Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hélder Cruz Toma Posse na FAB

Melo Clemente - 02 de Março, 2017

Hélder Cruz quer governar durante o mandato com a família do basquetebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os novos órgãos sociais da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), eleitos a 18 de Fevereiro, para o quadriénio 2016/2020, tomam posse hoje, às 17h00, numa das unidades hoteleiras da cidade do Cuito, capital da província do Bié.

O elenco encabeçado por Hélder Cruz \"Maneda\" venceu no pleito do dia 18 de Fevereiro último, o presidente cessante do órgão reitor da modalidade no país, Paulo Alexandre Madeira, por 16-9, num universo de 25 votantes, tornando-se no sexto presidente daquela instituição  desportiva.

A lista do antigo presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FAB dominou nos círculos provinciais de Luanda e do Cuito, obtendo uma larga vantagem de 9-3 e 4-1, respectivamente, tendo se registado um empate a dois votos na província de Benguela, considerado o segundo pólo de desenvolvimento da modalidade da “bola ao cesto”, a par da Huíla.

Paulo Alexandre Madeira que almejava alcançar o segundo mandato consecutivo, depois de  vencer as eleições de 2012, ganhou apenas no círculo provincial da Huíla, onde obteve três votos, contra um voto de Hélder Cruz \"Maneda\".

Resgatar a mística do basquetebol, com realce para o sector feminino, constitui uma das apostas do novo homem forte da modalidade, que vai conduzir os destinos da modalidade nos próximos quatros anos.

Cabe ao presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Agostinho Matamba, antigo médico dos hendecacampeões africanos, conferir posse aos demais membros que compõem a nova direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). 

No novo elenco destaque ainda para as presenças de Honorato Troso, Benjamin Romano, Belarmino Tchipongue, Nelson Sardinha, José Neto, Joaquim António \"Quinzinho\", Licínia Leite Velho e Maria Judite Afonso, todos antigos internacionais angolanos.

Entretanto, eis a composição da nova direcção da Federação Angolana de Basquetebol: Mesa da Assembleia-Geral - presidente - Agostinho Matamba, vice-presidente, Matos Cardoso, Paula Cruz,  ocupa o cargo de secretária.

Direcção:- presidente - Hélder Cruz \"Maneda\", vice-presidentes Honorato Troso, Licínia Leite Velho, Benjamin Romano e Manuel Garrido, secretário-geral, Nelson Sardinha. Vogais: Maria Judite Afonso, Mário Belarmino Tchipongue, Adilson Muandumba, Gerson Sequeira e Nelson Nascimento.

Conselho fiscal: - presidente - José Burity; vogais:  José Neto e Eduardo Pedro. Conselho jurisdicional: - presidente- David José, vogais:  Carlos Hendrick, Deolinda Teresa Santana, Rogério Carneiro e Joaquim António.

Conselho de disciplina: presidente - Josefa Matias, vogais;  Cláudia Ipanga e Carlos Agostinho Glória. Conselho de arbitragem:  - presidente - Fernando Pacheco \"Baganha\"; vogais: Agostinho Cardoso e Luís Dias Fernando.

Convicção
Desportivo deposita confiança no novo elenco


A direcção do Clube Desportivo da Huíla (CDH) acredita que o novo elenco da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), liderada por Hélder Cruz “Maneda” que toma posse hoje, na cidade do Bié, vai permitir que a modalidade continue a ter  visibilidade no continente africano e a nível mundial.

Adriano Lopes, director para área de comunicação e marketing do Clube Desportivo da Huíla, disse que a direcção da agremiação manifesta também a satisfação por aquilo que o novo elenco presidido por Hélder Cruz “Maneda” apresentou no seu programa de acção, para o quadriénio 2016-2020. 

Acrescentou que um outro substrato que a direcção do Clube do Desportivo da Huíla achou relevante, ao longo da campanha de Hélder Cruz “Maneda,” é a prática do basquetebol sair do centro urbano para a periferia, o que vai possibilitar que a modalidade se expandida por todos os pontos do país.

