Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kobe Bryant anuncia retirada

01 de Dezembro, 2015

Kobe Bryant hoje com 37 anos conquistou cinco títulos da NBA em 20 épocas no Los Angeles Lakers

Fotografia: AFP

Kobe Bryant, astro do Los Angeles Lakers, anunciou domingo que vai encerrar a carreira ao final da temporada 2015-2016 da NBA. "Esta temporada é tudo o que tenho para dar", afirmou Bryant, de 37 anos, cinco vezes campeão da NBA e terceiro maior cestinha da história da liga americana.

"Estou pronto para deixar o basquete", completou Bryant em um texto publicado no site web The Players Tribune. " O meu coração pode aceitar as críticas, minha mente pode administrar o esforço, mas o meu corpo sabe que é hora de dizer adeus", destacou o jogador, símbolo do LA Lakers.

Na sua vigésima temporada com os Lakers, o contrato de Kobe Bryant com a famosa franquia de Los Angeles chega ao fim em Junho de 2016. Durante vários meses, o atleta permaneceu em silêncio sobre o que pretendia fazer ao final do contrato. Mas o desastroso início de temporada dos Lakers, com apenas duas vitórias, e o desempenho irregular de seu jogo o convenceram sobre a aposentadoria.

MVP da temporada 2007-2008, Byrant sofreu com lesões graves nas últimas três temporadas, com uma ruptura do tendão de Aquiles em Abril de 2013, uma fractura no joelho esquerdo em 2014 e uma lesão no ombro direito em 2015.

"O meu corpo sabe que é hora de dizer adeus", escreveu o astro numa carta-poema com o título "Querido Basquete". O comissário da NBA, Adam Silver, afirmou que "uma das melhores carreiras na história do desporto está chegar ao fim".

"Com 17 participações no NBA All-Star, um MVP da NBA (2008), cinco campeonatos da NBA com os Lakers, duas medalhas de ouro olímpicas e uma ética de trabalho incansável, Kobe Bryant é um dos melhores jogadores na história do nosso desporto", declarou Silver.

Bryant tem média na carreira de 25,4 pontos, 5,3 rebotes, 4.8 assistências e 1,5 roubo de bola em mais de 1.280 partidas na NBA. Mesmo após o anúncio, o presidente da Federação de Basquetebol dos Estados Unidos, Jerry Colangelo, segundo o qual Kobe Bryant pode representar a selecção americana nos Jogos Olímpicos Rio-2016.