Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Golden State Warriors sofre primeira derrota na temporada

14 de Dezembro, 2015

Warriors sofrem primeira derrota

Fotografia: AFP

Os Golden State Warriors sofreram no sábado a primeira derrota, na edição 2015/16 da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA), deixaram o record  de uma temporada com 24 triunfos, ao caírem no 25.º encontro em Milwaukee.Desgastados pelos dois prolongamentos da véspera, na vitória em Boston (124-119), os Warriors mesmo a contarem com o regresso de Klay Thompson, caíram por 108-95, num embate que lideraram pela última vez no início do segundo período.

No terceiro parcial, os campeões em título ainda reagiram (29-21), entraram para o último a perder por três pontos (80-77), mas um parcial de 7-0 dos Bucks ‘inclinou’, em definitivo, o triunfo para os locais.“Não conseguimos, não tivemos o que era preciso para ganhar, daí querer realçar o que estes jogadores conseguiram ao vencer os primeiros 24 jogos da época”, disse no final o treinador interino dos campeões, Luke Walton.

Stephen Curry, com 28 pontos, mas com dois ‘triplos’ convertidos, em oito tentos, e Draymond Green, com 24 pontos e 11 ressaltos, foram os melhores dos forasteiros, ainda desfalcados do lesionado Harrison Barnes.Na equipa da casa, Greg Monroe logrou 28 pontos e 11 ressaltos, mas teve de repartir o estatuto de figura do jogo com o grego Giannis Antetokounmpgo, que logrou um ‘triplo -duplo’, com 11 pontos, dez assistências e 12 ressaltos.Jabari Parker, com 19 pontos, O.J. Mayo, com 18, e Michael Carter-Williams, com 17, também foram determinantes no primeiro desaire da época dos Warriors.

Os campeões deixaram o recorde de triunfos a abrir a época em 24-0 e a começar em reduto alheio em 14-0.Contando os quatro triunfos a fechar a fase regular de 2014/15, os campeões em título lograram 28 vitórias consecutivas, ficaram a cinco do recorde da NBA, na posse dos Los Angeles Lakers (33, em 1971/72).Agora, o objectivo dos Warriors passa por conseguir o melhor registo de sempre numa fase regular, na posse dos Chicago Bulls, de Michael Jordan, que concluíram a época 1995/96 com 72 vitórias e dez derrotas.

TREINADOR
"As derrotas iam surgir. Não conseguimos esta noite. Perdemos a bola demasiadas vezes. Não é bom perder, mesmo com um registo de 24-1", afirmou no final o treinador dos Warriors Luke Walton.Na Bradley Center Arena e perante 18.700 espectadores, Stephen Curry liderou o ataque dos Warriors, ao terminar com 28 pontos, insuficientes para ultrapassar os Bucks, que juntamente com os Warriors disputaram dois jogos seguidos, mas deram mostras de se entrarem mais frescos.

Greg Monroe autor de 28 pontos e 11 ressaltos, liderou os Bucks, que surgiram em bom plano,apesar de  perderem (90-83) na sexta-feira em Toronto."Tentámos recuperar as forças e as energias. Jogávamos em casa, frente a  casa lotada. Era uma grande oportunidade para nós", disse Greg Monroe, após ter ajudado a sua equipa a dar por terminada a 'aventura' dos Golden State, campeões da NBA em título.