Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festa começa hoje

Melo Clemente - 27 de Novembro, 2015

Emoções da bola ao cesto a nível das senhoras começam hoje no Pavilhão Multiusos do Kilamba

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente da Fiba-Afrique, Frederic Francois Alain Ekra, chega a Luanda na próxima terça-feira, dia 1 de Dezembro, a fim de acompanhar o desenrolar da XXI edição da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africano da “bola ao cesto”, a nível das senhoras, competição que arranca hoje, sexta-feira, e termina a 06 de Dezembro próximo. A revelação foi feita ontem ao Jornal dos Desportos por Tony Sofrimento, director executivo da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

“De facto, confirmo a vinda do presidente do órgão reitor da modalidade no continente africano, o senhor Frederic Francois Alain Ekra ao nosso país para acompanhar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Como sabe, o resto do staff já se encontram no nosso país”, asseverou Tony Sofrimento.

O responsável máximo da Fiba-Afrique far-se-á ainda acompanhar dos seus colaboradores directos, nomeadamente, o congolês democrata, Mabusa Esaka, vice-presidente do órgão reitor da modalidade no continente africano, Alphonse Bilé, secretário-geral, costa marfinense de nacionalidade, para além do tesoureiro, Abdel Hamid Massond, de nacionalidade egípcia.

O staff da Fiba-Afrique estarão alojados no Hotel Belo Horizonte, segundo fez saber o director executivo da referida competição.

“Todo o staff da Fiba-Afrique estarão alojados no Hotel Belo Horizonte, uma unidade hoteleira de grande referência a nível de Luanda e não só. Já os homens do apito estão alojados no Hotel Agahata, ao passo que as equipas têm como quartel-general o Hotel Mana-Lí, Por do Sol”, disse.

Para evitar possíveis constrangimentos, relativamente ao trânsito da cidade capital, o Comité Organizador da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos decidiu colocar as delegações no perímetro do Benfica, com acesso rápido para o Pavilhão Multiusos do Kilamba, palco escolhido para acolher o certame.

“Do ponto de vista estratégico, o Comité Organizador optou em colocar as delegações no perímetro do Benfica, para se acautelar do trânsito que é bastante caótico na nossa cidade. Creio que as delegações não encontrarão qualquer constrangimentos para se deslocar ao Pavilhão Multiusos do Kilamba”, garantiu Tony Sofrimento.

Entretanto, a formação do United States International Universite (USIU) do Quénia foi a primeira delegação estrangeira a pisar o solo angolano. As quenianas chegaram a capital do país, Luanda, na última quarta-feira, dia 25, com uma delegação composta por dezoito pessoas, entre dirigentes, equipa técnica e atletas. 

A formação queniana vêm com propósito de melhorar a prestação da edição passada, onde ocuparam o último lugar, prova disputada em Sfax, na Tunísia. Ontem, o Comité Organizador da referida competição aguardava pela chegada da equipa burundesa do Berco Stars, ao passo que as moçambicanas do Ferroviário de Maputo são esperadas hoje, sexta-feira, dia 27, data do arranque da XXI edição da Taça dos Clubes Africanos da bola ao cesto. 

As formações do First Bank e Dolphins, ambas da Nigéria, deram alguma “luz” relativa a sua presença, embora sem adiantar datas para “escalar” a capital angolana. Além destas, o sítio da competição alista as equipas K.C.C.A, do Uganda, Radi e  I.N.S.S (Congo Democrático) e o I.N.J.S dos Camarões, como prováveis participantes.  Angola far-se-á representar no evento com a formação do 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube, detentor do troféu, e o Desportivo do Maculusso, organizador da prova.


Polícias e militares são favoritas 
As formações do Grupo Desportivo Intercube e 1º de Agosto constituem as principais favoritas à conquista do título da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, competição que arranca hoje, com a disputa da primeira jornada da fase regular.

As duas agremiações disputaram a final da XX edição, prova decorrida em Sfax, Tunísia, e vencida pela equipa adstrita à Polícia Nacional (Grupo Desportivo Interclube).

