Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube almeja título

Gaud?ncio Hamelay , Lubango - 08 de Janeiro, 2017

Polícias auguram destronar ASA na prova que decorre no Lubango

Fotografia: Junilson António

A melhoria do terceiro lugar alcançado na edição anterior, constitui um dos propósitos da participação da equipa de cadetes feminino do Interclube de Luanda na 27ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol da categoria de Sub-16, que decorre na cidade do Lubango. A garantida é do técnico principal das “polícias”, João Manuel.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, João Manuel manifestou-se confiante numa boa prestação em função do trabalho desenvolvido durante o ano.
“O objectivo da participação do Interclube de Luanda, neste nacional, é melhorar a classificação do ano passado, já que saímos em terceiro lugar. Este ano, vamos fazer tudo para melhorar essa posição. Por aquilo que fizemos durante o ano, estamos confiantes que as miúdas possam fazer  melhor”, garantiu.

No tocante ao número de equipas participantes, no sector feminino, João Manuel realçou que era melhor se o escalão fosse mais divulgado. As seis formações presentes não correspondem  ao número de mulheres existentes em Angola. Quanto ao masculino, há um aumento em relação à edição passada, que contou com sete equipas. As dez formações estão divididas em dois grupos, com cinco cada. As ausências do ASA, campeão em título, e do 1º de Agosto constituem as "notas negativas" da competição, segundo "o comandante das polícias". João Manuel destacou que "as direcções das equipas não devem condicionar a participação das jogadores aos resultados, nos campeonatos provinciais".

"Temos de aprender que o mais importante é a participação das crianças nesses eventos, para  dar-lhes a matriz da alta competição. A defesa do título é uma condição imperiosa para as jovens campeãs. Por isso, as ausências do ASA e do 1º de Agosto são notas negativas dessa competição", reiterou. O técnico do Interclube destacou que entre centenas de objectivos, "os escalões de formação constituem o garante das selecções nacionais seniores". Angola é uma "marca mundial",  não pode desperdiçar o seu lugar, na história do basquetebol universal.

CD HUÍLA

O Clube Desportivo da Huíla disputa a prova nacional revestida de humildade. A equipa masculina compete para ganhar rodagem competitiva, segundo o chefe de departamento de basquetebol da agremiação, António Pina.

O reduzido número, na cidade de Lubango, não permite aumentar os níveis competitivos. Por isso, as equipas visitantes, especialmente as provenientes de Luanda, estão na condição de apresentar bons indicadores técnicos e tácticos, de acordo com o dirigente.


Petrolíferas e polícias agitam Lubango


A terceira jornada dos campeonatos nacionais de basquetebol, nos escalões de sub-16, em masculino e feminino,  decorre animada nas terras altas da Chela que proporciona nos pavilhões Multiuso de Nossa Senhora do Monte e do Benfica Petróleos do

LUBANGO COM
PARTIDAS  ALICIANTES


A organização reserva para a série A, a partir das 8h00, no pavilhão do Benfica Petróleos do Lubango, o encontro entre FD Kwanza de Luanda e o Recreativo do Libolo. A partida de cartaz da jornada vai opor no mesmo espaço, às 16h00, Petro de Luanda ao Interclube de Luanda. Por força de calendário, descansa o Heja Sports Clube do Lubango.Na série B, o Petro do Huambo recebe o Progresso do Sambizanga, às 9h00, no Pavilhão Multiuso de Nª Sr.ª do Monte. Às 12h00, entram em cena a formação do 1º de Maio de Benguela e o Sporting Clube de Benguela, no pavilhão do Benfica do Lubango. Descansa por força de calendário a equipa do Clube Desportivo da Huíla (CDH).

FEMININO

Em femininos, o 1º de Agosto recebe o Sporting de Benguela às 10h00, no Pavilhão do Benfica Petróleos do Lubango. A equipa Formigas do Cazenga joga com o Interclube de Angola às 11h00, no Pavilhão Multiuso de Nª Sr.ª do Monte.Para fechar a jornada, às 14h00 jogam no pavilhão do Benfica Petróleos do Lubango, o Interclube de Benguela e “as donas” da casa.