Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula aposta na massificao

Gaudncio Hamelay | no Lubango - 08 de Fevereiro, 2018

A aposta na massificação desportiva, especialmente nos escalões de Sub-14, Sub-16 e Sub-18 constitui uma das prioridades da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), durante a presente época. O investimento em crianças visa formar atletas para o desporto de alto rendimento, conforme é a pretensão do Executivo angolano. A garantia é do secretário -geral, Diogo Rodrigues Fernando Gomes.
“Este ano, continuamos a massificar. Acredito que se apostarmos nesse processo, vamos ter mais equipas. Existem clubes interessados em movimentar o basquetebol, como o Sport Soldado de Cristo, uma nova agremiação\", disse.
Os campeonatos provinciais da Huíla de 2018 vão obedecer a novo calendário, que estipula períodos diferenciados.
A formação de treinadores também consta das prioridades. O responsável assegurou que \"há a necessidade de se municiar os especialistas de ferramentas indispensáveis, para que transmitam com conhecimentos científicos, o ABC de basquetebol\".
Diogo Rodrigues Fernando Gomes reconheceu que \"nos últimos tempos constatou-se falta de treinadores com formação técnica, para o basquetebol\" nas equipas locais. A situação reflecte-se na qualidade péssima dos fundamentos tácticos. Os atletas apresentam debilidades nos lançamentos e dribles.
Comparativamente à época anterior, o número de equipas cresceu em 2017. Para Diogo Gomes é \"positivo\" o crescimento. O número de atletas inscritos na Associação Provincial da Huíla cresceu de 225 para 280. Os \"responsáveis\" são, o Interclube da Huíla, Heja Sport Clube do Lubango, Escola 27 de Março e Sporting Clube do Lubango.
O Interclube da Huíla e a Heja Sport Clube massificam os escalões de formação de Sub-14 feminino, e o Sporting Clube do Lubango promove os escalões de Sub-14 e Sub-16 masculino.
A Associação de Basquetebol da Huíla organizou os campeonatos provinciais nos escalões de Sub-14, Sub-16 e Sub-18, em ambos os sexos, enquanto os de seniores competiram apenas a classe masculina. Ao todo, totalizaram 74 partidas e foram marcadas 6.631 pontos.
As equipas do Benfica Petróleo do Lubango, Heja Sport Clube do Lubango, Interclube da Huíla, Clube Desportivo da Huíla, Escola 27 de Março do Lubango, Sporting Clube do Lubango e Sport Soldado de Cristo movimentaram a época 2017.