Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Italle Lucas é aguardada hoje

Melo Clemente - 26 de Julho, 2017

Pupilas de Jaime Covilhã realizam esta tarde o primeiro jogo de controlo com a equipa de cadetes masculinos do 1º de Agosto

Fotografia: José Cola|Edições Novembro

 A base norte-americana naturalizada angolana, Italle Lucas, 1, 75 metros, é aguardada hoje, quarta-feira, na capital do país, Luanda, a fim de integrar os trabalhos de preparação da Pré-Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina, que projecta no Pavilhão Arena do Kilamba à fase final da 23ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket , prova a decorrer de 18 a 27 de Agosto próximo, em Bamako, Mali.

A coqueluche da formação do Grupo Desportivo Interclube desembarca em princípio hoje, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, proveniente dos Estados Unidos da América, onde este em gozo de férias.

Italle Lucas que falhou à fase final do Campeonato Africano das Nações de 2015 por questões "administrativas", perdeu recentemente a sua avô, razão pela qual a sua integração deve acontecer apenas hoje, na sessão de treinos prevista para as 17h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, infra-estrutura construída em 2013, no âmbito da realização em Angola da fase final do Campeonato do Mundo de hóquei em patins.

Com a provável integração da base do Grupo Desportivo Interclube, o seleccionador nacional, Jaime Covilhã, vê aumentado o leque de opções, fundamentalmente, na posição um (base), depois das saídas de Isabel Francisco, por opção técnica, e Catarina Camufal, que abandonou a carreira desportiva.

A dois dias do embarque para a República Federativa do Brasil, palco onde o cinco nacional vai realizar o seu estágio pré-competitivo, antes de rumar para o Mali, a equipa técnica nacional vai poder contar com as dezasseis atletas convocadas para a aludida competição.

Jaime Covilhã mostrou-se satisfeito com a provável integração da campeã nacional pela formação adstrita a Polícia Nacional."A Italle Lucas  é uma atleta extremamente importante naquilo que é o objectivo da selecção nacional para o Afrobasket do Mali, que passa naturalmente, pela conquista do título perdido em 2015. Acredito que a sua integração no grupo dar-se-á de forma natural, a julgar pelas suas qualidades", perspectivou o seleccionador nacional das bicampeãs africanas.

Entretanto, ainda hoje, a partir das 17h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, a Pré-Selecção Nacional poderá efectuar o seu primeiro jogo de controlo no país, diante do da equipa de cadetes masculinos do 1º de Agosto.

Amanhã, quinta-feira, as comandadas de Jaime Covilhã vão enfrentar no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 17h00, a equipa de cadetes masculinos do Petro de Luanda. 

O aprimoramento da componente física, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos com realce para a circulação da bola em todas as áreas de jogo, têm dominado as sessões de treinos do combinado nacional que vai em busca do terceiro anel continental, depois das conquistas de 2011, no Mali, e 2013, em Moçambique, respectivamente.

Angola vai disputar à fase preliminar do Afrobasket  2017, inserida no Grupo A, juntamente com a República Centro Africana, Mali, país organizador, Camarões, Tunísia e Costa do Marfim. O Grupo B é liderada pela selecção do Senegal, actual campeã africana em título, Nigéria, Egipto, Guiné, República Democrática do Congo e Moçambique.

PRÉ-SELECÇÃO
VIAJA NA SEXTA

A Pré-Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol deixa esta sexta-feira a capital do país, Luanda, com destino a República Federativa do Brasil, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo de aproximadamente duas semanas, antes de rumar para o Mali, palco da fase final do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket).

No Brasil estão previstos seis jogos de controlo, com realce para os dois confrontos diante da selecção principal daquele país, com fortes tradições a nível do basquetebol mundial. As outras quatro partidas serão com equipas locais da primeira liga daquele país.