Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fernas Baptista conquista GP Caconda

29 de Junho, 2019

Os vencedores da categoria de 150cc foi agraciados com prmios avaliados em 120 mil, 100 mil e 80 mil kuanzas; os das provas de 250cc e 450cc foram contemplados com prmios de 150 mil, 130 mil e 90 mil kwanzas.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Quis a história registar Fernas Baptista como o primeiro vencedor da classe 250cc do Grande Prémio Caconda em motocross, realizado no âmbito do 85º aniversário da constituição daquela municipalidade da província da Huíla, assinalado a 23 do corrente. O piloto da Transchipeta arredou para as posições subsequentes Zé Cazenga e Augusto Congo \"Agugu\".
A festa da primeira edição do GP Caconda teve como principal protagonista Osvaldo Lemos Ozana. O piloto de 19 anos de idade conquistou o troféu da categoria de 150 cc perante a perseguição de Augusto de Carvalho e António Silva. A emoção na pista do Cruzeiro entendeu-se ao público que se apresentou em grande número. Entre as duas mil pessoas, estavam os populares de circunscrições vizinhas e da cidade do Huambo.
Na classe 450cc (moto4), Júlio Sunda foi o mais rápido na pista e cortou a meta na primeira posição. Edson Sebastião e Carlos Alberto completaram o pódio do evento disputado a 236 quilómetros a Norte da cidade de Lubango.
Osvaldo Gouveia, membro da comissão de gestão da Associação Provincial de Luanda de Motocross, avaliou a realização do GP Caconda no final do evento.
“A avaliação da competição é positiva. Não tivemos incidente e o público foi acolhedor. Por tudo isso, há positividade a registar”, avaliou.
Osvaldo Gouveia espera receber mais convites para participar da festa não só do município de Caconda como também de outras regiões da província da Huíla.
“Estamos abertos e sempre fomos bem acolhidos. Temos feitos as provas noutros municípios e não temos reclamação. Esperamos mais convites de género”, enalteceu.
Dos 45 pilotos previstos, apenas 18 representaram as províncias de Luanda, Benguela e Huíla (anfitriã) na festa de Caconda. A circunscrição foi elevada a Conselho Municipal no dia 23 de Junho de 1936 pelas entidades administrativas coloniais.
Os vencedores da categoria de 150cc foi agraciados com prémios avaliados em 120 mil, 100 mil e 80 mil kuanzas; os das provas de 250cc e 450cc foram contemplados com prémios de 150 mil, 130 mil e 90 mil kwanzas.