Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Inter mantém domínio sobre o Petro de Luanda

Melo Clemente - 06 de Outubro, 2016

Torneio Victorino Cunha de basquetebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do Grupo Desportivo Interclube mantém o domínio sobre Atlético Petróleos de Luanda na presente época desportiva, ao somar ontem a sua terceira vitória, por 78-72, em partida a contar para a primeira jornada da 8ª edição do torneio Victorino Cunha de basquetebol em senhores masculino, quando ao cabo dos primeiros 24 minutos, vencia já por 31-28.

Depois de ter vergado na semana passada a turma do Eixo-viário, por 118-107, em partida a contar para o campeonato provincial, ontem, os comandados do técnico português Alberto Babo voltaram a superiorizar-se, vencendo por 78-72. O primeiro triunfo da equipa da Polícia Nacional  sobre o Petro, aconteceu no torneio FESA, competição disputada na terra da Palanca Negra Gigante, Malanje. O base Egido Ventura, do Interclube, com 23 pontos anotados em 33 minutos e 55 segundos, foi o cestinha da partida.

Entretanto, apesar de estar desprovida de duas das suas principais unidades, nomeadamente, Emanuel Quezada, base, e Jason Cain, extremo poste, atletas que viram-se "obrigados" a prolongar as respectivas férias, devido à falta de divisas, a formação do Atlético Petróleos de Luanda entrou melhor na partida, ao contrário dos polícias que se mostraram bastante apáticos, fundamentalmente, nos primeiros quatro minutos do quarto inicial, onde perdiam por 9-2.

Ante à apatia evidenciada pelos seus jogadores, o técnico português ao serviço  do Grupo Desportivo Inteclube, Alberto Babo, foi "obrigado" a solicitar um "time out" (desconto de tempo), tendo a equipa reagido perante o domínio da turma petrolífera. Quando restavam pouco menos de quatro minutos para o termo do primeiro período, as duas equipas encontravam-se igualadas a 11 pontos.

Com Gerson Domingos a liderar as acções ofensivas, a equipa afecta à Polícia Nacional terminou o quarto inicial com uma vantagem seis pontos (11-17). No segundo quarto, os pupilos de Lazare Adingono melhoraram significativamente a sua defesa, tendo conseguido em algumas etapas do jogo anulado o jogo ofensivo do Grupo Desportivo Interclube.

Reggie Moore e Teotónio Dó eram os mais inconformados na turma do Eixo-viário, que conseguiu fazer uma parcial de 17-14, o que perfez 28-31, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor do Inter. Com o base Egido Ventura a se destacar nos lançamentos a longa distância, principalmente, no terceiro período, onde já somava 20 pontos, os polícias conseguiram superiorizar-se, tendo conseguido um parcial de 21-19.

Sem o irreverente Leonel Paulo, a contas com uma lesão, o jogo interior dos petrolíferos da capital  ficou fragilizada, situação que obrigou o Interclube a jogar a seu bel-prazer naquela zona vulnerável. À entrada do quarto derradeiro, o técnico Lazare Adingono foi expulso da partida, em virtude de se ter dirigido de forma ostensiva aos oficiais de mesa.

Dos 29 lançamentos tentados a longa distância, o Petro converteu apenas três, obtendo 10 por cento. Já os polícias, dos 30 tentados, converteram oito (27 por cento). Nos lançamentos livres houve uma igualdade 37 por cento. Reggie Moore, 19 pontos, Gerson Goncalves e Pedro Bastos, ambos com 15 pontos, estiveram em evidência na formação petrolífera.

EQUIPA DO LIBOLO
SUPERA 1º AGOSTO

Ainda ontem, para o encerramento da primeira jornada do Torneio Victorino Cunha, a formação do Recreativo do Libolo vergou de forma convincente o 1ºde Agosto, por 78-57. Polícias e libolenses lideram a competição, ambos com dois pontos, contra um do 1º de Agosto e Petro.

