Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube leva deciso a finalssima

Hlder Jeremias - 09 de Junho, 2014

Interclube leva deciso a finalssima

Fotografia: Jos Soares

O Interclube relançou a luta pela conquista da XXIV edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino, ao vencer ontem à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, por 66-64, o 1º de Agosto, em jogo referente a segunda-mão da final da referida competição. Com esta vitória a formação da polícia força a disputa da finalíssima, marcada para amanhã, a partir das 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

Depois de terem consentido a derrota por 39-53 no jogo da primeira-mão, disputado sábado no pavilhão Vitorino Cunha, as comandadas de Apolinário Paquete souberam dignificar a condição de detentoras do troféu, ao impedirem que Jaime Covilhã tivesse a veleidade de "fazer a festa" em casa das polícias, depois de ter vencido o provincial de Luanda e ter ido a Benguela arrebatar o título nacional.

Os amantes da modalidade foram presenteados com um raro espectáculo da "bola ao cesto", em que ambas equipas se desdobraram em manobras exaustivas tendentes a impor a sua superioridade táctica. O equilíbrio prevaleceu desde o período inicial, apesar das militares terem denotado maior eficácia em termos de finalização no quarto inicial, o que resultou na vantagem de 20-26.

Com a norte-americana Italee Lucas em pleno momento desportivo, Apolinário Paquete viu as suas atletas recuperarem o fôlego, sempre que a equipa estivesse em eminência de "bater em retirada". A extremo base fazia jogar as suas companheiras e tirava proveito do seu poder de incisão para anular a vantagem do adversário quer através de lançamento da linha de 6.75 metros, quer em entradas na diagonal.

Com o placard a registar o empate de 28-28 à entrada do terceiro período, o 1º de Agosto voltou a apresentar uma equipa mais homogénea, cujo rigor táctico ofuscava o discernimento defensivo da equipa anfitriã, mas a audácia de Italee Lucas (cestinha da partida com 20 pontos), bem auxiliada por Meiya Tireia (4), e Nguiendula Filipe (10) foram preponderantes da escalada das polícias no penúltimo tempo em que as militares saíram a perder por um ponto(46-45).

O período derradeiro foi o mais equilibrado, tendo o placar registado quatro empates (54-54, 56-56, 59-59, 64-64), mas a grande protagonista foi a atleta Mereciana Fernandes que converteu um triplo e desfez a vantagem militar de um ponto (60-59), quando faltava menos de um minuto para se jogar, colocando o Interclube com a vantagem de 62-60, resultado que foi dilatado com a conversão de lançamentos livres pela norte americana Italee Lucas para os favoráveis 64-60.