Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jone Pedro tricolor

Juscelino da Silva - 10 de Agosto, 2019

Jone Pedro troca Galitos de Portugal pela equipa do eixo-virio

Fotografia: Edies Novembro

O poste Jone Pedro, de 28 anos de idade, 2,08 metros de altura e 105 quilogramas de peso, é a mais recente contratação do Petro de Luanda para a época 2019/2020. O basquetebolista angolano já integrou o plantel às ordens de Gersione Betel, técnico adjunto de Lazare Adingono.Jone Pedro e Benvindo Quimbamba, ambos preteridos da selecção nacional que está na República Popular da China a preparar o Mundial, apresentaram-se na quinta-feira à equipa técnica e aos restantes colegas em que se destacaram os bases Joaquim Pedro "Quinzinho" e Childe Dundão, bem como os postes Aldemiro João e Aboubakar Gakou. O grosso da equipa está na selecção nacional.

O experiente poste treinou limitado por estar a contas com uma dor no joelho esquerdo. O corpo médico dos petrolíferos já trabalha na recuperação do atleta.Gersione Betel, técnico adjunto que orienta os trabalhos na ausência de Lazare Adingono, mostrou-se satisfeito com a chegada do mais novo reforço."O Jone Pedro traz mais qualidade ao nosso plantel. Acreditamos que vai dar uma boa ajuda à equipa e também vai permitir maior competitividade entre os colegas da mesma posição. Apesar de vir tocado da selecção nacional, vai continuar a treinar com o grupo até que esteja totalmente recuperado", disse.

O adjunto de Lazare Adingono ressaltou que, nessa fase, Jone vai apenas fazer lançamentos de curta e longa distância, porquanto a equipa técnica tem de trabalhar com o poste para se adaptar à nova equipa.Proveniente de Galitos de Portugal, equipa que representou na época passada, Jone Pedro assinou um vínculo contratual com a direcção do Petro de Luanda válido por duas épocas.

No segundo dia de treino dos campeões nacionais, que projectam a nova época desportiva, o jovem atleta mostrou-se feliz por representar as cores do emblema do eixo-viário. Jone Pedro reforça a posição zero-cinco e junta-se aos postes Divaldo Bunga, Aldemiro João "Vander" e Aboubakar Gakou.Na carreira do basquetebolista, Jone Pedro tem passagens pelo Estados Unidos da América, Alemanha, Portugal e Angola. O pico da carreira ocorreu em 2010 ao serviço dos Giants Dusseldorf da segunda liga regional da Alemanha.

No início da época passada, Jone Pedro desvinculou-se do 1º de Agosto por falta de acordo no novo vínculo contratual. Ao serviço dos "militares" conquistou dois campeonatos nacionais e uma Supertaça.A direcção tricolor continua  no mercado para encontrar mais um poste e um base. Uma fonte próxima ao clube garantiu a chegada nos próximos dias de um base norte-americano. O campeão nacional disputa a 20 de Setembro a Supertaça diante do 1º de Agosto. Africa Ball League, Campeonato Nacional, Taça de Angola e Torneio de Maputo constam do calendário de competições da época 2019/2020.