Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube e 1 de Agosto decidem passe as "meias"

Hlder Jeremias - 14 de Março, 2013

Interclube recebe amanh o 1 de Agosto na segunda mo dos quarto-de-final

Fotografia: M.Machangongo

Interclube e 1º de Agosto efectuam hoje a projecção do jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Angola em seniores masculinos, a disputar-se amanhã, a partir das 18h00, no 28 de Fevereiro. O resultado equilibrado da primeira partida, disputada na última terça-feira (96-91), obriga as duas equipas a fazerem um jogo cauteloso, de modo a concretizar o apuramento para as meias-finais.

Com Carlos Almeida, Kikas e Miler Cerdrick Ison em bom momento de forma desportiva, o técnico do 1º de Agosto, Paulo Macedo, tem em sua posse os meios necessários para encurtar a corrida para a conquista do troféu que está em posse da sua formação. Lançamentos exteriores e jogadas de penetração dominaram ontem os treinos da equipa do Rio Seco. Paulo Macedo não poupou esforços na combinação de diferentes esquemas tácticos para o esperado embate de amanhã.

A experiência do jogo anterior, no qual a tónica dominante foi o equilíbrio, levaram a equipa técnica militar adoptar uma estratégia que valorize os lançamentos exteriores. Paulo Macedo e pupilos querem evitar os 54 pontos sofridos no final da primeira parte do jogo anterior e distanciarem-se dos polícias. O técnico do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que na presente época já se superiorizou ao detentor do troféu, deseja redimir-se do mau resultado fora de portas. Os polícias treinaram ontem no campo das oficinas dos Bombeiros para corrigir as falhas defensivas que estiveram na base do desaire nos minutos finais do jogo da primeira mão.

Ginguba tem como missão evitar que a equipa volte a sucumbir diante dos militares, como sucedeu no jogo da final da edição passada, na altura às ordens do técnico José Carlos Guimarães. Para tal, reitera o espírito de grupo na equipa, ao contrário do que sucedeu em algumas fases do primeiro jogo, em que atletas como Milton Barros, Roderick Neal, Jorge Tati e Lifetu Selengue debilitavam o ataque com acções individuais. Noutras partidas dos quartos-de-finais, o Vila Clotilde prepara-se para se voltar a impor ao Atlético Sport Aviação. No jogo da primeira mão, venceu por 106-102. O Atlético Petróleos de Luanda tem a tarefa facilitada diante da Universidade Lusíada, depois da vitória no primeiro jogo por 102-80. O Recreativo do Libolo defronta o Progresso do Sambizanga, depois de vencer a primeira partida por 90-50.

NBA
Miami Heat
passeia classe


O Miami Heat derrotou mais um adversário e agora soma 19 vitórias consecutivas, o recorde absoluto da equipa. Os donos da casa estiveram melhor durante todo o jogo e marcaram 98 a 81 no Atlanta Hawks, somando agora 48 vitórias e 14 derrotas na fase regular da NBA. Além de lhe valer a liderança da Conferência Leste, a vitória garantiu a classificação antecipada para os play-off. Se a vitória do Heat já é uma rotina, a surpresa ficou pelo facto de LeBron James não tiver uma exibição espectacular. O extremo ficou em quadra por 30 minutos e contribuiu com 15 pontos, sete ressaltos e sete assistências. Quem liderou a equipa foi o base Dwyane Wade, que anotou 23 pontos e deu seis assistências. Pelos Hawks, o extremo Josh Smith marcou 15 pontos e pegou seis ressaltos.

Noutro jogo, o Minnesota Timberwolves (22-39) contou com uma actuação espectacular do base espanhol Ricky Rubio para vencer o San Antonio Spurs (49-16) por 107 a 83. Os Timberwolves, que foram derrotados em oito das suas dez últimas partidas, viram Rubio a marcar o triplo-double de 21 pontos, 13 ressaltos e 12 assistências. Pelos Spurs, que jogaram sem o base francês Tony Parker e o extremo Tim Duncan, o poste brasileiro Tiago Splitter anotou apenas quatro pontos e pegou 11 ressaltos.

PLAY-OFF À VISTA
Lakers vencem
Orlando Magic


Os Los Angeles Lakers venceram os Orlando Magic fora de casa e alcançaram o oitavo lugar na Conferência Oeste. Se a época regular terminasse hoje, a equipa estaria com um lugar garantido nos play-off. Após a vitória por 106 a 97, a equipa da Califórnia passou a somar 34 vitórias em 65 partidas, resultado agora superior ao do Utah Jazz. Em noite “tímida” do base-extremo Kobe Bryant, que anotou apenas 11 pontos e oito assistências, coube ao poste Dwight Howard liderar a equipa com 39 pontos e 16 ressaltos. No Magic, o destaque foi o base Jameer Nelson, que marcou 21 pontos, e o extremo Tobias Harris, com 17 pontos e 15 ressaltos. Noutra partida da ronda, o Cleveland Cavaliers (22-42) recebeu o Washington Wizards (20-42) e venceu por 95 a 90.