Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Italee Lucas falha campeonato Africano

Melo Clemente - 25 de Setembro, 2015

Direcção da Federação angolana da modalidade está indignada com a decisão da Fiba-Mundo em aceitar a inscrição da atleta

Fotografia: Paulo Mulaza

A base norte-americana, Italee Lucas, naturalizada recentemente angolana, está fora da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição que arrancou ontem em Yaoundé, Camarões, em virtude da Fiba-Mundo ter "chumbado" a inscrição da atleta.

Apesar de ter seguido com a comitiva angolana para o palco da competição, a base do Grupo Desportivo Interclube volta a falhar o compromisso da Selecção Nacional, depois de ter ficado de fora nos XI Jogos Africanos de Brazzaville.

De acordo com o comunicado da FAB, a que o Jornal dos Desportos teve acesso e assinado pelo seu presidente, Paulo Alexandre Madeira, o órgão reitor da modalidade no país iniciou o processo de inscrição da atleta de origem norte-americana para disputar os Jogos Africanos e o Afrobasket, a 14 de Agosto do ano em curso.
Segundo ainda o comunicado, a base Italee Lucas vai estar em condições administrativas de representar a Selecção Nacional no torneio pré-olímpico, caso Angola não consiga o apuramento directo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por via da conquista do Afrobasket dos Camarões.

Com a ausência da influente base, o seleccionador nacional, Jaime Covilhã, vê-se obrigado a alterar a sua estratégia para atacar o tricampeonato africano e, consequentemente, o apuramento aos Jogos do Rio de Janeiro.

Entretanto, as extremos Nacissela Maurício e Felizardo Jorge continuam sob observação médica, apesar de estarem a recuperar satisfatoriamente das mazelas que os apoquentavam.

Apesar destas contrariedades, Jaime Covilhã mantém o discurso virado para á conquista do título da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações que hoje faz disputar seis partidas referentes aos grupos A e B da fase preliminar da aludida competição.

Angola vai disputar o Afrobasket dos Camarões com apenas onze atletas, nomeadamente, Fineza Eusébio, Artémis Afonso, Felizardo Jorge, Maria Rosa Gala, Isabel Francisco, Marinela Muxiri, Luísa Tomás, Ana Gonçalves, Nacissela Maurício, Nadir Manuel e Ngindula Filipe.

ANGOLA MEDE FORÇAS
HOJE COM A NIGÉRIA  


A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina defronta hoje, a partir das 20h45 minutos, a congénere da Nigéria, em partida a contar para a segunda jornada do Grupo B da fase preliminar da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova que decorre desde ontem, em Yaoundé, Camarões.
Depois de ter sido eliminada nas meias-finais dos XI Jogos Africanos de Brazzaville (59-61), a Selecção Nacional vai tentar vergar esta a noite a similar da Nigéria e alcançar a tão almejada desforra.

A Nigéria que ontem viu ontem sua partida inaugural frente a Guiné Conakry para o dia 27 do mês em curso, vai aproveitar a frescura física das suas atletas para vergar o cinco nacional.

Ontem, o combinado nacional defrontou a congénere do Senegal mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.
Ainda para o Grupo B, a selecção do Egipto cilindrou a Argélia, por 96-55, ao passo que para o Grupo A, o Mali bateu facilmente a África do Sul, por 69-27.
Hoje, a ronda dois do Grupo B, compreende ainda as seguintes partidas: Moçambique-Uganda, às 9h30 minutos, Gabão-África do Sul, às 14h00 e Camarões- Mali, a partir das 18h30 minutos.

Já para o Grupo B, a Guiné Conakry mede forças com o Egipto, às 11h45 minutos, ao passo que o Senegal defronta a Argélia, a partir das 16h19 minutos.