Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao capricha nas condies para o torneio trs contra trs

Antnio Ferreira - 19 de Setembro, 2019

Fotografia: Jornal dos Desportos

Soou o alarme no que toca as condições, para acolher as primeiras selecções olímpicas participantes ao torneio olímpico de basquetebol 3x3, recente incluído no programa da modalidade aos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Verão de 2020. A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e parceiros esmeram-se na criação das melhores condições de praticabilidade, jogado ao ar livre e a um ritmo frenético.
Face aos condicionalismos que a modalidade impõe - zonas refrescantes e espaços abertos -, os atletas precisam de “vencer o calor”, o que levou o órgão reitor da modalidade no mundo, a cidade japonesa Utsunomiya e a Xross Sports Marketing a trabalharem no sentido de proporcionar aos futuros atletas olímpicos de 3x3 as melhores condições, para se apresentarem nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
"Geralmente descrevemos o 3x3 como uma corrida de basquetebol de 10 minutos e que o calor seria um desafio para os jogadores. É por isso que, além de todas as medidas importantes que tomaremos para ajudar os atletas durante a competição, queríamos garantir que eles chegassem totalmente climatizados, antes da estreia olímpica.
Este é um desenvolvimento importante. Não temos dúvidas de que os fãs de todo o mundo se apaixonarão por 3x3 nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”, disse Alex Sanchez, director administrativo da FIBA 3x3.
Depois de sediar o World Tour Masters da FIBA 3x3 desde 2016 e a final deste ano, a cidade de Utsunomiya será a capital do 3x3 no Japão, mantendo a aclimatação pré-olímpica para os melhores jogadores de 3x3 do mundo nos dias 12 e 19 de Julho de 2020.
O torneio olímpico de 3x3 dos Jogos de Tóquio está marcado para os dias 25 e 29 de Julho, tradicionalmente um período muito quente e húmido na capital japonesa.
Entretanto, pelo quinto ano consecutivo e no período de 11 a 12 de Julho de 2020, a cidade de Utsunomiya, em estreita colaboração com Xross Sports, organizarão o FIBA 3x3 World, duas semanas antes do primeiro jogo 3x3 nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Entretanto, a cidade japonesa de Utsunomiya alberga entre 2 e 3 de Novembro deste ano, a final da temporada profissional da FIBA 3x3, evento que decorrerá em um local ao ar livre, com presença das estrelas mais cintilantes desta modalidade que competirão nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Com onze eventos no calendário de provas oficiais, a final do FIBA 3x3 será uma grande antecipação do torneio olímpico 3x3\", que apura as doze equipas melhor classificadas para o último Masters, o Uibsuomya FIBA 3x3 World Tour, nos dias 2 e 3 de Novembro de 2019, na cidade japonesa de Utsunomiya.