Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Governante confiante no êxito da prova

Sérgio V. Dias, no Cuito - 19 de Maio, 2013

Basquetebolistas paralímpicos angolanos animam a cidade de Cuito

Fotografia: Jornal dos Desportos

A governadora em exercício da província do Bié, Ana Maria Mvuay, manifestou-se confiante no êxito da IX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas, que decorre no Cuito desde quinta-feira última.
Ana Maria Mvuay, que falava durante a cerimónia de abertura do evento, que contou com a presença de membros do governo local e do Comité Paralímpico Angolano (CPA), ressaltou o empenho do governo local no  desenvolvimento do desporto em Angola, no geral, e da província, em particular.
A governadora em exercício destacou, também, o facto de a província do Bié ser uma referência no desporto paralímpico e expressou a satisfação por acolher o evento. Neste particular, distinguiu os feitos da campeã mundial paralímpica, Beatriz Nelundo, falecida em Abril último, vítima de doença.

Beatriz Nelundo conquistou a medalha de ouro na prova de 200 metros, especialidade de T11 (portadora de deficiências visual e auditiva), no campeonato do Mundo Paralímpico, realizado no Brasil em 2007.
Ana Maria Mvuay frisou que a realização do campeonato nacional resulta do grande trabalho que o Comité Paralímpico desenvolve e tem permitido a inserção dos portadores de alguma deficiência.
“Isso é um incentivo para demonstrar que a diminuição física não constitui impedimento para a participação em actividades socialmente aceites, como é o caso da prática desportiva”, disse.
António da Luz, secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano, manifestou a satisfação pelo apoio e empenho do governo do Bié para o êxito da IX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas.
“Agradecemos o esforço de todas as comissões, que se dedicaram e não mediram esforços no sentido de dar o apoio aos nossos atletas e aos nossos responsáveis. Todos juntos empenharam-se para que no dia 26 de Maio, na final deste campeonato, saiamos satisfeitos e com o dever de mais uma missão cumprida na área do desporto”, frisou António da Luz.

Kabuscorp joga
com Misto do Uíge 

Kabuscorp de Cabinda e Misto do Uíge batem-se hoje, domingo, a partir das 9H30’, no Pavilhão do Sporting do Bié, no Cuito, no desafio que abre a 4ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas e referente a Série-A. Ainda hoje, o cartaz reserva os confrontos entre Misto do Huambo e de Benguela e Misto de Moxico - Centro Reabilitação Física de Viana.
Ontem, sábado, nos jogos referentes à 3ª jornada da prova, na Série-A apuraram-se os resultados Misto do Uíge (14) – Centro de Reabilitação Física de Viana (61), Misto do Huambo (36) – Misto do Moxico (53) e Kabuscorp de Cabinda (66) – Misto de Benguela (17). Já para Série-B, os resultados apurados foram Complexo Desportivo da Cidadela (62) – Misto da Lunda-Sul (16) e Misto do Kwanza-Norte (23) – Misto do Bié (36).