Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ginguba quer continuar a surpreender no BIC Basket

Melo Clemente - 16 de Março, 2017

Antigo seleccionador nacional quer vergar a formação do Recreativo do Libolo

Fotografia: M.MACHANGONGO

O técnico principal do Progresso Associação do Sambizanga, Alberto de Carvalho \"Ginguba\", acredita que a sua agremiação poderá melhorar ainda mais a sua produtividade na segunda volta da fase de grupos da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket), a fim de ombrear de igual para igual com as chamadas equipas grandes durante a ponta final da competição.

O desejo foi manifestado terça-feira última, ao Jornal dos Desportos, pelo antigo seleccionador dos hendecacampeões africanos, logo após o triunfo da sua colectividade sobre a similar do Clube Desportivo Marinha de Guerra, por 83-76, em partida de acerto de calendário da quarta jornada da primeira volta do Grupo A da 39ª edição do BIC Basket.

\"Felizmente, nesta fase, a nossa equipa tem conseguido manter os níveis de concentração e os resultados positivos estão a surgir com alguma naturalidade. Vamos continuar a trabalhar a fim de melhorar a qualidade do nosso jogo, porque queremos jogar de igual para igual com as ditas equipas grandes\", revelou Alberto de Carvalho \"Ginguba\", técnico que cumpre o seu primeiro ano de contrato com a formação do sambila.

 As vitórias obtidas frente ao Atlético Petróleos de Luanda e ao Grupo Desportivo Interclube, por 97-87 e 71-65, respectivamente, elevou o moral da rapaziada, que está disposta a manter o ciclo de triunfos na competição.

\"Não há dúvidas que as vitórias acabam sempre por moralizar o grupo. Creio que o nosso trabalho diário está a surtir o efeito desejado, por isso, vamos continuar a trabalhar de forma árdua\", disse.

Apesar de estar \"limitado\" em termos de valores individuais, Alberto de Carvalho \"Ginguba\" tenciona vencer este sábado, a forte equipa do Recreativo do Libolo, líder incontestável da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, com 40 pontos, frutos de 20 vitórias, em igual número de partidas.

\"Como sabe, temos uma equipa muito modesta mas, queremos fazer história este sábado, vergando a toda poderosa equipa do Recreativo do Libolo, conjunto que continua sem perder nesta competição. estamos consciência que será uma tarefa extremamente difícil mas, vamos atrás deste nosso desejo\", asseverou o antigo seleccionador nacional.

A formação do Progresso Associação do Sambizanga recebe no sábado, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a congénere do Recreativo do Libolo para mais uma jornada do Grupo A.

TÉCNICO APLAUDE
PARAGEM DA PROVA

Alberto de Carvalho \"Ginguba\" mostrou-se favorável com a paragem que vai se verificar no BIC Basket, em face do compromisso da Selecção Nacional que de 25 a 31 do mês em curso, vai disputar na Zâmbia, o torneio de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 19 a 31 de Agosto do ano em curso, no Congo Brazzaville.\"A paragem é muito bem vinda, porque, nós particularmente precisamos de treinar muito para estarmos bem nos jogos. Por isso, vamos aproveitar esta paragem para nos prepararmos convenientemente\".

No Bié
Nomeado novo
director do Minjud


Domingos Nilton César Capama é desde segunda-feira, 13 de Março, o novo director da Juventude e Desportos do Bié, cargo em que substitui Jacinto dos Santos José que passa agora a assumir a direcção local dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.O novo titular do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), que em Novembro de 2015 havia sido também empossado como secretário provincial do Movimento Nacional Espontâneo (MNE) do Bié, tem a árdua missão de relançar o sector na região.

Aliás, durante a cerimónia de tomada de posse o governador do Bié alertou que o novo director do Minjud deve ser mais proactivo e dinâmico, por lidar directamente com os jovens que constituem maior franja da população angolana e da província em particular.

Álvaro Manuel de Boavida Neto defendeu, por outro lado, a necessidade de haver maior criatividade e imaginação da nova direcção do Minjud no que toca à convivência com jovens, para, desse modo, corresponder com os anseios desta franja da sociedade.

Durante o acto realizado no Palácio do Governo do Bié, Boavida Neto conferiu além de a Domingos Capama e a Jacinto do Santos José, posse a António Boano Vilingue como novo director da Indústria, Geologia e Minas, que sucede no cargo a Antunes Sapalo.

Jacinto José, que desde 2 de Julho de 2014 era director da Juventude e Desportos, rende Pedro Sabino na Direcção dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, onde o governador Boavida Neto espera também maior empenho.

Aliás, o número “um” do Governo do Bié pediu ao novo director que desempenhe as suas tarefas com zelo para a harmonização no seio dos ex-guerrilheiros.

De resto Boavida Neto  solicitou, ainda, aos novos membros do Governo do Bié que trabalhem com inteligência o erário público, a julgar pela situação económica financeira do país, de modo a melhor servir as populações.

O governante revela, por outro lado, que o tempo constitui um factor determinante para a avaliação das competências de cada gestor, no âmbito do processo económico e social.
SÉRGIO V. DIAS, NO CUITO