Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gregg Popovich treina Estados Unidos

25 de Outubro, 2015

Popovich é o treinador que está há mais tempo à frente de uma equipa na NBA

O treinador de basquetebol pentacampeão da NBA pelos San Antonio Spurs, Gregg Popovich, de 66 anos, vai assumir o controlo da selecção norte-americana de basquetebol a partir de 2017 até aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

“Estou extremamente honrado por ter a oportunidade de representar o nosso país. (…) O que o programa tem conseguido, na última década, sob a liderança de Jerry Colangelo é verdadeiramente impressionante. Vou fazer o meu melhor para manter os altos padrões de sucesso, classe e carácter estabelecidos por eles e pelos muitos jogadores que sacrificaram o seu tempo pelo basquetebol americano”, afirmou Popovich.

O ex-treinador dos norte-americanos Mike Krzyzewski, conhecido por ‘Coach K’, retirou-se em 2013 depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008 (Pequim) e 2012 (Londres), mas voltou passados três meses para levar a equipa a vencer o campeonato mundial em 2014 e assume agora um cargo na equipa técnica de Popovich. Popovich é treinador dos Spurs há 19 temporadas, o que faz dele o treinador que está há mais tempo no comando de uma equipa, de qualquer desporto norte-americano.


NBA
Bulls fecham época
com vitória ao Dallas


O Chicago Bulls encerrou a sua participação na pré-temporada da NBA com vitória sobre o Dallas Mavericks, com direito a um cesto nos instantes finais, na noite de sexta-feira. A Jogar em Lincoln, o Bulls venceu por 103- 102 no regresso de Derrick Rose à equipa.

Astro da equipa, Rose voltou a jogar após recuperar de uma cirurgia na face, que prejudicava a sua visão, no fim de Setembro. Na sexta, ele entrou  na quadra durante apenas dez minutos e contribuiu com oito pontos e uma assistência. Foi ofuscado pela actuação de Taj Gibson, autor de 16 pontos, o cestinha do Bulls.
O maior pontuador da partida foi Dirk Nowitzki, responsável por 19 pontos. O Dallas teve ainda o brilho do reserva Dwight Powell, com um duplo-duplo de 14 pontos e 11 ressaltos. Apesar da boa actuação da dupla, a equipa sofreu a sua sétima derrota em sete jogos nesta série de amistosos que servem de preparação para a temporada.

O Chicago Bulls teve aproveitamento melhor, com quatro triunfos e quatro derrotas. Agora projecta a estreia na temporada regular, na próxima terça-feira, contra o Cleveland Cavaliers. O Dallas vai enfrentar o Phoenix Suns na quinta.

A jornada de amistosos não contou com brasileiros em quadra. Sem Bruno Caboclo e Lucas Bebê, o Toronto Raptors derrotou o Washington Wizards, desfalcado de Nenê, por 92 - 82. E o Atlanta Hawks, sem Tiago Splitter, foi superado pelo Detroit Pistons por 115 - 87.

Outros cinco jogos movimentaram a ronda, nomeadamente Orlando Magic 86 - 76 Memphis Grizzlies; Boston Celtics 81 - 65 Philadelphia 76ers; New Orleans Pelicans 93 - 90 Miami Heat; Minnesota Timberwolves 112 - 108 Milwaukee Books; e San Antonio Spurs 111 - 86 Houston Rockets.