Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Ginguba" garante prontidão

Melo Clemente - 11 de Abril, 2013

Polícias defrontam amanhã os petrolíferos da capital

Fotografia: Jornal dos Desportos

Apesar das limitações no plantel, o técnico principal do Interclube, Alberto de Carvalho ” Ginguba”, garantiu ontem que a equipa está em prontidão para receber e vencer amanhã, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Petro de Luanda, em desafio referente à 10ª e última jornada do Grupo A do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

O Interclube teve três dos seus principais atletas, além do próprio técnico Ginguba, incomodados com gripe. Trata-se do poste Eduardo Mingas, do extremo Jorge Taty, e do também extremo Joaquim Xavier, todos internacionais angolanos.

Em face disso, os três atletas têm se treinado com alguma limitação, situação que preocupa à equipa técnica, que, ainda assim, acredita no triunfo amanhã, frente ao Petro.

“Estamos preparados para derrotar em nossa casa o Atlético Petróleos de Luanda”, afirmou o técnico ao serviço da turma da Polícia.

À entrada da última jornada do BAI Basket, o Interclube ocupa o terceiro lugar, com 11 pontos, mais um que o Petro, no quarto posto. O ASA ocupa a cauda da tabela classificativa, com oito pontos. O 1º de Agosto lidera a prova, com 14 pontos, e o Libolo é o segundo colocado, com 12.

Em caso de vitória, o Interclube tem como primeiro adversário na “final four” o Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, ao passo que, num eventual desaire, os polícias medem forças com a equipa do 1º de Agosto.

Alberto de Carvalho “Ginguba” afirmou não ter preferências e que o mais importante é começar bem a “final four”, que tem início a 26 do corrente.

“Não temos preferências porque entendemos que o mais importante é começar bem a ‘final four’ para a consumação do nosso objectivo, que é a conquista do anel nacional”, finalizou.


BASQUETEBOL
Huíla abre época desportiva em Maio


A época desportiva do basquetebol na província da Huíla abre a 18 de Maio, com a disputa, até ao mês de Junho, dos torneios de abertura nos escalões de cadetes, juvenis e juniores em ambos os sexos.

A data do arranque da temporada visa saudar o 18 de Maio, Dia Nacional do Basquetebol.

Disputam a prova de abertura as formações do Benfica Petróleos do Lubango, Clube Desportivo da Huíla, Heja Spor Clube do Lubango, Clube Desportivo da Chibia e Sporting Clube do Lubango, que, à semelhança da época passada, voltam a envolver os atletas inseridos nos respectivos programas de formação e massificação.
O torneio de abertura serve de antecâmara para os campeonatos provinciais, que começam em Agosto e terminam em Novembro, e permite também aos clubes ensaiar e aperfeiçoar os níveis técnico-tácticos e competitivos dos atletas.

Diogo Gomes, secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, disse que a época inscreve ainda a realização de vários torneios enquadrados no programa de desenvolvimento da modalidade.

“Vamos abrir a época com o torneio de abertura, que começa a 18 de Maio, Dia Nacional do Basquetebol, e termina no final de Junho. Os campeonatos provinciais começam em Agosto e terminam em Novembro. A par disso, temos também agendada a realização de torneios festivos em datas de celebração e feriados nacionais”, disse.

O dirigente assegurou que, no âmbito das provas agendadas, a Associação faz disputar já neste fim-de-semana o Torneio 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana. O programa de provas da Associação reserva ainda para a época os torneios 1 de Junho, das festas da Nossa Senhora do Monte, em Agosto, 17 de Setembro, 11 de Novembro e 10 de Dezembro.

Dessas provas, “três são de âmbito inter-regional com participação das províncias de Benguela, Namibe, Cunene, Huambo e Bié”, avançou.

O Benfica Petróleos do Lubango é o detentor da supremacia a nível do basquetebol feminino na província da Huíla, ao arrebatar os três títulos dos campeonatos provinciais da época passada, nas categorias de iniciados, cadetes e juniores.
Benigno Narciso, no Lubango


NBA

New York Knicks conquista título


Os New York Knicks garantiram, na terça-feira, o primeiro lugar na Divisão Atlântico da NBA, ao vencerem os Washington Wizards por 120-99.
Os Knicks, que detêm dois títulos da NBA (1970 e 1973), conseguiram 13 vitórias consecutivas (51-26) e já garantiram não só a presença nos “play-off”, mas também o título de divisão, algo que não acontecia desde 1994.

Carmelo Anthony foi o jogador em destaque no Madison Square Garden, ao alcançar 36 pontos, aos quais juntou oito ressaltos.

Com estes números, tornou-se no primeiro jogador dos Knicks a marcar 35 pontos ou mais em cinco jogos seguidos desde o antigo jogador Bernard King, que há dias entrou no Hall of Fame.

Ian Shumpert, com 18 pontos, J.R. Smith e o rookie Chris Copeland, com 17 pontos cada, também contribuíram para a vitória dos Knicks, enquanto os 33 pontos conseguidos por John Wall foram insuficientes para travar a superioridade do conjunto de Nova Iorque.

No Texas, os Houston Rockets receberam e venceram os Phoenix Suns por 101-98. James Harden (33 pontos) voltou a ser determinante para os Rockets, que garantiram a presença nos “play-off” pela primeira desde a temporada 2008/09, ao anotar o triplo decisivo em cima da “buzina”.
 
LAKERS
RECUPERAM LUGAR

Em Los Angeles, os Lakers bateram os New Orleans Hornets por 104-96 e voltaram a ocupar o oitavo e último lugar de acesso ao “play-off” na Conferência Oeste, beneficiando da derrota dos Utah Jazz frente aos Thunder.

Os 30 pontos de Kobe Bryant, secundados pelo duplo-duplo de Pau Gasol, com 22 pontos e 11 ressaltos, foram determinantes para a vitória da equipa californiana.