Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube e 1 de Agosto esboam Taa dos Clubes

Melo Clemente - 12 de Novembro, 2013

Angolanas vo procurar em Marrocos o ttulo de campes africanas que est na posse do Clube Desportivo de Maputo

Fotografia: Jornal dos Desportos

A época desportiva 2013/2014 abriu sábado último, no Namibe, com o 1º de Agosto e o Interclube a defrontarem-se para a decisão da Supertaça. As equipas seniores feminina de basquetebol do Interclube e do 1º de Agosto começam a partir de hoje, em Luanda, a esboçarem as respectivas participações na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova a disputar de 20 a 30 do mês em curso, em Marrocos.

As equipas técnicas das duas agremiações vão aproveitar os próximos cinco dias para limarem as últimas arestas, antes do início da fase derradeirada Taça dos Clubes Campeões Africanos, que começa a ser jogada a 20 do mês em curso. O Interclube, vencedor da Supertaca, está moralizado, por de ter vencido o zonal VI da Zâmbia, relegou curiosamente para o segundo lugar a formação militar.

Apesar de ter perdido a extremo Sónia Guadalupe a favor do 1º de Agosto, a formação do Interclube, equipa orientada pelo técnico Apolinário Paquete, conseguiu colmatar a saída da internacional angolana, com a contratação de uma jogadora norte-americana.A equipa adstrita à Polícia Nacional vai cumprir um estágio pré-competitivo no exterior do país, antes de rumar para o local da competição, conforme apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima da equipa técnica.

Apolinário Paquete assumiu já a luta pelo título da Taça dos Clubes Campeões Africanos, depois de ter vencido de forma brilhante o zonal da Zâmbia.A formação militar é outra das representantes do país, que vai estar presente na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Superada em duas ocasiões pela turma da Polícia, a equipa militar aposta fortemente na conquista do título, que se encontra na posse do Desportivo de Maputo.

Aliás, tal como aconteceu nos últimos tempos, as equipas angolanas e moçambicanas voltam a dominar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”.Aníbal Moreira não escondeu igualmente o desejo de conquistar a Taça dos Clubes Campeões Africanos, troféu que já teve o privilégio de arrebatar ao serviço do Clube Central das Forças Armadas.

BAI Basket
Libolenses preparam recepção aos polícias


O Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul prepara-se com todos os cuidados, para a recepção ao Interclube na sexta-feira, em partida a contar para a primeira jornada da XXXVI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket.Depois de ter assegurado as contratações Braúlio Morais, base, e Eduardo Mingas, para citar só estes, o representante da vila de Calulo teve um início de temporada auspiciosa, com a conquista o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos e a V edição do Torneio Victorino Cunha.

Sob liderança de Norberto Alves, novo timoneiro dos actuais vice-campeões nacionais, os libolenses mostraram possuir durante a disputa da V edição da Torneio Victorino Cunha, uma equipa altamente competitiva e sobretudo equilibrada nas várias áreas de jogo.Ao contrário da época transacta, este ano, a equipa de basquetebol decidiu efectuar a sua pré-temporada no país, mais concretamente, na província de Benguela.

Sexta-feira, o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva vai estar ao rubro, quando o Libolo receber a sempre aguerrida equipa do Interclube, agora sob versão de Alberto Babo, técnico que já orientou a formação do Petro de Luanda. O Libolo traçou como meta para a temporada 2013/2014 a conquista de todas as provas em que estiver engajada, de acordo com Nelson Oliveira, vice-presidente para o basquetebol daquela colectividade.Já o Interclube vai deslocar-se ao Pavilhão Principal com o objectivo de contrariar ao máximo o favoritismo da turma de Calulo.

Alberto Babo tem praticamente o plantel fechado para a nova época desportiva.O Progresso do Sambizanga recebe no Pavilhão Victorino Cunha, o ASA, ao passo que o Vila defronta a Universidade Lusíada.1º de Agosto e Petro de Luanda vão aguardar pelas seus adversários a saírem  do torneio de apuramento. M.C