Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lanado projecto de massificao nas escolas

03 de Junho, 2015

Desporto na provncia do Zaire pode conhecer melhores dias com aces de fomento

Fotografia: Paulo Mulaza

Um projecto de massificação da prática do basquetebol nas escolas do primeiro nível, ao ensino médio da província do Zaire, foi lançado segunda-feira em Mbanza Congo.
O projecto vai ser implementado a nível dos seis municípios da capital pela Associação provincial da modalidade em parceria com o governo provincial, com o patrocínio de uma empresa angolana.

A referida empresa, vocacionada para a indústria de pescado, disponibilizou material para a prática do basquetebol, nomeadamente 100 bolas, quatro tabelas, 40 camisolas, cones e cordas para sessões de treinos, quatro cestos, cronómetros e temporizadores.

O projecto foi lançado pelo secretário do governo do Zaire, Félix Kialungila, em representação do governador, José Joanes André, tendo na ocasião agradecido a empresa patrocinadora pela iniciativa.

O responsável disse que o projecto vai ajudar a  impulsionar o basquetebol na região dede  tenra idade e lembrou que o governo local tem estado a primar na construção de campos multiusos em todas as instituições escolares o que vão facilitar a implementação do programa.

Por sua vez, o representante da empresa patrocinadora, Gabriel Manuel Júlio, valorizou a modalidade de basquetebol por ser uma das que mais títulos o país tem conquistado.“Nós como parceiros do Estado viemos mostrar a nossa solidariedade, apoiar na massificação desta modalidade”, acrescentou.

Para o presidente da Associação provincial de basquetebol, Fernando Neto, numa primeira fase vão beneficiar deste projecto as escolas de Mbanza Congo, sede provincial, para quem o  órgão vai fazer o devido acompanhamento para o êxito na sua implementação. Explicou que contam com os professores da disciplina de educação física para levar a bom porto o programa, frisou  ser pretensão da organização de campeonatos inter-escolares e inter-municipais nos próximos tempos, que devem culminar com a formação de uma selecção de iniciados que deve passar a representar a região em competições nacionais na categoria de juniores.

Informou que os professores de educação física que devem estar envolvidos neste projecto  vão beneficiar de uma formação técnica para uma melhor prestação.
O acto de lançamento do projecto foi testemunhado por responsáveis da administração municipal de Mbanza Congo, direcção da juventude e desportos, educação e cultura.
O músico Walter Ananás foi o convidado de honra do evento, que decorreu numa escola primária. Outro projecto de massificação do andebol em ambos os sexos está desde 2013 em curso em dois dos seis municípios da província do Zaire (Mbanza Congo e Soyo) sob a alçada do governo local.