Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fiba-Afrique confirma grupos da BAL

Antnio Ferreira - 12 de Outubro, 2019

Fotografia: DR

A fase de apuramento à primeira edição da Liga Africana de Basquetebol (BAL), começa no dia 15 de Outubro, com a participação de trinta e dois clubes (32). A elite 16 encerra à 3 de Novembro e será disputada nas cidades de Bamako (Mali), Libreville (Gabão), Dar es Salaam (Tanzânia) e Antananarivo (Madagáscar).
De acordo com a Fiba, as trinta e duas equipas serão divididas em seis grupos, apurando-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo, no total de doze (12) equipas.
Entretanto, o órgão reitor da modalidade no continente confirmou que mais quatro equipas serão convidadas a competir no "Elite 16", a segunda rodada dos torneios de qualificação, assim como no que diz respeito às cidades sedes, outras duas serão determinadas posteriormente.
As seis principais equipas classificadas do Elite 16 se juntarão aos campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia para completar a programação da temporada regular da Basketball Africa League (BAL) 2020, que terá um total de 12 equipas.
O BAL, anunciado no início deste ano, é uma parceria entre a FIBA e a NBA. Primeira colaboração da NBA a operar uma liga fora da América do Norte, a temporada inaugural da BAL começará em Março de 2020, com 12 equipas divididas em duas conferências.
Eis, a constituição dos grupos dos torneios de qualificação para o Elite 16, a disputar-se de 15 de Outubro a 3 de Novembro:
Grupo A (Bamako, 22-27 de Outubro): Groupement Sportif des Pétroliers (Argélia ), Alnaser (Líbia ), AS Police (Mali) e Seydou Legacy Athletic Club SLAC (Guiné).
Grupo B (29 Outubro a 3 Novembro, em cidade a confirmar), Abidjan Basketball Club (Costa do Marfim), ASPAC (Benin), Braves of Customs (Ghana), AS Nigelec (Niger) e National Port Authority (Quénia)-Pythons (Libéria).
Grupo C (Libreville, 15-20 de Outubro): Forces Armees et Police FAP Basketball (Camarões), Les Abeilles (República Centro Africana), Manga (Gabão), Virgen Maria de África (Guiné Equatorial) e ASB Mazembe (República Democrática do Congo).
Grupo D (Dar es Salaam, 15-20 de Outubro): Patriots BBC (Rwanda), Hawassa Basketball Club (Etiópia), City Oilers (Uganda), JKT Basketball Club (Tanzânia), Brave Hearts (Malawi) e Dynamo BBC (Burundi).
Grupo E (22-27 de Outubro, em cidade a confirmar): Ferroviário de Maputo (Moçambique), Jozi Nuggets (África do Sul), Mercenaries Basketball (Zimbabwe), Unza Pacers (Zâmbia), Dolphins (Botswana) e Lions Club (Namíbia ).
Grupo F (Antananarivo, 29 de Outubro a 3 de Novembro): Kenya Ports Authority (Quénia), Cobra Sport Club (Sudão do Sul), Gendarmie Nationale Basket Club (Madagáscar), Beau Vallon Heat (Ilhas Maurícias), e os clubes representantes das Comores e Ilhas Seychelles.