Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao reajusta calendrio

Melo Clemente - 25 de Março, 2015

Cidadela est indisponvel para acolher jogos por ausncia de marcaes

Fotografia: Santos Pedro

A área técnica, da Federação Angolana de Basquetebol, viu-se “forçada” a fazer alguns reajustes ao calendário da fase de grupos da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designado BIC Basket, prova que este final de semana organiza a segunda jornada.

Assim, a partida entre as formações do Atlético Petróleos de Luanda e Recreativo do Libolo inicialmente marcada para sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, referente à segunda jornada do Grupo A, foi antecipada para amanhã, quinta-feira, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.

O Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, palco que testemunhou o último fim de semana a qualificação da Selecção Nacional de andebol sénior feminino aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016, não pode acolher nesta altura partidas de basquetebol,  devido a ausência de marcações da modalidade na quadra, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.

As actuais marcações servem apenas para a disciplina de andebol, deve a situação voltar à normalidade nos próximos tempos, com o surgimento de marcações na quadra da disciplina de basquetebol.

Já o desafio que devia colocar frente a frente o Sporting de Benguela e Atlético Petróleos de Luanda, sábado dia 28, na cidade das Acácias Rubras, referente à terceira jornada do Grupo A foi remarcada para o dia 7 de Abril.

A área técnica da FAB remarcou ainda para o dia 13 de Abril, o desafio que devia colocar frente a frente a formação do Sporting de Benguela ao Recreativo do Libolo, no dia 11, partida referente à quinta e última jornada do Grupo A do BIC Basket.

A partida que envolve as equipas da Universidade Lusíada e Progresso Associação do Sambizanga, marcada para sexta-feira no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, foi transferida para o Pavilhão 28 de Fevereiro. O encontro Lusíada-Marinha de Guerra inicialmente marcado para o dia 10 de Abril, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, foi transferido igualmente para o Pavilhão 28 de Fevereiro.

O segundo turno da competição, designado fase de grupos, vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta.
Fazem parte do Grupo A, as seis primeiras equipas da fase regular, ao passo que no Grupo B estão as equipas classificadas do sétimo ao décimo lugar.
Entretanto, à entrada da segunda jornada do Grupo A, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas lidera a tabela classificativa, com três pontos, após derrotar na ronda inaugural a formação do Sporting de Benguela, no terreno desta, por 90-75.

Nas posições imediatas estão Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda, ambos com dois pontos. Os libolenses bateram os polícias, por 87-74, ao passo que os petrolíferos da capital venceram os aviadores, por 95-88. O Atlético Sport Aviação (ASA), Interclube e Sporting de Benguela ocupam os último três lugares, todos com um ponto .

Os militares beneficiaram de um ponto de bonificação, em virtude de ter ocupado o primeiro lugar da fase regular da 37ª edição do BIC Basket, com 35 pontos.
Lusíada e Progresso Associação Sambizanga lideram o Grupo, ambos com dois pontos. A Universidade Lusíada bateu na ronda inaugural o Futebol Clube Vila Clotilde, por 83-75, ao passo o Progresso derrotou a Marinha de Guerra, por 72-64. Vila e Marinha ocupam os últimos lugares, com um ponto cada.

FEMININO
Interclube mantém liderança do provincial


O Interclube mantém-se na liderança do campeonato provincial de Luanda de basquetebol sénior feminino com 15 pontos, após a disputa da segunda jornada da terceira volta, nesta segunda-feira.
O Interclube derrotou a Universidade Lusíadas, por 72-26, com vantagem ao intervalo de 33 pontos de diferença (44-11), em jogo disputado no pavilhão 28 de Fevereiro.

 A extremo poste Felizarda Jorge (Interclube), mesmo lesionada no terceiro quarto, foi a melhor cestinha do jogo com 12 pontos, seguida de Flora Bernardo (Universidade Lusíadas) com menos um.
Na outra partida, no Pavilhão Vitorino Cunha, o 1º de Agosto venceu o Maculusso, por 62-47 (32-26). As “militares” ocupam a segunda posição também com 15 pontos.

