Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kilamba vai acolher fase final da Taa dos Clubes Campees

Melo Clemente - 10 de Outubro, 2015

A imponente infra-estrutura desportiva foi construda no mbito da realizao da 41 edio do Campeonato do Mundo de hquei em patins

Fotografia: Eduardo Pedro

O Multiusos do Kilamba vai acolher a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, em ambas classes, competições que estão previstas para os meses de Novembro e Dezembro do ano em curso. O facto foi dado a conhecer quinta-feira, ao Jornal dos Desportos, pelo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento.

Conhecido também como Pavilhão Arena de Luanda, infra-estrutura construída no âmbito da realização em Angola da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, prova disputada em 2013, em duas cidades do país (Luanda e Namibe), possui uma capacidade para 12 mil 750 lugares.

A fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a nível das senhoras, vai decorrer no período compreendido de 27 de Novembro a 06 de Dezembro, ao passo que em masculinos, a competição vai disputar-se de 10 a 20 de Dezembro.

Ainda de acordo com Tony Sofrimento, o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva vai albergar o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto".

"A questão dos recintos e da logística estão a ser analisadas com muito pormenor  porque está muito dependente da localização dos hotéis que vamos utilizar para a competição, sob pena de complicarmos todo o processo. E também levando em consideração que efectivamente nós hoje temos instalações muito central que o Pavilhão da Cidadela mas, estamos a analisar todos os aspectos que vão fazer com que realizemos o zonal na Cidadela e a fase final no Multiusos do Kilamba", asseverou Tony Sofrimento, secretário-geral do órgão reitor da modalidade no país.

A direcção da federação já começou a trabalhar no sentido de crias todas as condições inerentes a realização de uma prova do género.

Nos próximos dias, o órgão reitor da modalidade vai reunir com os representantes do clubes que vão participar no zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africano, segundo fez saber o secretário-geral da FAB.

"Nós estamos a nos organizar no sentido de encontrarmos uma data no decorrer da semana a fim de reunirmos com os clubes que vão participar do evento. Daremos naturalmente as informações sobre as alterações das datas e começarmos efectivamente a colocar na prática aquilo que já está programado, a nível dos hotéis, campos, assim como a chegadas das delegações estrangeiras".

Angola que detém o título, nas duas classes, designadamente, com o Recreativo do Libolo, em masculinos, e Grupo Desportivo Interclube, a nível da senhoras, poderá fazer-se representar no zonal de apuramento com seis formações, sendo três masculinas e igual número, em femininos.

"A proposta que nós federação avançamos para a Fiba-Afrique é de que Angola possa estar representada com três equipas masculinas e três femininas. Angola é campeã em título nas duas classes, por isso, podemos colocar o campeão nacional e mais o vencedor da Taça de Angola o que daria seis equipas", disse.