Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Joanesburgo acolhe estrelas da NBA

Melo Clemente - 18 de Julho, 2015

Luol Deng sudanês naturalizado britânico vai capitanear a formação de África na III edição do Jogo das Estrelas com palco na África do Sul

Fotografia: AFP

A capital económica da África do Sul, a cidade de Joanesburgo, acolhe a 1 de Agosto, no Ellis Park Arena, a primeira edição do Jogo das Estrelas, com a participação de jogadores americanos e africanos que actuam na Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).

A partida, uma organização da NBA em parceria com a Associação de Jogadores de Basquetebol (NBPA), vai ser disputado em apoio à Associação de Rapazes e Raparigas da África do Sul e da Fundação Nelson Mandela.

A equipa de África vai ser constituída pelos jogadores nascidos no continente berço da humanidade e que actuam na maior liga do mundo, a NBA, ao passo que a formação do Resto do Mundo fazem parte os jogadores, conforme fez saber o comité organizador da primeira edição dos Jogos da Estrelas, no continente africano.

O conjunto de África vai ter como capitão, o extremo do Miami Heat, Luol Deng, sudanês naturalizado britânico, ao passo que Chris Paul, dos Los Angeles Clippers, distinguido em oito ocasiões no All-Star Game, vai comandar a equipa do Resto do Mundo.

Entretanto, na equipa de África, destaque ainda para as presenças de Farouq Aminu, dos Portland Trail Blazers, nascido nos Estados Unidos da América,  sendo que os país são nigerianos, Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, grego de origem nigeriana, Nicolas Batum, Charlotte Hornets, francês de origem camaronesa, Bismack Biyombo, Toronto Raptors, congolês democrata, Boris Diaw, San Antonio Spurs, francês de origem senegalesa, Gorgui Dieng, Minnesota Timberwolves, senegalês, Festus Ezeli, campeão pelo Golden State Warriors, nigeriano, Serge Ibaka, Oklahoma City Thunder, congolês, e Luc Mbah Moute, dos Sacramento Kings, camaronês.

A equipa do Resto do Mundo para além de Chris Paul, presidente da Associação dos Jogadores de Basquetebol, vai contar ainda com as presenças de Bradley Beal, dos Washington Wiazards, Kenneth Faried, Denver Nuggets, Marc Gasol, Memphis Grizzlies, Pau Gasol, Chicago Bulls, Jeff Green, Memphis Grizzlies, Marcus Inteligente, Boston Celtics, Evan Turner, Boston Celtics, e Nikola Vucevic, do Orlando Magic.

Já o categorizado técnico, Gregg Popovich, penta campeão da NBA com a formação dos San Antonio Spurs, vai dirigir a equipa de África. Popovich venceu as edições 1998/99, 2002/03, 2004/05, 2006/07 e 2013/14.

Popovich que foi assistente de Larry Brown no próprio San Antonio Spurs entre 1988 e 1992, vai ser auxiliado por Mike Budenholzer, dos Atlanta Hawks, Monty Williams, técnico assistente do Oklahoma City Thunder, Geral Billy Rei, dos Brooklyn Nets, Masai Ujiri, dos Totonto Raptors, para além de Eric Waters, dos Washington Wizards.

A equipa do Resto do Mundo vai ser orientada por Lionel Hollins, técnico principal dos Brooklyn Nets, tendo como coadjuvantes, Brad Stevensm dos Boston Celetics, R.C Buford, dos San Antonio Spurs e Keon Weise, do Orlando Magic.

Nomes com Dikembe Mutombo, da República Democrática do Congo, e o nigeriano Hakeem Olajuwon vão igualmente marcar presença no Jogo das Estrelas.