Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube entra a ganhar

Melo Clemente - 28 de Novembro, 2015

Base Italy Lucas esteve em grande destaque na formação do Grupo Desportivo Interclube

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa do Grupo Desportivo Interclube começou com vitória a defesa do título da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino, ao vergar ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, a similar do INSS do Congo Democrático, por 56-44, em partida referente a primeira jornada da fase preliminar do Grupo B da aludida competição.

As comandadas de Manuel Sousa “Necas” entraram algo apáticas na partida, fruto da maior pressão defensiva exercida pelas congolesas, fundamentalmente, nos minutos iniciais do primeiro período.

Na qualidade de campeã africana em título, a formação do Grupo Desportivo Interclube, que fez a sua preparação no exterior do país, mais concretamente, na África do Sul, conseguiu em algumas etapas do quarto inicial sobrepor-se a sua adversária, que experimentou algumas dificuldades, sobretudo, no capítulo ofensivo.

Ao cabo dos primeiros 20 minutos, a formação adstrita à Polícia Nacional, que persegue o seu quinto título a nível de clubes, vencia já por uma margem confortável de 15 pontos (35-20).

Neta etapa, a base Italy Lucas, norte-americana naturalizada angolana, e a extremo-poste Felizarda Jorge, destacavam-se nos lançamentos a longa distância, ante a passividade da defesa adversária.

A equipa congolesa, que apenas chegou na capital angolana, Luanda, na quinta-feira, ressentiu-se do desgaste físico, resultante da viagem.
Quando se esperava por uma postura mais acutilante das campeãs africanos no terceiro período, foram as congoleses que se mostravam mais determinadas, facto que obrigou Manuel Sousa “Necas” a solicitar um desconto de tempo.

Lideradas pela base Italy Lucas, ela que foi a cestinha da partida, com 16 pontos, a formação do Grupo Desportivo Interclube voltou a superiorizar-se no quarto derradeiro, para a alegria da claque angolana que esteve em número bastante reduzida.

No final da partida, Manuel de Sousa “Necas” mostrou-se satisfeito pela vitória alcançada, tendo prometido um desempenho melhor na ronda dois.

“Penso que entramos bem na partida, mas, depois do intervalo, a equipa relaxou fruto da vantagem que trazia nos primeiros 20 minutos. Foi necessário chamar-lhes a atenção e, no último quarto, conseguiram dar uma boa resposta. Vamos trabalhar para o jogo de amanhã (hoje).

Por seu lado, o técnico congolês  do INSS era um homem visivelmente conformado com a derrota.


FICHA TÉCNICA

Pavilhão do Kilamba

Comissário: Tony Sofrimento
Arbitragem: Bandeira (Moçambique), Essia (Gabão) e Otieno (Quénia).

Interclube: Catarina Camufal (4), Italy Lucas (16), Marciana Fernandes (2), Rosimira Daniel (4), Sequoia Holmes (9), Angela Cardoso (4), Nadir Manuel (0), Felizarda Jorge (8), Angelina Golombe (2), Ngendula Filipe (7), Elsa Eduarda (0), Breana Sally (0).
Treinador: Manuel Sousa "Necas"

INSS da RDC: Lubata Londa (4), Musala Munda  (0), Bombolo Balongya (1), Tshibola Kanku (2), Mambengya Teba (14), Kabobo Ahongi (2), Badite Tebapale (11), Samba Wa (0), Ngokasi Biatshini (0), Kapinga Maweja (7), Mbombo Mitshabu (0).
 Treinador: Mosengo Vale

Marcha do marcador:   17-12, 35-20, 41-33, 56-44


GRUPO A
Maculusso vence Berco Star na estreia


A formação do Grupo Desportivo O Maculusso estreou-se ontem com vitória, ao derrotar no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a similar do Berco Star do Burundi, em partida referente à primeira jornada do Grupo A da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino.

Depois de ter perdido nos dois primeiros períodos (13-12 e 34-32), a formação do Grupo Desportivo O Maculusso, que à semelhança das burundesas, faz estreia na referida competição, apareceu transfigurada no terceiro e quarto períodos, fruto do maior rigor defensivo.

Apesar de ter perdido o quarto inicial, por 13-12, o equilíbrio acabou por prevalecer nos primeiros períodos. Aliás, o resultado apertado atesta perfeitamente o equilíbrio que houve nesta etapa.

As duas equipas voltaram a entrar determinadas no segundo quarto, tendo a equipa forasteira anotado 21 pontos, contra 20 das pupilas de Fernando Sapalo, o que perfez 34-32, ao cabo dos primeiros 20 minutos, à favor da formação do Berco Star do Burundi.

No terceiro quarto, a ansiedade apoderou-se das duas agremiações, com perdas sistemáticas de bola, sendo o período menos produtivo, com o Grupo Desportivo O Maculusso a marcar apenas dez pontos, contra doze do Beco Satar. As forasteiras terminaram em vantagem de quatros pontos (46-42).

A equipa do Grupo Desportivo O Maculusso melhorou significativamente a sua defesa, assim como o ataque, e vulgarizou praticamente a sua opositora. Ruth Paim, Pascalina Dias e Cristina Matiquite estiveram em grande destaque na formação angolana com 15, 14 e 12 pontos respectivamente.

Do lado do Berco Star do Burundi, Kalume Florence, por sinal a capitã, foi a cestinha da partida, ao anotar nada mais, nada menos, do que 35 pontos, isto em 35 minutos e 54 segundos.

Maculusso conseguiu 34 ressaltos, contra 28 do Berco Satar. A equipa angolana foi mais eficaz nos lançamentos a longa distância, com 33 por cento, contra 17 por cento da formação forasteira. Já nos lançamentos dos dois pontos, a formação do Beco superiorizou-se, obtendo 60 por cento, contra 48 por cento das angolanas. Kalume Florence foi ainda a rainha dos ressaltos com 11.

Com este triunfo, o Grupo Desportivo O Maculusso lidera a tabela classificativa do Grupo A, com dois pontos, seguido do Berco Star do Burundi, com um.     
M.C


SEGUNDA JORNADA
Inter  e Ferroviário
medem forças hoje


A formação do Interclube tem hoje tarefa difícil, quando receber a partir das 18h00, no Pavilhão do Kilamba, a congénere do Ferroviário de Maputo, na partida de maior destaque da segunda jornada do Grupo B da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

Depois de ter derrotado ontem na estreia, a formação do INSS do Congo Democrático, as pupilas de Manuel de Sousa “Necas” vão procurar esta noite alcançar a segunda vitória na competição, ante uma equipa bastante aguerrida.

O Ferroviário de Maputo poderá eventualmente tirar alguma vantagem do desgaste físico das campeã africanas, que ontem fizeram um esforço suplementar para levar de vencida a equipa do Congo Democrático.

O equilíbrio vai seguramente prevalecer na partida, a julgar pelo potencial das duas agremiações.

O segundo dia de competição abre às 12h00, com a formação do INSS do Congo Democrático a defrontar o First Bank da Nigéria, num prélio onde as nigerianas são claramente favoritas. As 14h00, a equipa do USIU do Quénia vai medir forças com KCCA do Uganda, para o Grupo B.

Já para o Grupo A, o Grupo Desportivo O Maculusso defronta a formação do Dolphins da Nigéria, em partida referente à segunda jornada. As militares estreiam-se na prova, quando defrontarem às 20h00, o Berco Star do Burundi.
M.C