Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube apurado para as meias-finais

Melo Clemente - 12 de Dezembro, 2019

Angolanas e moambicanas podem reeditar a final da edio passada

Fotografia: Edies Novembro

A formação do Grupo Desportivo Interclube apurou-se para as meias-finais da 24ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores feminino, ao derrotar ontem, no Pavilhão do Cairo, Egipto, a congénere do Fap dos Camarões, por expressivos 81-43, em partida a contar para os quartos-de-final da aludida competição que encerra este sábado, com a disputa da grande final.
Depois de ter passeado classe na fase preliminar, em que  conseguiu três vitórias consecutivas em igual número de jogos, as comandadas de Apolinário Quaresma Paquete voltaram a mostrar o perfume do basquetebol angolano, vergando a formação camaronesa do Fap e garantindo a sua passagem para as meias-finais da 24ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova que caminha para a sua recta final.
Apesar do triunfo da formação da Polícia, o equilíbrio acabou por marcar a partida, fundamentalmente no quarto inicial, em que as vice-campeãs africanas saíram a vencer por apenas quatro pontos de diferença (21-17).
No segundo período, as duas equipas baixaram drasticamente de produtividade, fruto da desconcentração ofensiva. Nesta etapa, as vice-campeãs africanas anotaram apenas 12 pontos, contra 11 do Fap dos Camarões, tendo o resultado se fixado em 33-28 a favor do Grupo Desportivo Interclube, isto ao cabo dos primeiros 20 minutos.
Entretanto, motivadas com a chapa cem que aplicaram no adeus à fase de grupos, diante da formação  do Energie BBC do Benin, a quem venceram por 103-53, as vice-campeãs africanas entraram determinadas nos períodos subsequentes.
Com uma defesa organizada e um ataque eficiente, a formação do Grupo Desportivo Interclube, que procura o seu sexto anel continental, dominou por completo os últimos dois quartos, ante um Fap que teve que  se render ante a superioridade da representante angolana.
Aliás, os 24 pontos de diferença (32-56) imposta pela formação do Interclube a entrada do derradeiro quarto, atesta perfeitamente o domínio que as penta campeãs africanas mostraram ao longo dos 40 minutos de jogo.
Com a vitória assegurada e o consequente apuramento para as meias-finais da 24ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, as pupilas de Apolinário Quaresma Paquete estiveram simplesmente impecáveis nos lançamentos a longa distância, construindo uma vantagem gorda (81-43).
A senegalesa Astou Traore, ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, com 28 pontos marcados, foi a cestinha da partida, seguida da camaronesa Alexandra Green, com 17 pontos. Robyn Parks, norte-americana da formação da polícia foi a rainha dos ressaltos, com 11, ao passo que a internacional angolana, Nadir Manuel, foi a rainha das assistências, com oito.
Com esta vitória, a equipa do Interclube, penta campeã africana, vai defrontar amanhã, no Pavilhão do Cairo, para as meias-finais da 24ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a similar do Al Ahly do Egipto.
Já o Ferroviário de Maputo, actual campeã africana, derrotou ontem nos quartos-de-final a equipa do Energie BBC do Benin, por 40-104, e defronta nas meias-finais o Sporting Clube de Alexandria. O Sporting Club de Alexandria vergou o CNSS do Congo, por 86-42.
Amanhã, sexta-feira, acontece igualmente as duas partidas para as classificativas do quinto ao oitavo lugares, respectivamente. O Fap dos Camarões terá pela frente a similar do MFM da Nigéria, ao passo que o Energie BBC do Benin vai medir forças com  C.N.SS da República Democrática do Congo.