Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube e Libolo em destaque no kilamba

Juscelino da Silva - 01 de Março, 2018

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com seis baixas de vulto, o  Interclube recebe amanhã, às 20h00, na Arena do kilamba, o Sport Libolo e Benfica, no jogo grande da primeira jornada da terceira volta do Unitel Basket 2017-2018l, o principal campeonato nacional de basquetebol sénior masculino. Falham o jogo, os extremos Fidel Cabita e Paulo Barros Márcio, o poste Pitcho Manga, o extremo-poste Babão e os bases Paulo Santana e Gerson Domingos.
Fidel Cabita está lesionada há três meses, Paulo Márcio tem rotura nos ligamentos, Picho Manga fracturou o braço esquerdo no treino e deve parar três semanas, Babão está acossado de paludismo, Gerson Domingos está lesionado há dois meses e Paulo Santana está com dores no tornozelo. Informações próximas do clube dão conta que o base Gerson já trabalha com o preparador físico e deve voltar à quadra na próxima semana.
Quem está de volta à quadra é Miguel Kiala. O poste esteve privado dos treinos durante uma semana devido a uma lesão no joelho direito.
 Na última segunda-feira, recebeu as boas-vindas dos colegas nos treinos realizados nos Bombeiros. Face aos constrangimentos de saúde, o técnico da equipa da Polícia Nacional conta apenas com 10 atletas para o embate desta sexta-feira.
"É o momento dos jogadores menos utilizados darem um passo à frente; esperamos que correspondam positivamente. Apesar das lesões no grupo, vamos encarar o desafio com a máxima atenção e responsabilidade. Vamos fazer tudo para travar a avalanche ofensiva do nosso adversário", disse Manuel Sousa "Necas".
Ontem, o treino incidiu-se na vertente técnica, correcção de  posicionamento em campo, defesa e ataque, lançamento de curta e longa distância. Defesa homem-a-homem a todo o terreno, seguido de alongamento encerraram a sessão de treino.
Para o embate desta sexta-feira, o Interclube pode sair com este cinco: Walter Tadeu, Egídio Ventura, Miguel Kiala, José salvador e Bombo Rogério.
                                        
  BASQUETEBOL          
Emmanuel Quezada
regressa à quadra


Os regressos de Emmanuel Quezada e de Jonny Pedro constituem factores de alegria no seio da equipa técnica do 1º de Agosto, liderada por Paulo Macedo. Os influentes jogadores no ataque e na defesa vão integrar a equipa militar sénior masculina de basquetebol no confronto contra o Vila Clotilde, para a primeira jornada da terceira volta do Unitel Basket 2017-2018.
A partida está agendada para sábado, às 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, por indisponibilidade do Victorino Cunha. A casa dos militares está a beneficiar de obras de restauração. Emmanuel Quezada não disputou os últimos jogos por razões contratuais e Jonny Pedro recupera satisfatoriamente de uma lesão contraída no mês de Novembro de 2017 e falhou a convocatória da selecção nacional, que disputou o torneio africano de qualificação ao Mundial da China 2019.
O poste sofreu uma cirurgia no ombro direito em Portugal. Até o dia de jogo, os dois atletas treinam com o grupo sem limitações a condição física na Ilha de Luanda e no ginásio da agremiação. O quadro clínico da equipa militar ainda não está livre de doentes. Felizardo Ambrósio continua alistado. O treinador adjunto do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, disse ao Jornal dos Desportos que estão "ansiosos" pelo regresso de Miller por ser "um jogador com qualidades" acima da média e "faz muita falta ao grupo".
Aníbal Moreira realçou que a posição cinco ficou fragilidade com lesões de alguns atletas, mas a equipa técnica colmata as ausências com uma estratégia bem definida. Para o jogo de sábado, "o grupo está bem e com a máxima precaução" para defrontar "um adversário de outro campeonato".
"Depois de duas voltas, cumprimos com os nossos objectivos. Vamos entrar na terceira volta com a mesma dedicação para galvanizar e impactar a equipa, visando a fase mais importante da competição: a final", disse Moreira.
Diante dos rapazes do bairro Maculusso, o treinador adjunto do 1º de Agosto está confiante na boa prestação de Armando Costa, Eduardo Mingas, Mutu Fonseca, Carlos Cabral, Sebastião Quicuami, Islando Manuel, Edson Ndoniema, Emmanuel  Quezada, Jonny Pedro, Leandro da Conceição, Malick Cisse, Adilson Ramos e Gildo Santos.
Recorda-se que Emmanuel Quezada desembarcou em Luanda para vestir as cores do Petro de Luanda. O norte-americano brilhou no ano de estreia e coleccionou o título de MVP do primeiro campeonato em solo angolano.
       
TERCEIRA VOLTA
Benfiquistas começam sem Reggie Moore


O Interclube recebe amanhã o Sport Libolo e Benfica a viver dias difíceis. Problemas contratuais continuam a baralhar os trabalhos da equipa técnica, que viu o extremo-poste de 37 anos de idade, Reggie Moore, a assinar o "divórcio" com o presidente do Sport Libolo e Benfica, Rui Campos. O atleta reclamava pagamentos de salários correspondentes a três meses de atrasos e rescindiu por justa causa.
Ainda assim, o treinador-adjunto Ricardo Rodrigues, que orienta a equipa na ausência de Raul Duarte, diz ter o grupo pronto, apesar da ausência do poste norte-americano André Harris. O atleta viajou para a sua terra natal a fim de tratar assuntos pessoais. O regresso está previsto para o dia cinco do corrente.
"O grupo está bem. Vamos encarar este desafio com a máxima atenção, pois sabemos a qualidade do nosso adversário", disse Ricardo Rodrigues.
Roberto Fortes, Pedro Bastos, Manda João, Divaldo Mbunga, Milton Barros, Benvindo Quinbamba, Teotónio Dó, Jakel Foster, Olímpio Cipriano, Francisco Sousa e Josinei Joaquim, treinaram às ordens de Ricardo Rodrigues.
A primeira jornada da terceira volta do Unitel Basket 2017-2018 faz disputar hoje, no Arena do Kilamba, duas partidas. Às 18h00, o ASA recebe o CrisNgunza e às 20h30 jogam Helmarc Academia com o 1º de Agosto. Amanhã, jogam às 17h30, no mesmo recinto, ASA e a Universidade Lusíada.
Por indisponibilidade do pavilhão do Rio Seco, que recebe as obras de reestruturação, a Marinha de Guerra recebe, às 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o  Petro de Luanda.
A jornada abre às 15h00 com o jogo entre o Vila Clotilde e CrisNgunza no Arena do Kilamba. O Arena fica indisponível para a recepção de  jogos a partir deste sábado, de acordo com o gestor do empreendimento, Hugo da Silva.