Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federação remarca zonal de apuramento

Melo Clemente - 09 de Outubro, 2015

Tony Sofrimento fez saber , que a direcção da FAB, já notificou a Fiba-Afrique, relativamente as novas datas.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) remarcou as datas do zonal de apuramento a Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", em ambas as classes, competição a ser disputada na capital angolana, Luanda, de acordo com Tony Sofrimento, secretário-geral do órgão reitor da modalidade no país.

A aludida competição estava inicialmente agendada para o período de 10 a 17 do mês em curso, ao passo que a fase final, em femininos, estava programado de 20 a 28 de Novembro. Em masculinos, a fase final deveria disputar-se de 03 a 12 de Dezembro do ano em curso. Assim, o zonal de apuramento foi remarcado para o período de 28 de Outubro a 5 de Novembro próximo, enquanto à fase final vai decorrer de 27 de Novembro a 06 de Dezembro, isto em femininos. Já os masculinos vão disputar a fase final no período compreendido de 10 a 20 de Dezembro.

Tony Sofrimento fez saber por outro lado, que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), já notificou a Fiba-Afrique, relativamente as novas datas.

"Infelizmente, não vamos poder manter as datas inicialmente avançadas. Se olharmos para as datas iniciais não avia lógica porque o Afrobasket dos Camarões terminou no dia 03 de Outubro e as viagens das equipas aconteceram no dia 06 e de facto não seria possível ter aqui as equipas para começarem a disputar o zonal no dia 10", começou por justificar o secretário-geral da FAB.

Tony Sofrimento deu ainda a conhecer a forma como as delegações estrangeiras poderão pisar o solo angolano.

"Nós tínhamos que encontrar  uma forma das equipas estrangeiras chegarem ao nosso país e uma das formas que as equipas têm é utilizar o voo da Taag que passa por Harare, Zâmbia e o voo que vem de Maputo. A ideia era não criar uma calendário que complicasse as vinda das delegações".

Entretanto, Angola poderá fazer-se representar no zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, com seis equipas, sendo três em masculinos, igual número em femininos.

Recreativo do Libolo é o actual detentor do título africano, ao passo que em femininos a coroa africana pertence ao Grupo Desportivo Interclube.