RONDA DOIS
Libolo e Petro abrem a  jornada

Libolo-Atlético Petróleos de Luanda e Interclube -1º de Agosto centralizam hoje, as atenções da segunda jornada da 8ª edição do Torneio Victorino Cunha, competição que teve início ontem. Libolo e Petro defrontam-se, a partir das 17h00, ao passo que o  Interclube joga com o 1º de Agosto, a partir das 19h15 minutos. O equilíbrio vai dominar as duas partidas de logo mais, a julgar pela qualidade dos planteis. A competição encerra amanhã, sexta-feira, com o seguinte emparceiramento: Interclue -Libolo e 1º de Agosto -Petro. À margem dos jogos, estão a ser realizados  ciclo de palestras.                                                                              
M.C

JOGOS DA SADC
Selecções nacionais
reúnem esta tarde


As selecções nacionais de basquetebol de sub-20, em ambas as classes, convocadas ontem, concentram-se hoje, a partir das 16h00, numa das salas de reuniões da federação, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, para dar início à preparação, com vista a disputa dos Jogos da SADC, competição a decorrer em Luanda, de 7 a 19 de Dezembro .

As formações do 1º de Agosto, do Atlético Petróleos de Luanda, com cinco atletas cada, dominam a convocatória de Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo, que para a "operação" Luanda chamou 20 jogadores. Sílvio Sousa e Bruno Fernando, campeões africanos de sub-16 e sub-18, respectivamente, constituem os principais rostos do combinado nacional. Eis a lista dos 20 atletas: Alexandre Jungo

(Interclube), Jonatäo Chanhino (Interclube), Daniel Manuel (Vila), Geraldo Santos (Vila), Glofate Buiamba (ASA), Milton Valente (1º de Agosto), Tárcio Domingos (1º de Agosto),  Edmilson Miranda (1º de Agosto), Cristiano Gomes (1º Agosto), Aires Goubel (1º de Agosto), Childe Dundäo (Petro), Ismael Monteiro (Petro), Cristiano Xavier (Petro), Cley Cabano (Petro), Avelino Dó (Petro), Saulemane Buzitu

(CPPL), Bruno Fernando (Montverde Academ), Sílvio Sousa (Montverde Academ),  Eric Amândio ( West Oaks Academ) e Valdir Manuel (The Patrick School). Por seu lado, Hilário Filipe, treinador principal da classe feminina, chamou igualmente 20 atletas:  Neuma Avelino (Maculusso), Kialanda Daniel (Maculusso), Celma Inglês (Sporting de Benguela),  Petra Madeira (Sporting de Benguela), Ariadne

Pelinganga (Sporting de Benguela), Breone Caculo (Sporting de Benguela), Valeriana Moxi (Interclube), Emanuela Mateus (Interclube),  Edvânia Pascoal (Interclube), Eduarda Gabriel (Interclube), Joana António (Interclube), Júda Quindanda (1º de Agosto), Cristiana Correia (1º de Agosto), Avelina Peso (1º de Agosto), Ivanilda Delfina (Inter de Benguela), Regina Pequeno (Inter de Beguela), Mariana Manuel (Inter de Benguela), Iracelma Manuel (Inter de Benguela), Canata Miguel (Benfica do Lubango) e Teresa Sacato (Benfica do Lubango).  M.C

FICHA TÉCNICA
Pavilhão Victorino Cunha
Comissário: José Carlos
Arbitragem: Francisco Tando,
Gilberto António e António Luvati

Petro:
Childe Dundao ( 0), Pedro Bastos (15 ), Rafael Silva (0 ), Gerson Varanda (0), Teotónio Dó (10), Domingos Bonifácio ( 7),  Hermenegildo Mbunga (4), Joaquim Pedro ( 2), Gerson Goncalves (15 ), Erickson António ( 0), Reggie Moore ( 19), Cley Cabanga (0).
Treinador: Lazare Adingono
Interclube: Gerson Domingos (  12), José Salvador ( 4), Francisco Horácio ( 10), Rogério Ngombo ( 2), Abdel Gomes ( 4), Egido Ventura ( 23), André Miguel (6 ), Goldafin Freitas ( 0), Alexandre Jungo (9 ), Fidel Cabita (1 ), Adilson Ramos (5 ).
Treinador: Alberto Babo Marcha do marcador: 11-17, 28-31, 47-52, 72-78