Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juscelino Ricardo assume desejo de brilhar no Afrocan

Melo Clemento - 27 de Junho, 2019

Jovem jogador foi melhor marcador do recm terminado Campeonato Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

Figurar na lista dos doze que vão representar as cores da bandeira nacional na primeira edição do Afrocan, competição a decorrer de 16 a 27 de Julho próximo, em Bamako, capital maliana, constitui objectivo premente do jovem base da formação do Grupo Desportivo Marinha de Guerra, Juscelino Ricardo , de apenas 20 de idade, um metro e 88 centímetros de altura, 85 kg.
Depois de ter brilhado na recém terminada 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, Juscelino Ricardo  viu o seu esforço a ser recompensado, com a sua chamada para integrar os trabalhos de preparação da Pré-Selecção Nacional da “bola ao cesto” que projecto na capital do país, Luanda, a sua estreia no Afrocan, nova designação do antigo Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.
Para a “operação” Bamako, o seleccionador nacional, Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo, convocou vinte (20) atletas mas, o jovem Juscelino Ricardo  está esperançado que o seu nome poderá constar da lista final para a primeira edição do Afrocan.
“Foi com bastante satisfação que recebi a convocatória do seleccionador nacional. Apesar da excelente época que fiz ao serviço do Grupo Desportivo Marinha de Guerra a chamada acabou por ser uma surpresa pra mim. Agora tenho que trabalhar de forma árdua para continuar a merecer a confiança da equipa técnica”.
Apesar de reconhecer as qualidades dos atletas pré-seleccionados para a primeira edição do antigo Campeonato Africanos das Nações, vulgo Afrobasket, Juscelino Ricardo  asseverou que tudo fará para constar da lista definitiva.
“Este Grupo tem atletas bastante experientes e como deve compreender é extremamente difícil para um jovem de apenas 20 anos lutar por um lugar entre os doze. O que lhe posso assegurar é que vou trabalhar para que o meu sonho de representar as cores da bandeira nacional seja uma realidade”, augurou o jovem base do Grupo Desportivo da Marinha de Guerra.
Juscelino Ricardo  enalteceu por outro lado, a forma como os seus colegas o receberam na Pré-Selecção Nacional que já projecta de forma árdua a primeira edição do Afrocan.
 “Fui muito bem recebido pelos meus colegas que os conheço muito bem, porque competimos no mesmo campeonato. Portanto, estou muito grado pela recepção que tive não só dos meus colegas assim como da equipa técnica”.
O melhor marcador dos lances livres da recém terminada 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (Unitel Basket) acredita que Angola poderá fazer uma boa figura, que passa pela conquista da primeira edição do Afrocan.
“Angola é uma potência no basquetebol africano apesar de nos últimos anos as coisas não terem corrido muito bem mas, ainda assim, acredito que vamos conquistar o título do Afrocan”.
Juscelino Ricardo  ostenta já dois títulos de campeonatos nacionais de juniores e um campeonato provincial, respectivamente.
Entretanto, a Pré-Selecção Nacional volta a trabalhar hoje, quinta-feira, às ordens do técnico Paulo Macedo.