Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Formiguinhas acertam detalhes

Melo Clemente - 29 de Dezembro, 2018

Clube do Cazenga procura apoios para reforar a sua logstica na competio

Fotografia: Cedida por Ngouabi Salvador

A formação do Formiguinhas do Cazenga, campeã provincial de Luanda, na categoria de Sub-16, em feminino, está apostada em lutar por um dos lugares cimeiros do pódio do Campeonato Nacional de basquetebol, em ambas as classes, que a cidade da Palanca Negra Gigante (Malanje), vai acolher de 8 a 19 de Janeiro. A revelação foi feita ontem  ao Jornal dos Desportos, por Eduardo Raul, coordenador para o basquetebol daquela agremiação desportiva.
Depois de  ter conquistado recentemente o campeonato provincial da capital do país, na categoria de Sub-16, na classe feminina, num feito vivamente aplaudido pelos membros da direcção do clube, as baterias estão agora viradas para o Campeonato Nacional que arranca a partir do dia 8 de Janeiro, no Pavilhão Palanca Negra, em Malanje, infra-estrutura desportiva construída em 2013, no âmbito da realização no país da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.
Apesar da quadra festiva, a formação do Formiguinhas do Cazenga, conjunto com alguma tradição a nível de Luanda e não só, isto a nível dos escalões de formação, reatou já com os trabalhos de preparação, com vista à referida competição.
\"Depois de termos conquistado o campeonato provincial de Luanda, em feminino, estamos a trabalhar de forma árdua, no sentido de fazermos uma boa figura no Campeonato Nacional que a cidade de Malanje vai acolher a partir do dia 8 de Janeiro\", garantiu Eduardo Raul, responsável máximo para o basquetebol do Clube Formiguinhas do Cazenga.
Questionado sobre o que representa lutar por uma boa figura, Eduardo Raul respondeu de forma peremptória, \"que passa por lutar por um dos lugares do pódio. Temos consciência que será uma prova bastante difícil, a julgar pela qualidade das equipas que vão disputar a aludida competição, mas ainda assim, tudo faremos para conseguirmos alcançar o nosso objectivo\", revelou Eduardo Raul.
O excelente trabalho de base  levado a cabo pela formação do Cazenga ,tem dado bons frutos, de acordo com aquele responsável.
\"Como sabe, esta nossa equipa feminina foi campeã nacional de Sub-14, em 2017 e este ano, fruto do trabalho que realizamos, sem esquecer os apoios que temos recebido dos nossos dirigentes, ganhamos o título de campeã provincial de Luanda. Portanto, existe aqui um trabalho de continuidade. Agora, vamos procurar um dos lugares do pódio no Campeonato Nacional de Sub-16, na classe feminina\", disse.
O clube de um dos municípios mais populosos da capital (Cazenga), far-se-á representar com uma equipa de Sub-16, em masculino, onde a meta passará por ocupar os cinco primeiros lugar da tabela classificativa do \"Nacional\".
\"Para o campeonato nacional, vamos estar  representados com duas equipas, uma feminina, e outra masculina. Na classe masculina, também, apontamos os primeiros cinco lugares como  nossa meta\", asseverou Eduardo Raul.
Já com o transporte assegurado para a terra da Palanca Negra Gigante, a direcção do clube esmera-se à procura de apoios para reforçar a sua logístico.
\"Felizmente, já temos o transporte assegurado para a nossa deslocação. E, neste particular, devo aqui realçar o empenho do doutor Ngouabi Salvador,  que tudo fez para proporcionar as melhores condições aos nossos atletas. Portanto, os apoios que  procuramos é para reforçar a logística no local da competição. Os valores para o pagamento da taxas estão igualmente assegurados\", finalizou Eduardo Raul.
Entretanto, quem também está a projectar o Campeonato Nacional de Sub-16, em feminino, é a formação do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé, encabeçada por Lúcio Assis.
Depois de confraternizar no fim de semana com as crianças da zona da Quiminha (École Bengo), actividade denominada \"Natal Solidário\", uma organização do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé, com apoio do Grupo Lueli, as \"meninas\" da Boa Fé retomaram igualmente os trabalhos de preparação.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Lúcio Assis, presidente de direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana, assegurou que a sua colectividade vai evitar a cauda da tabela classificativa do \"Nacional\".
\"Nós em termos de basquetebol, somos ainda uma equipa inexperiente, mas ainda assim, tudo faremos no sentido de evitar o último lugar da prova\", asseverou o homem forte do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana.