Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fiba apresenta novo sistema de apuramento

17 de Setembro, 2015

Angola vai participar nas eliminatórias

Fotografia: Paulo Mulaza

As eliminatórias para o Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculino de 2019, prova a decorrer em princípio na República Popular da China ou nas Filipinas, começam a ser disputados a partir de 2017, segundo resolução do bureau do Comité Executivo da Fiba -Mundo tornada pública ontem, em Lille,  cidade que acolhe a fase final do Eurobasket/2015.

Com a entrada em vigor das eliminatórias em 2017, tal como acontece no futebol, as provas continentais, designadamente, o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, o Campeonato Europeu de Basquetebol (Eurobasket), e Fiba-América deixam de ser competições selectivas para os Campeonatos do Mundo.

O continente europeu continua a fornecer o maior número de selecções para a fase final dos Campeonatos do Mundo da "bola ao cesto", com um total de 12, seguido do continente Americano  e Asiático, ambos com sete selecções cada. Já o continente africano, que anteriormente fornecia apenas três selecções, a partir de 2017 começa a ter cinco representantes.

De acordo com a Fiba -Mundo, mais de 140 selecções vão disputar as eliminatórias do Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculino, subdivididos em quatro regiões, nomeadamente, África, Europa, América, Ásia e Oceânia. Entretanto, o Campeonato do Mundo de 2019 vai ser disputado por 32 selecções.

O Campeonato do Mundo da "bola ao cesto", a decorrer na China ou nas Filipinas vai apurar sete selecções directamente para os Jogos Olímpicos de 2020, prova marcada para Tokyo. Segundo ainda o organismo que tutela a modalidade no mundo, este novo sistema de apuramento vai permitir que as selecções possam jogar nos seus respectivos países, situação que dificilmente acontecia anteriormente.Melo Clemente