desapareceu na DEFA.

Dei entrada do processo para a  renovação do meu passaporte em Outubro de 2013 a verdade porém é que o passaporte desapareceu misteriosamente na DEFA», desabafou o técnico do Sporting de Benguela, equipa que ascendeu ao escalão maior da «bola ao cesto» (BAI Basket) em 2013.  Apesar do constrangimento, Emanuel Trovoada não deixou de desejar boa sorte ao combinado nacional que vai para os Jogos da Lusofonia com o único propósito de conquistar a medalha de ouro.

 «Gostava  de desejar boa sorte ao grupo de trabalho e espera muito sinceramente que a Selecção Nacional traga a medalha de ouro porque este grupo tem qualidade», finalizou Emanuel Trovoada. Para a operação« Goa»  Índia, Emanuel Trovoada convocou 12 atletas, com principal realce para Hermenegildo Santos, base, e Valdelício Joaquim, poste, atletas que se sagraram  em 2013 campeões africanos pela Selecção Nacional sénior masculina.

 Eis os atletas convocados para os Jogos da Lusofonia: Edson Ndoniema, Edmir Lucas, Hermenegildo Santos, Islando Manuel e Mutu Fonseca, todos do 1º de Agosto, António Monteiro, Braúlio Morais, ambos do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, Valdelício Joaquim, Petro de Luanda,Yuri Swingui e Jone Pedro, Atlético Sport Aviação (ASA), André Miguel, Grupo Desportivo Interclube e António Deográcio Matuchape, do Sporting de Benguela.


 Jogos da Lusofonia
Selecção feminina em dia de repouso 


A Selecção Nacional feminina de basquetebol em sub-23 que se prepara para os Jogos da Lusofonia, competição a decorrer de 18 a 28 do mês em curso, em Goa, Índia, regista hoje o seu primeiro de dia de repouso.

 Depois do arranque  sexta-feira última  dos trabalhos de preparação, as comandadas de Elisa Pires,têm hoje  um  repouso  com as respectivas famílias.

 Em virtude do  adiamento do Campeonato Nacional em seniores feminino, competição que foi remarcada para o mês de Fevereiro, no período compreendido de sete a 16, a selecionadora nacional das sub-23 decidiu arrancar de imediato com os trabalhos de preparação, devido ao  aproximar da data da disputa dos Jogos da Lusofonia, prova aprazada de 18 a 28 do mês em curso. 

Ontem, a Selecção Nacional realizou mais uma sessão de treinos, no campo do INE-Marista. O combinado nacional pode  efectuar um amigável, antes de seguir viagem para o palco da competição, conforme  fez saber Elisa Pires, selecionadora nacional.  Para os Jogos da Lusofonia foram convocadas 13  atletas, com destaque para Artemis Afonso, atleta que milita no basquetebol português, para além da base Rosa Gala, atleta que se  tem  destacado nos últimos tempos ao serviço do 1º de Agosto.

 Eis a lista completa: Ana Gonçalves, Letícia André, Helena Francisco e Rosa Gala, todas do 1º de Agosto, Angelina Golome, Cristina Matiquite, Elsa Euardo, Judith Queta e Mereciana Fernandes (Interclube), Analzira Américo e Rosemira Daniel (Maculusso), Madelena Valentim (Juventude de Viana) e Artemis Afonso (Portugal).                     
M.C



 Em sub-18
Sporting quer o pódio


As equipas de basquetebol de juniores masculino e feminino  do Sporting do Bié traçaram como objectivo chegar aos lugares cimeiros dos Campeonatos Nacionais de Sub-18, marcados para o período de 14 a 28 deste mês na Huíla.

Conforme  o director-geral do clube leonino do Bié, Carlos Manuel Dias dos Reis, as equipas estão a trabalhar arduamente para conseguir  ficar entre as três primeiras  desta prova que se realiza na capital huilana, Lubango.

“As nossas equipas estão a trabalhar para a conquista de uma boa classificação nestes campeonatos nacionais. Temos nos dois conjuntos atletas que trabalham juntos há mais de quatro anos e que dão garantias  de alcançar uma classificação honrosa. Temos realizados jogos amigáveis  com equipas do Huambo e muito recentemente a nossa equipa de juniores feminina realizou três jogos com o Misto sénior da Huíla, em que venceram dois ”, disse.

De acordo ainda com responsável leonino, os investimentos que clube tem feito no basquetebol há mais de quatro anos fazem crer na conquista de bons resultados no futuro”, disse no contacto mantido com o Jornal dos Desportos.

Carlos Manuel Dias dos Reis destacou, o trabalho feito pelo clube na vertente da formação. «Temos um trabalho árduo a nível dos escalões de formação no basquetebol. Além disso, as nossas equipas competem  regularmente nos Campeonatos Nacionais e participam  também em torneios inter-provinciais. Temos um corpo técnico muito capaz e por isso temos conseguido bons resultados nos campeonatos nacionais», disse.                     JC E SVD- CUITO


NBA
Formação do Clippers
com registo histórico


Os Clippers conquistaram a vitória mais dilatada da história no dérbi de Los Angeles, ao derrotar os Lakers por 123-87, na madrugada de ontem, como que a vingar a derrota do embate anterior.

Os Lakers tinham vencido os vizinhos por 13 pontos no jogo inaugural, em Outubro, mas, com o desaire frente aos Clippers, somam agora 10 derrotas em 11 encontros, na sua pior série desde 2005, o último ano em que falharam o play-off.

Os Clippers, com 33 pontos e 12 ressaltos do extremo Blake Griffin, superaram o melhor registo frente aos rivais californianos, que remontava a 1992, quando venceram com uma diferença de 31 pontos.

Noutro jogo da ronda, os Miami Heat, segundo na conferência Este atrás dos Indiana, sofreram o segundo desaire consecutivo na competição no recinto dos Brooklin Nets, por 104-95, apesar dos 36 pontos assinados por LeBron James.Na presente temporada, a exibição da equipa tem deixado satisfeito os dirigentes do clube que almejam pelos lugares cimeiros na fase regular da sua conferência.