“Um dos elementos que achamos também ser nota relevante, é sem margens para dúvidas, o basquetebol possa ser praticado em todo os pontos do nosso país”, sublinhou.

Adriano Lopes indicou, que outro aspecto que o Clube Militar da Região Sul considera  importante, tem a ver com alguma diplomacia do basquetebol nacional além fronteira, que o novo elenco pode estar já a experimentar.

“Apesar de termos visto já um exercício há bem pouco tempo, que tem a ver com a NBA e a FIBA, mesmo no nosso continente. E, isso, vai permitir que o basquetebol continua a ter a visibilidade no continente africano, e também a nível mundial”, reiterou.

Por este motivo, a direcção do clube Desportivo da Huíla felicitou a vitória merecida de Hélder Cruz “Maneda”, conseguida nas eleições realizadas há dias, para a presidência da Federação Angolana de Basquetebol.De acordo com Adriano Lopes, o Desportivo da Huíla espera que as tarefas constantes no programa de acção do actual elenco da FAB, e as promessas feitas por altura da campanha eleitoral, sejam cumpridas na totalidade.
O clube Desportivo da Huíla, movimenta a modalidade nos escalões de iniciados, juvenis e juniores, em masculino.
Gaudêncio Hamelay - Lubango

NBA
Toronto Raptors
vence  Knicks


A disputa foi ponto a ponto, e o vencedor,  foi conhecido nos últimos instantes. Em mais um dos emocionantes jogos proporcionados pela NBA, New York Knicks e Toronto Raptors disputaram um duelo no Madison Square Garden, e foi a franquia canadense que saiu com a vitória, graças a cesta nos últimos instantes, que fechou o placar num acirrado 92-91.

Com o triunfo, os Raptors seguem a melhorar a  sólida campanha na Conferência Leste: agora, são 36 vitórias em 60 jogos, e a terceira posição. Os Knicks,  com a irregularidade na temporada, amargaram a 36ª derrota e ficam na 12ª posição.

Apesar de momentos tão diferentes na liga, as equipas fizeram um jogo de muito equilíbrio em quadra, e a dianteira no placar mudou de lado, constantemente. No último quarto, a vitória foi alcançada ponto por ponto, por ambas as equipa, e foi só em chute de DeMar DeRozan quando o cronómetro já marcava 1 segundo para fim do duelo, que o placar foi seledo.

DeRozan, inclusive, cresceu na parte final do confronto, para anotar o maior número de pontos de um jogador na noite: foram 37, além de oito rebotes. Ibaka e Valanciunas também deram contribuição, com 15 e 10 pontos, respectivamente.Nos Knicks, a actuação de maior destaque ficou por conta do astro Carmelo Anthony, que anotou 24 pontos e foi o melhor do quesito na sua equipa. Derrick Rose e Courtney Lee, ambos com 16 anos, também apareceram.

Lesão
Lowry desfalca
Toronto Raptors


Duas baixas significativas foram anunciadas, na segunda-feira, por equipas da NBA. Eleito para a disputa do All Star NBA, o base Kylie Lowry, do Toronto Raptors, vai realizar uma cirurgia no pulso, e deve desfalcar a equipa até o final da temporada .

Numa nota oficial divulgada pelo clube, Lowry vai  passar por um procedimento no pulso direito, e é esperado que regresse para as partidas de play-offs, no “mata-mata” da NBA.Desde que regressou do “All Star Weekend”, Kylie Lowry desfalcou os Raptors em duas partidas. Na temporada 2016/17, da NBA, o base tem média de 22.8 pontos por jogo, além de 6.9 assistências e 4.7 ressaltos.

Outro jogador que fica de fora nas próximas partidas da  equipa na NBA, é o poste Joel Embiid. Na segunda-feira, o Philadelphia 76ers anunciou que o camaronês passa por exames no joelho esquerdo, que continua inchado, e deixou Embiid de fora de diversas partidas da franquia, no último ano.A terceira escolha do Draft de 2014, Embiid perdeu as duas primeiras temporadas da sua carreira, por problemas no pé direito.