Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lder com tarefa facilitada

Melo Clemente - 27 de Fevereiro, 2020

Emoes da bola ao cesto regressam hoje nos mais diferentes campos da capital

Fotografia: Santos Pedro | Edies Novembro

As emoções da 42ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos regressam hoje, quinta-feira, com a disputa de quatro partidas referentes a quinta jornada da terceira volta da aludida competição, depois da pausa do final de semana, para a disputa da janela Fiba-Mundo.

Depois de ter evitado uma multa pesada, ao cancelar a última da hora a dupla jornada do "Nacional", para a disputa da janela Fiba-Mundo, que no entanto, não foi aproveitada por Angola, a competição doméstica retoma hoje o seu curso normal.

O líder incontestável da 42ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, o Petro de Luanda, com 35 pontos, contra 32 do arqui-rival, 1º de Agosto, vai defrontar esta tarde, a partir das 15h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a sempre aguerrida equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, quinto classificado da prova, com 24 pontos.

Entretanto, Lazare Adingono, técnico camaronês ao serviço da do Atlético Petróleos de Luanda, vai aproveitar as últimas partidas do "Nacional" para dotar a sua rapaziada de maior rodagem competitiva, tendo em vista a sua participação na Bal League, prova a decorrer de 13 a 15 de Março próximo, em Dakar, capital senegalesa.

Com um conjunto extremamente superior ao do Futebol Clube Vila Clotilde, os tricolores com maior ou menor dificuldades, vão procurar assegurar os dois pontos em disputa, a fim de se manterem no topo da tabela classificativa da 42ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.

Por seu turno, o Vila, agora às ordens de Ricardo Rodrigues, conjunto que tem feito uma prova acima da média, tenciona surpreender a forte equipa do Atlético Petróleos de Luanda, actual campeã nacional da "bola ao cesto".

Ainda hoje, no mesmo recinto, mas às 18h00, o Grupo Desportivo Interclube, liderado pelo técnico angolano, Raul Duarte, terceira classificado da prova, com 31 pontos, defronta a modesta equipa do Grupo de Formação Desportiva Kwanza. A equipa adstrita a Polícia Nacional apresenta-se como favorita à conquista dos dois pontos em disputa.   

Já o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), segundo classificado da prova, com 32 pontos, vai medir forças com o seu confrade, o Clube Desportiva da Marinha de Guerra, num prélio em que os pupilos de Walter Bandeira da Costa são claramente favoritos a conquista do triunfo. O desafio está agendado para ás 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha.

No Pavilhão do Dream Space, em Viana, a partir das 18h00, o Atlético Sport Aviação (ASA) enfrenta o Clube Desportivo Universidade Lusíada, encontro em que a possibilidade de vitória para cada formação está repartida em 50%.

Amanhã, sexta-feira, a competição prossegue, com a disputa da sexta jornada da terceira volta, que compreende o seguinte cartaz: Clube de Formação Desportiva Kwanza-Grupo Desportivo da Marinha de Guerra (16h00, Victorino Cunha), Clube Desportivo Universidade Lusíada-Grupo Desportivo Interclube (18h00, Pavilhão 28 de Fevereiro), Atlético Petróleos de Luanda-Atlético Sport Aviação (ASA) (16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva), Vila-1º de Agosto (15h00, Pavilhão 28 de Fevereiro).

Eis como está ordenada a classificação: 1º de Atlético Petróleos de Luanda, com 35 pontos, 2º 1º de Agosto, 32, 3º Grupo Desportivo Interclube, 31, 4º Clube Desportivo da Marinha de Guerra, 27, 5º Futebol Clube Vila Clotilde, 24, 6º Atlético Sport Aviação (ASA), 23, 7º Clube Desportivo Universidade Lusíada, 23, 8º Clube Formação Desportiva Kwanza, com 21 pontos, respectivamente.