Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Inter-cidades de Maputo est adiado sine-die

Juscelino da Silva - 04 de Novembro, 2019

Equipas angolanas vo ensaiar as jogadas no ndico

Fotografia: Contreiras Pipa| Edies Novembro

O torneio inter-cidade de Maputo, inicialmente marcado para iniciar hoje na capital moçambicana, está adiado por tempo indeterminado por falta de pagamento do hotel que acolheria as equipas e a imprensa convidadas de Angola, África do Sul e do Zimbabwe.
O comunicado do adiamento apanhou de surpresa os dirigentes do Petro de Luanda e do Interclube e o colectivo de jornalistas angolanos indigitados para a cobertura do evento. A informação chegou ao país às 16h00 de sábado, quando faltavam 15 horas para a viagem a Maputo.
No comunicado, a organização do torneio inter-cidade de Maputo alega que "um dos principais patrocinadores não efectuou o pagamento do hotel, onde estariam hospedadas todas as delegações " conforme o acordo entre as duas instituições.
O presidente da Associação de Basquetebol de Maputo e membro da organização do evento, Rui Hélder, justificou, em declarações ao Jornal dos Desportos, que "o patrocinador não honrou a palavra acordada quanto ao pagamento da hospedagem até sexta-feira última".
"Na manhã de sábado, recebemos a triste informação de que um dos nossos patrocinadores não cumpriu o acordo, quando no dia anterior, na sexta-feira, havia-nos dado a garantia de pagamento directo ao Sogecoa Apart Hotel", disse.
Rui Hélder esclareceu que tentaram "ainda ao longo de sábado" desbloquear a situação por vias alternativas, mas não conseguiram por ser final de semana.
"Restou-nos adiar a competição até reunirmos na segunda-feira (hoje) com os patrocinadores. O objectivo é definir uma nova data de realização do evento, tão logo o patrocinador pague o alojamento", explicou.
A organização garante que, "se for necessário, vai custear as remarcações e as alterações nos bilhetes de passagem das equipas convidadas\". Rui Hélder garantiu que a Associação de Basquetebol de Maputo "ainda recorreu à Federação de Basquetebol de Moçambique para juntos encontrarem a solução".
"Infelizmente, a nossa Federação não conseguiu dar uma resposta positiva por se encontrar atarefada com as questões administrativas relacionadas com a realização do Torneio Pré-Olímpico a decorrer no dia 14 do corrente na capital moçambicana", justificou.
Rui Hélder prometeu comunicar nas próximas 24 horas às equipas e à imprensa angolanas a nova data do arranque do torneio. Os aspectos da natureza financeira, resultantes da penalização pela alteração da data de viagens, estão sob inteira responsabilidade da organização, segundo o presidente da Associação de Basquetebol de Maputo.