Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gasol brilhante e decisivo

11 de Maio, 2015

O quarto jogo entre as duas equipas está marcado para a próxima madrugada novamente em Memphis

O Memphis Grizzlies virou a série semi-final da Conferência Oeste contra o Golden State Warriors e agora lidera por 2-1. No sábado, a franquia do Tennessee venceu a equipa californiana, por 99-89, em casa, com grande actuação de Zach Randolph e Marc Gasol.

O quarto duelo entre as duas equipas está marcado para hoje, mas em Angola já serão duas horas de terça-feira, novamente em Memphis. Por ter feito a melhor campanha do Oeste, o Golden State Warriors tem a vantagem de jogar um possível sétimo embate em casa.

Fazendo uma marcação forte, principalmente nos "Splash Brothers" (Stephen Curry e Klay Thompson), o Memphis Grizzlies terminou o primeiro tempo com uma vantagem de 16 pontos no marcador (55 a 39).

Os Warriors voltaram mais inspirados para o terceiro quarto e equilibraram a partida, porém diminuíram em apenas um tento a diferença no placar (79 a 64). Os últimos 12 minutos de jogo foram mais perigosos para os mandantes. Curry e Thompson lideraram uma reacção e acabaram por vencer o derradeiro quarto por 25- 20. Entretanto isso não foi o suficiente para estragar a festa dos Grizzlies e seus adeptos.

MVP (Jogador Mais Valioso) da actual temporada, Stephen Curry foi o cestinha da partida, com 23 pontos, além de ter contribuído com mais seis assistências. Klay Thompson também merece registo, já que deixou a quadra com 20 tentos e oito ressaltos. O brasileiro Leandrinho não foi bem e deu apenas um passe para a cesta em dez minutos de actuação.

Pelo lado vencedor, o ala Zach Randolph foi quem mais pontuou, com 22 acertos. Ele ainda apanhou oito ressaltos. Mas foi o espanhol Marc Gasol o grande nome da noite. O pivô anotou um duplo-duplo de 21 pontos e incríveis 15 ressaltos, sendo 12 deles defensivos. Jogando com uma protecção no rosto, o armador Mike Conley, 11 acertos e cinco assistências, teve actuação mais discreta.

Tricampeão da NBA, o Golden State Warriors não chega numa final de conferência desde a temporada 1975/1976, quando foi derrotado pelo Phoenix Suns, vice-campeão daquela edição.

O Memphis Grizzlies, por sua vez, ainda procura o seu primeiro troféu Larry O’Brien e chegar à sua primeira final de NBA. O mais perto que chegou foi em 2013, mas acabou detido pelo San Antonio Spurs.