A jogar em casa, as duas colectividades apresentam-se sem margens de dúvidas como principais candidatas ao ceptro continental.  Para a consumação do objectivo, a formação do Grupo Desportivo Interclube cumpriu um estágio pré-competitivo de aproximadamente duas semanas, na África do Sul.

Depois de ter sido orientado a época passada pelo técnico moçambicano, Naser Salé, tendo “coleccionado” insucessos, a direcção da formação da Polícia, liderada por Alves Simões, decidiu entregar este ano o comando técnico da equipa ao angolano Manuel Sousa “Necas”.

O antigo internacional angolano teve uma estreia auspiciosa no seu regresso, depois de ter vencido a Supertaça, vergando na final a arqui-rival, 1º de Agosto, competição que abriu oficialmente a época desportiva doméstica 2015/2016.

Manuel Sousa “Necas” não escondeu o desejo de voltar a vencer a prova, depois de tê-lo feito em 2014, em Sfax, Tunísia.

Entretanto, o mesmo desejo é “perseguido” por Jaime Covilhã, técnico principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto).

Apesar das limitações que marcaram o seu conjunto durante a preparação em Luanda, Jaime Covilhã acredita numa boa campanha das suas pupilas.

A formação do Ferroviário de Maputo é um conjunto a ter em conta, relativamente a luta pelo ceptro, bem como os representantes da Nigéria e Congo Democrático respectivamente.
M.C



Preço
Ingressos custam
quinhentos kwanzas


Os bilhetes para a final da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino vão ser comercializados ao preço de quinhentos kwanzas, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto do Comité Organizador da aludida competição.

“Os ingressos serão comercializados ao preço de quinhentos kwanzas. Os bilhetes começam a ser comercializados amanhã (hoje), no local onde vai decorrer as partidas, no caso, no Pavilhão Multiusos do Kilamba”, garantiu Tony Sofrimento, director executivo da prova.

Entretanto, tal como aconteceu na final da Supertaça, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Paulo Alexandre Madeira, vai colocar à disposição de antigos praticantes, dirigentes, árbitros, oficiais de mesa e pessoal administrativo, ingressos para que possam participar da festa que hoje mesmo arranca no Pavilhão Multiusos do Kilamba, infra-estrutura construída no âmbito da realização em Angola da 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, isto em 2013.

SEGURANÇA  GARANTIDA
As condições de segurança para a XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos em seniores feminino, competição que arranca hoje, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, estão totalmente asseguradas, segundo Tony Sofrimento.  Para além das forças do Ministério do Interior (Polícia Nacional, bombeiros), o Comité Organizador vai contar igualmente com a colaboração do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA).

“Felizmente, todas as forças do país estão mobilizadas para esta grande festa. Espero que haja uma boa colaboração do público para realizarmos uma grande festa da bola ao cesto”, prognosticou.


Palmarés
Interclube domina


EDIÇÃO        PAÍS                        VENCEDOR
I                Senegal                   ASCC do Senegal
II               C.Marfim                 BC Toubillon  do Zaire
III              (Zaire)                    BC Toubillon
VI               Moçambique            Maxaquene de Maputo
V                Senegal                   DUC do Senegal
VI               Tunísia                   Stad da Tunísia
VII              Senegal                  DUC do Senegal
VIII             Senegal                  DUC do Senegal
IX               C. Marfim                Académica de Maputo
X                Moçambique            First Bank da Nigéria
XI               Mali                        Djoliba do Mali
XII              Gabão                     1º de Agosto de Angola
XIIII           Moçambique             Desportivo de Maputo
XIV            Quénia                     Desportivo de Maputo
XV              Benin                      First Bank da Nigéria
XVI             Tunísia                    Interclube de Angola
XVII            Nigéria                    Interclube de Angola
XVIII           C.Marfim                Desportivo de Maputo
XIX              Marrocos                Interclube de Angola
XX               Tunísia                   Interclube de Angola
XXI              Luanda                   ????????????????????