Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jos Antnio falha quinta janela de qualificao

Melo Clemente - 26 de Novembro, 2018

Fotografia: Edies Novembro

O extremo do Atlético Petróleos de Luanda, José António, vai falhar a disputa da quinta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da República Popular da China, em 2019, prova a decorrer de 30 do mês em curso a 2 de Dezembro próximo, no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda, em virtude de ter contraído uma lesão no tornozelo do pé direito.
A \"saída\" do extremo de 28 anos de idade, constitui, sem sombras de dúvidas, a primeira contrariedade do seleccionador nacional, Will Voigt, que tencionava contar com os préstimos do jovem jogador, para abordar a quinta e derradeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da \"bola ao cesto\".
Após ter chocado com o seu companheiro, Pedro Bastos, numa das sessões de treinos, tendo afectado o tornozelo do pé direito, José António não conseguiu recuperar, a fim de representar mais uma vez as cores da Selecção Nacional.
O extremo do Atlético Petróleos de Luanda brilhou ao serviço do cinco nacional, aquando da disputa da quarta janela de qualificação zona africana, prova disputada em Tunis, capital tunisina, tendo marcado 26 pontos.
Quem também está de fora por lesão, é o extremo base do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), Pedro Bastos. O atleta está com problemas na planta do pé.
Ludgero Galiza e Glofate Buimba, ambos do Atlético Sport Aviação (ASA), foram os primeiros atletas a serem afastados dos trabalhos da Pré-Selecção Nacional, por opção técnica.
Entretanto, o combinado nacional entra a partir de hoje, segunda-feira, na sessão derradeira de preparação, visando a disputa da quinta janela.
Os atletas que militam no estrangeiro, nomeadamente Carlos Morais, extremo base, do Mens Sana Siena Basket de Itália, Leandro Conceição, extremo base, do Sport Lisboa e Benfica, Yanick Moreira, poste, do Paok da Grécia, e Júlio Afonso, extremo, do Club Baloncesto Tizona Autocid de Espanha, são aguardados até quarta-feira, a fim de integrarem os trabalhos da Pré-Selecção Nacional.
 A entrada da quinta e derradeira janela de qualificação, os hendecacampões africanos ocupam o segundo lugar do Grupo E, com 15 pontos, contra 18 da Tunísia, no primeiro lugar e já com o passe assegurado para a fase final da Copa do Mundo, que pela terceira vez será disputada no continente asiático, depois da Filipinas e Japão terem acolhido o referido evento. Egipto e Marrocos estão nas posições imediatas, ambos com 14 pontos, ao passo que os Camarões e o Chad ocupam as últimas duas posições, ambos com 12 pontos, respectivamente.
Durante a disputa da quinta janela de qualificação zona africana, a Selecção Nacional vai medir forças com as similares dos Camarões, Chad e Tunísia.
Seis selecções já estão apuradas para a Copa do Mundo da República Popular da China, em 2019, designadamente República Checa, Alemanha, Grécia, Lituânia, Tunísia e Nigéria.
Eis os atletas que estão a trabalhar: Gerson Domingos, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", Alexandre Jungo, Mohamed Malick Cissé, Reggie Moore, Benvindo Quimbamba, Edson Ndoniema, Felizardo Ambrósio \"Miller\", Leonel Paulo, Olímpio Cipriano, Jone Pedro, Mutau Fonseca e Hermenegildo  M’bunga.