Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Galiza e Bumba as novidades da pr-seleco

Melo Clemente - 10 de Novembro, 2018

Valdelcio Joaquim foi preterido em funo das constantes recusas em representar o cinco nacional

Fotografia: M. MACHANGONGO | EDIES NOVEMBRO

Ludgero Samuel Galiza e Glofate Garcia Buimba, ambos extremos e atletas do Atlético Sport Aviação (ASA), constituem as principais novidades da convocatória dos hendecacampeões africanos, divulgada ontem, em conferência de imprensa, numa das salas de reuniões da federação, sinta no Complexo da Cidadela Desportiva, visando a quinta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2019, na China, prova a decorrer de 30 do mês em curso a 02 de Dezembro próximo, no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda.
Na presença do seleccionador nacional, Will Voigt, coube ao Benjamin Romano, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol para as selecções nacionais, anunciar a lista dos vinte e um (21) atletas convocados, para a quinta e derradeira janela que poderá conduzir o cinco nacional a sua oitava presença numa fase final de um Campeonato do Mundo da “bola ao cesto, competição que, doravante, passa a designar-se Copa do Mundo, por decisão do bureau Central da Fiba-Mundo, reunida a margem do Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014.
A transferência do jovem Lugero Samuel Galiza da Academia Helmarc para o Atlético Sport Aviação (ASA), na presente época desportiva, terá contribuído para a sua primeira chamada a uma Pré-Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino, de acordo com o seleccionador nacional, o norte-americano, Will Voigt.
“Foi bom o Ludgero Samuel Galiza ter se transferido para o Atlético Sport Aviação (ASA), uma equipa que faz parte do top cinco do basquetebol angolano, onde naturalmente a probabilidade de evolução é maior. Portanto, é um jogador que se encaixa perfeitamente na filosofia da Selecção Nacional, razão pela qual decidimos convocá-lo para esta quinta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2019\", revelou o técnico norte-americano, Will Voigt, em conferência de imprensa.
Ainda de acordo com Benjamin Romano, os trabalhos de preparação da Pré-Selecção Nacional arrancam na segunda-feira, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, quartel-general provisório do \"cinco\" nacional.
\"Os trabalhos de preparação arrancam na segunda-feira, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, em regime bi-diário. Posteriormente, a Pré-Selecção Nacional vai montar o seu quartel general no Pavilhão Arena do Kilamba, recinto que vai acolher a quinta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da China\", assegurou o vice-presidente para as selecções nacionais.
A entrada da quinta e derradeira janela de qualificação, os hendecacampeões africanos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Grupo E, com 15 pontos, contra 18 da Tunísia, líder invicto, conjunto que tem já assegurado o passe para a fase final da Copa do Mundo de 2019, à semelhança da Nigéria, líder do Grupo F.
Para assegurarem o passe de acesso à final, Angola terá que garantir duas vitórias durante a disputa da quinta janela. O \"cinco\" nacional terá como adversários os Camarões, Chad e Tunísia.
A Copa do Mundo de 2019, prova a decorrer da República Popular da China, contará com a participação de 32  nações, contra 24 das anteriores edições e será disputada em oito cidades, nomeadamente, Nanjing, Wuhan, Foshan, Shenzhen, Dongguan, Guangzhou, Beijing e Shanghai, respectivamente.
Eis os vinte e um (21) eleitos para \"Operação\" Luanda: Alexandre Jungo, Gerson Domingos (Interclube), Leonel Paulo, Olímpio Cipriano, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", Benvindo Quimbamba, Hermegildo M´bunga e José António (Atlético Petróleos de Luanda), Felizardo Ambrósio \"Miller\", Edson N´doniema, Jone Pedro, Matau Fonseca, Mohamed Malick Cissé e Pedro Bastos (1º de Agosto), Ludgero Samuel Galiza Glofate, Garcia Buimba e Reggie Moore (Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Morais (Mens Sana Siena Basket de Itália), Leandro Conceição (Sport Lisboa e Benfica), Yanick Moreira (Paok da Grécia) e Júlio Afonso (Club Baloncesto Tizona Autocid de Espanha).