Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

James Harden foi o jogador mais valioso da temporada

27 de Junho, 2018

A Liga Norte -americana de basquetebol distinguiu na segunda-feira os melhores jogadores da temporada recém -terminada, em que os Golden State Warriors  subiram mais alto no pódio, com a atribuição dos prémios para as diversas categorias.
James Harden, dos Houston Rockets, venceu o prémio de Jogador Mais Valioso da época (MVP) do campeonato norte-americano (NBA), ao bater os outros dois candidatos,  LeBron James (Cleveland) e Anthony Davis (Nova Orleães).
“Todos anos tento ser melhor do que o anterior, segurar este troféu, finalmente, significa muito”, disse Harden, de 28 anos, na cerimónia de atribuição de prémios NBA, o NBA Awards, que se realizou na segunda-feira à noite.
O jogador norte-americano, melhor marcador da temporada regular com uma média de 30,4 pontos por jogo, foi o escolhido para suceder a Russel Westbrook (Oklahoma City), distinguido em 2017 apesar da eliminação na final dos play -offs da Conferência Oeste, frente aos Golden State Warriors (4-3).
Os Golden State Warriors sagraram -se campeões ao vencer os Cleveland Cavaliers,  por 4-0, na final do campeonato.
O atleta da equipa do Texas juntou-se ao ex -jogador Michael Jordan, como os únicos da história do NBA a conseguir uma média de 20 pontos por jogo, oito assistências, cinco ressaltos e 1,7 roubos de bola, em apenas uma temporada.
Na cerimónia, foi também distinguido o melhor treinador da época, prémio atribuído a John Casey, pela prestação à frente dos Toronto Raptors, que bateu o recorde de vitórias da equipa (59).
O australiano Bem Simmons, dos Philadelphia 76ers, foi ainda eleito o ‘rookie’ do ano, ao bater Donovan Mitchell (Utah Jazz) e Jayson Tatum (Boston Celtics).
A distinção de Jogador Mais Valioso é atribuída desde a temporada de 1955-56, o ex-jogador Kareem Abdul -Jabbar foi quem venceu o troféu por mais vezes (6), seguido de Bill Russel e Michael Jordan (5) e Wilt Chamberlain e LeBron James (4), um dos candidatos vencidos desta época.