Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FIBA divulga critérios

21 de Outubro, 2013

Qualquer selecção que tenha participado no torneio continental pode candidatar-se

Fotografia: AFP

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) anunciou na sexta-feira os critérios para que uma selecção receba um dos quatro “wild cards” oferecidos pela entidade ao Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014.

O anúncio dos convidados vai ser feito dia 1 ou 2 de Fevereiro, na véspera do sorteio. Antes, uma reunião em Buenos Aires, nos dias 23 e 24 de Novembro, vai definir os “finalistas” para receberem o “wild card”.

Qualquer selecção que tenha participado no torneio continental pode candidatar-se, mas vai haver um limite de três convites por continente.
A FIBA também anunciou que os candidatos podem fazer uma doação financeira à entidade, para esta usar a verba no desenvolvimento da modalidade em todo o mundo.

Outro ponto importante salientado pela FIBA é o compromisso dos principais jogadores do país em defenderem a selecção no Campeonato do Mundo.
Os critérios que vão ser tidos em conta pela FIBA são os seguintes:

Aspectos desportivos: Popularidade do basquetebol no país, a qualidade e resultados desportivos das selecções nacionais, o acolhimento ou candidatura de eventos da FIBA no passado, o impacto que a participação do país no Campeonato do Mundo pode ter no desenvolvimento do basquetebol no país e o compromisso dos melhores jogadores do país em participar no evento.

Aspectos económicos: O envolvimento da televisão local e do sector corporativo nas competições nacionais e internacionais de basquetebol, a importância do mercado do país para os parceiros comerciais da FIBA e a importância do país para os organizadores do Mundial.

Aspectos governamentais: Cumprimento dos Regulamentos Internacionais e dos estatutos da FIBA, a qualidade do trabalho da federação nacional, o suporte governamental à federação nacional e a participação na FIBA e suas comissões.

Os 20 países já garantidos no Campeonato do Mundo da Espanha são: Espanha (país-sede), Estados Unidos (Campeões Olímpicos), Coreia do Sul, Irão e Filipinas (Ásia), Angola, Egipto e Senegal (África), Argentina, México, República Dominicana e Porto Rico (Américas), Croácia, Eslovénia, França, Lituânia, Sérvia, Ucrânia (Europa), Austrália e Nova Zelândia (Oceânia).