Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula rene condies para Nacional da 2 Diviso

Hlder Jeremias - 11 de Outubro, 2013

Campeonato nacional que realizado pela primeira vez na provncia da Hula pode ajudar na massificao da modalidade

Fotografia: Kindala Manuel

O presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Henrique José Albano, garantiu ontem ao JD a existência de condições para a realização da primeira edição do Campeonato Nacional da segunda divisão, a decorrer de 1 a 7 de Novembro.

Em declarações ao Jornal do Desportos, o responsável aproveitou para agradecer o facto da direcção da Federação Angolana de Basquetebol ter atribuído à província da Huíla a responsabilidade de ser a primeira província a albergar a competição que tem a regularidade anual.

O dirigente disse que o evento vem dar maior fluidez ao processo de desenvolvimento do basquetebol nacional, porque permite que os atletas com pouca visibilidade possam ser conhecidos e ter melhores oportunidades nas suas carreiras desportivas.

Henrique José Albano informou que foi criada uma comissão organizadora que trabalha os aspectos técnicos, tendo chegado à conclusão que os pavilhões da Nossa Senhora do Monte e do Benfica reúnem excelentes condições para que os jogos possam ser realizados a partir das 15h00 até à última partida de cada dia.

O representante associativo desconhece o número de equipas que vão estar presentes na Huíla, para competir com as da casa, mas garante que a rede hoteleira está pronta para oferecer os seus serviços com preços especiais, uma garantia que, frisou, surge em concertação com a direcção da Hotelaria e Turismo, no âmbito do desenvolvimento do desporto.

A taxa de inscrição para cada equipa está avaliada em 25 mil kwanzas. O alojamento no hotel para 16 pessoas durante dez dias custa entre 74 a 80 mil kwanzas, ao passo que as pensões vão cobrar dez e sete mil para o quarto duplo.

As três refeições diárias são confeccionadas por uma empresa contratada pela associação. Além disso estão disponíveis restaurantes com preços especiais.

“Para nós é uma grande honra albergar a primeira edição do Nacional da segunda divisão, porque sendo uma competição do escalão de seniores, tem grande visibilidade para o trabalho que desenvolvemos internamente. Espero que as equipas venham munidas dos recursos necessários, porque existem as melhores condições com tarifas especiais”, disse Henrique José Albano.