Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Grau de dificuldades crescente no calendário

07 de Julho, 2015

Selecção Nacional participa no Afrobasket

Fotografia: M.Machagongo

O calendário da Selecção Nacional na fase de grupos do Afrobasket2015, a decorrer de 19 a 30 de Agosto, na Tunísia, apresenta um grau de dificuldades crescente com agravante de jogar na capital.

De acordo com o site oficial da prova, os angolanos estão integrados no grupo B sediado em Tunis, tal como a série A do grupo do anfitrião, começam a defesa do  título um dia depois da abertura da competição, diante de Moçambique, às 21h00 do dia 20.

O confronto vai opôr  o primeiro colocado do ranking africano e 16º da Fiba Mundo à 12ª selecção mais forte do continente e a 66ª no globo. Dois dias depois, o grau de dificuldades aumenta para os líderes do basketebol em África, não apenas por enfrentarem o décimo de África e 60º no Mundo, mas por Marrocos ser daquela região.

Para o fecho da fase de grupos Angola vai ter pela frente a melhor selecção africana no último campeonato do mundo, o Senegal, que ocupa no ranking FIBA a 30ª posição e é a quarta mais forte de África.

Outra grande dificuldade que os 11 vezes campeões continentais vão enfrentar vai ser  a hostilidade dos adeptos tunisinos, conscientes de que Angola é dos principais opositores  da sua selecção em busca do único passe dessa região para os jogos olímpicos Rio2016. A Tunísia foi a única nação que conseguiu interromper, em 2011, o percurso vitorioso dos angolanos, desde 1989, depois do Senegal o ter feito em 1997.

Após essa etapa, segue-se a eliminatória para os quartos de final em que o primeiro de um grupo cruza com o último de outro. Tendo em conta o ranking, a probabilidade é  de Angola  ficar em primeiro e assim cruzar com Uganda ou RCA, que integram o grupo A com Tunísia e Nigéria.

As projecções com base no potencial do ranking apontam para uma meia-final com tunisinos ou nigerianos. Angola tem 11 títulos do Afrobasket, seguida  à longa distância pelo  Senegal e Egipto com cinco cada.  A prova tunisina apura o primeiro classificado para os próximos Jogos Olímpicos.

CALENDÁRIO DE ANGOLA
DO AFROBASKET2015

Dia 20 / Angola - Moçambique (21h00, Tunis)

Dia 22 / Angola - Marrocos (21h00, Tunis)

Dia 24 / Senegal - Angola (21h00, Tunis)