Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juniores estagiam nos EUA

Melo Clemente - 13 de Outubro, 2016

Jogadores convocados estão a ser submetidos aos indispensáveis exames médicos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A pré-selecção nacional de basquetebol de sub-20 em masculino convocada recentemente, tendo em vista os VII Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), prova a decorrer de 7 a 19 de Dezembro, em Luanda, poderá realizar o estágio pré-competitivo nos Estados Unidos da América, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.

O seleccionador nacional, Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo, trabalha nesta altura na elaboração do programa de preparação, que vai ser submetido nos próximos dias, ao gabinete do novo ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José.De acordo com a nossa fonte, o novo titular dos desportos solicitou a equipa técnica nacional, no sentido de elaborar com urgência o referido programa, a fim de se criar as condições necessárias para que o combinado nacional realize um bom estágio pré-competitivo.

"Existe uma preocupação muito grande por parte do senhor ministro Albino da Conceição que esta selecção tenha as melhores condições de trabalho, dado que o objectivo de Angola é vencer o torneio da SADC. Em princípio a pré-selecção nacional vai realizar um estágio pré-competitivo nos Estados Unidos da América", revelou a nossa fonte.

Os trabalhos de campo arrancam a 01 de Novembro próximo, depois do grupo ter se reunido com a equipa técnica, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol, sita no complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.Nesta fase, os atletas que militam em clubes da capital, começaram já a ser submetidos aos indispensáveis exames médicos.

 Entretanto, os atletas que militam nos Estados Unidos da América, nomeadamente, Bruno Afonso David Fernando, Sílvio Samuel de Sousa e Valdir Alexandre Victoriano Manuel, deverão juntar-se ao grupo de trabalho apenas na segunda fase, de acordo com a nossa fonte."Durante a primeira fase, o seleccionador nacional vai trabalhar apenas com os atletas que militam no país. Os atletas "expatriados" juntar-se-ão ao grupo já nos Estados Unidos da América, palco da segunda etapa do estágio pré-competitivo", disse a nossa fonte.

Para  os VII Jogos da SADC, o seleccionador nacional, Paulo Jorge Rebelo de Morais Macedo, convocou 20 atletas.As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º de Agosto foram as que mais atletas forneceram a pré-selecção nacional, com cinco jogadores cada.Eis a lista dos convocados:Alexandre Jungo (Interclube), Jonatão Ndjungu (Interclube), Daniel Manuel (Vila Clotilde), Geraldo Santos (Vila Clotilde), Glofate Buiamba (Atlético Sport Aviação ASA), Milton Valente (1º de Agosto), Tárcio Domingos (1º de Agosto), Edmilson Miranda (1º de Agosto), Cristiano Gomes (1º de Agosto), Aires Goubel (1º de Agosto), Childe Dundão (Petro), Ismael Monteiro (Petro), Cristiano Xavier (Petro), Cley Cabango (Petro), Avelino Dó (Petro), Saulemane Buzitu (Casa do Pessoal do Porto do Lobito), Bruno Fernando (Monteverde Academy), Sílvio Sousa (Monteverde Academy), Eric Amândio (West Oaks Academy), Valdir Manuel (The Patrick School).

Pré-temporada
Extremo Pedro Bastos busca afirmação


O extremo base, Pedro Bastos, tem sido um dos destaques da formação do Atlético Petróleos de Luanda, na presente época desportiva.Depois de ter estado em grande no torneio da FESA, prova disputada na terra da Palanca Negra Gigante, Malanje, o extremo base da turma petrolífera voltou a brilhar, desta, na oitava edição do torneio Victorino Cunha, competição vencida pelo Recreativo do Libolo na semana passada.

Fruto das exibições patenteadas no referido torneio, o extremo base do Atlético Petróleos de Luanda foi eleito como MVP (Jogador Mais Valioso) da oitava edição do torneio Victorino Cunha em basquetebol sénior masculino.Formado na escola do Eixo-viário, Pedro Bastos poderá se afirmar em definitivo no grupo liderado pelo técnico camaronês, Lazare Adingono, que continua a projector com todos os cuidados a época desportiva 2016/2017.

 PETRO DE LUANDA
VERGA MARINHA

O Petro Atlético de Luanda derrotou terça-feira, no Pavilhão da Cidadela, a Marinha de Guerra por 91-89, em partida referente à 5ª jornada do Campeonato Provincial de Basquetebol em sénior masculino. Apesar do favoritismo da formação do “Eixo-viario”, os pupilos de Paulo Macedo apresentaram-se mais certeiros nos lançamentos de curta e longa distâncias, e na sua recuperação defensiva, levando a melhor por 27-29.

No segundo período os "petrolíferos" procuraram não deixar que o adversário alargasse o resultado e chegaram a aproximar-se por um parcial de dois pontos (44-46).Já no terceiro quarto, o Petro alterou o seu sistema de jogo, passando para uma defesa zona, criando inúmeras dificuldades à formação da Marinha e dando volta ao placar por 65-64.

No último período, a equipa "petrolífera", com a lição bem estudada, foi gerindo o resultado, mas os pupilos de Paulo Macedo ainda chegaram a empatar a partida, mais não teve forças para impedir a vantagem do conjunto do "Eixo-viario", que venceu por 91-89.Gelson Gonçalves, com 19 e Reeggie Moore com 16 pontos foram os melhores marcadores do Petro de Luanda. Enquanto que na Marinha de Guerra o melhor cestinha foi o Carlos Cabral com 18 pontos.Na próxima jornada o Petro de Luanda folgar por imperativo de calendário, enquanto a Marinha de Guerra vai defrontar o Interclube.

Equestre
Federação define nova designação


A direcção da Federação Angolana de Desporto Equestre (Fequangola) reúne-se no sábado, no Comando da Polícia Montada, em assembleia-geral, para definir sobre a nova designação da instituição. Segundo o secretário-geral da Fequangola, Paulo Alexandre, que falava, quarta-feira, à Angop, a alteração do nome da federação deve-se a necessidade de ajustar a designação à nova legislação desportiva.A actividade vai servir também para constituir a Comissão Eleitoral, que conduzirá o pleito da Fequangola, tendo em vista o próximo quadriénio (2016/2020).