Na classificação, depois do Inter e 1º de Agosto, segue-se o Maculusso na terceira posição com dez pontos e a Universidade Lusíada, na quarta com oito pontos.
Na próxima jornada (terceira da terceira volta), defrontam-se Interclube/1º de Agosto e Maculusso/Universidade Lusíadas.
A prova, que decorre desde 19 de Fevereiro, disputa-se no sistema  todos contra todos a quatro voltas.

SUB-23
Defesa preocupa
Alberto de Carvalho


O seleccionador nacional de basquetebol masculino de sub-23, Alberto de Carvalho "Ginguba", mostrou-se preocupado com a falta de coesão defensiva do combinado nacional, que prepara a  participação no torneio internacional de França, prova que vai decorrer de 4 a 8 de Abril próximo.

Em face disso, Alberto de Carvalho "Ginguba” vai aproveitar os dias que antecedem a viagem para a França, palco do torneio internacional, para aprimorar os aspectos defensivos.

“Defensivamente precisamos de melhorar muito. Vamos aproveitar os dias que nos restam para trabalhar  essa vertente que é extremamente importante. Se defensivamente estivermos bem, creio que poderemos fazer uma boa campanha neste torneio internacional de França, augurou o antigo seleccionador dos hendecacampeões africanos. 

A viagem para o palco da competição acontece, em princípio na terça-feira, segundo apurou o Jornal dos Desportos.
Hoje, a Selecção Nacional volta a trabalhar no Pavilhão Anexo número dois na Cidadela Desportiva, em sessão única do dia.

Para o torneio internacional de França, Alberto de Carvalho “Ginguba” convocou 15 atletas, designadamente, Carlos Cabral, Moussa Kicassa, Gerson Domingos, Alexandre Jungo, Cristiano Xavier, Simão Lutonda, Valdir Victoriano, Joaquim Pedro, Eric Amândio, Cristiano Gomes, Dilson Piedade, Milton Valente, André Domingos, Moisés César e Benvindo Kimbamba.
M.C

NBA
Golden Warriors
ultrapassa Wizards

O Golden State Warriors contou com um óptimo desempenho defensivo no terceiro quarto para derrotar o Washington Wizards, por 107- 76, em Oakland, e ampliou a excelente campanha, a melhor da época 2014/2015, agora com 57 triunfos em 70 partidas. O Warriors fechou o primeiro tempo com uma vantagem de apenas três pontos (51-48), mas definiu o duelo no terceiro período. A equipa de Oakland deixou o Wizards quase 11 minutos sem converter arremessos da quadra e venceu o terceiro quarto por 29- 8, o que o levou a iniciar o último período com uma confortável vantagem de 24 pontos.

Stephen Curry foi o cestinha da partida com 24 pontos pelo Warriors, além de ter somado seis assistências e cinco ressaltos. Bradley Beal, Ramon Sessions e Kevin Seraphin fizeram 12 pontos cada para o Wizards, que sofreu a terceira derrota consecutiva e agora soma 40 triunfos em 71 partidas, na quinta posição na Conferência Leste.
As equipas dos irmãos Gasol asseguraram a classificação para os play offs da NBA.

Chicago Bulls garante vaga nos play-offs.

O Chicago Bulls garantiu ontem  de madrugada, um lugar, nos “play-offs” da Liga norte-americana de basquetebol profissional. Para se tornar a terceira equipa da Conferência Este a garantir os “play-offs”, depois de Atlanta Hawks e Cleveland Cavaliers, a formação de Chicago derrotou os Charlotte Hornets por 98-86. Nikola Mirotic (28 pontos) e Pau Gasol (27) foram os artífices da vitória. Em grande destaque individual esteve James Harden, autor de 44 pontos na vitória dos Rockets sobre os Indiana Pacers (110-100). A equipa de Houston, porém, ainda não garantiu matematicamente os “play-offs” na Conferência Oeste.