Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hendecacampees retomam preparao

Melo Clemente - 19 de Novembro, 2018

Fotografia: DR

Depois da folga de ontem, a Pré-Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino retoma esta manhã, a partir das 10h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, os trabalhos de preparação, visando a disputa da quinta e derradeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da República Popular da China, em 2019, prova a decorrer de 30 do mês em curso a 02 de Dezembro próximo.
O extremo base do Atlético Petróleos de Luanda, Olímpio Cipriano que havia se mostrado indisponível para integrar os trabalhos da Pré-Selecção Nacional, de acordo com Nelson Sardinha Teixeira, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), recuou na sua decisão, e integrou o grupo no sábado, tendo feito parte do primeiro amistoso dos quatro previstos, antes do cinco nacional entrar em cena na janela de qualificação para a Copa do Mundo de 2019. 
Assim, o número de atletas às ordens do técnico norte-americano, Will Voigt, passa agora a ser dezassete (17).
Trata-se de  Reggie Moore, Ludgero Galiza, Glofate Buimba, Leonel Paulo, Hermenegildo M´bunga, José António, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", Benvindo Quimbamba, Edson Ndoniema, Felizardo Ambrósio \"Miller\", Jone Pedro, Mutau Fonseca, Gerson Domingos, Alexandre Jungo, Pedro Bastos, Olímpio Cipriano e  Mohamed Malick Cissé, respectivamente.
Carlos Morais, extremo base, do Mens Sana Siena Basket de Itália, Leandro Conceição, extremo base, do Sport Lisboa e Benfica, Yanick Moreira, poste, do Paok da Grécia) e Júlio Afonso, extremo, do Club Baloncesto Tizona Autocid de Espanha, devem juntar-se ao grupo de trabalho nos próximos dias.
A entrada da quinta janela de qualificação, os hendecamepões africanos ocupam o segundo lugar do Grupo E, com 15 pontos, contra 18 da Tunísia, no primeiro lugar e já com o passe assegurado para a fase final da Copa do Mundo, prova que pela terceira vez será disputada no continente asiático, depois da Filipinas e Japão terem acolhido o referido evento. Egipto e Marrocos estão nas posições imediatas, ambos com 14 pontos, ao passo que os Camarões e o Chad ocupam as últimas duas posições, ambos com 12 pontos, respectivamente.
Durante a disputa da quinta janela de qualificação zona africana, a Selecção Nacional vai medir forças com as similares dos Camarões, Chad e Tunísia.
Seis selecções já estão apuradas para a Copa do Mundo da República Popular da China, em 2019, designadamente, República Checa, Alemanha, Grécia, Lituânia, Tunísia e Nigéria.