Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolenses em vantagem na Taça

Melo Clemente - 19 de Abril, 2017

Pupilos de Hugo Lopez estão em vantagem nas meias-finais da Taça de Angola

Fotografia: Contreiras Pipas Edições Nouvembro

A equipa do Recreativo do Libolo recebeu e venceu ontem, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a congénere do 1° de Agosto, por 94-83, em partida a contar para a primeira \"mão\" das meias-finais da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, quando ao intervalo a formação visitada conservava uma vantagem de dez pontos (52-42).

Com este triunfo, os representantes da vila de Calulo mantêm o domínio avassalador na presente época desportiva sobre os militares, que somam já oito desaires, contra apenas um dos libolenses.

Sem os internacionais angolanos, Olimpio Cipriano e Eduardo Mingas no cinco inicial, a formação caseira entrou algo apática nos minutos iniciais da partida, ao contrário do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que se mostrou bastante organizada, fundamentalmente, no capítulo defensivo.
Ainda assim, foi a equipa do Recreativo do Libolo que acabou por \"violar\" primeiro a cesta do adversário, com dois pontos a curta distância.

O internacional angolano, Islando Manuel, tratou de anular a vantagem da formação visitada, através de um lançamento a longa distância (2-3). A liderança no placar da equipa rubro e negra teve a duração de apenas três minutos, altura em que os actuais detentores do troféu passaram a comandar o marcador.

Depois das entradas de Olimpio Cipriano e Eduardo Mingas o Libolo melhor significativamente o seu jogo ofensivo, tendo terminado o primeiro quarto com uma vantagem de cinco pontos (26-21). Nesta período registaram-se duas igualdades a nove e 12 pontos, respectivamente. No segundo quarto, a formação do Libolo conseguiu desmontar o sistema defensivo dos militares, que a passagem do minuto nove perdiam por uma margem de dez pontos de diferença (45-35).

Os pupilos de Hugo Lopez liderados pelo experiente Olimpio Cipriano chegaram  a alcançar uma margem confortável de 13 pontos (50-37) mas, os visitantes reduziram para dez, ao cabo dos primeiros 24 minutos.

O jovem António Delgracio, extremo base, esteve em grande destaque no segundo período, anotando vários lançamentos a longa distância, para o desalento do técnico Ricardo Casas. Curiosamente, as duas colectividades marcaram o mesmo número de pontos no segundo período, ou seja, 26 para o Libolo, contra 21 do 1° de Agosto, perfazendo (52-42).

Empurrados pelas respectivas claques, que diga-se, chegaram tarde ao Pavilhão do Dream Space, as duas formações melhoraram significativamente as suas exibições, para o gáudio do pouco público que se fez presente ao local da partida. Com os nervos à flor da pele, por banda dos militares, os libolenses aproveitaram e venceram mais uma vez no parcial, desta, por 25-20, isto no terceiro quarto.

A equipa caseira limitava-se a gerir os dez pontos que trazia do intervalo, ante o 1° de Agosto que não conseguia criar dificuldades a defesa contrária.
Com o reajustamento defensivo, os militares melhoram o seu jogo, e a cinco minutos e 29 segundos perdiam apenas por seis pontos de diferença (83-77), situação que obrigou o espanhol Hugo Lopez a solicitar um desconto de tempo.

O Libolo voltou a dilatar o marcador, fixando o resultado em 94-83. Milton Barros e Olimpio Cipriano, ambos do Libolo, foram os melhores marcadores da partida, com 22 e 20 pontos, respectivamente. Hermenegildo Santos e Mohamed Malick Cissé estiveram em destaque na equipa militar, ao anotar 17 e 14 pontos, respetivamente. A segunda partida acontece a 25 do mês em curso.

Spurs levam
vantagem sobre Memphis Grizzlies


O San Antonio Spurs, na noite de segunda-feira, abriu 2-0 nos play-offs da NBA, ao voltar a vencer o Memphis Grizzlies, no AT&T Center, por 96-82.
O grande nome, da vitória da franquia texana, foi Kawhi Leonard, cestinha da noite e dono de um duplo-duplo, que marcou 37 pontos e 11 ressaltos, além de duas assistências. Outros quatro nomes também tiveram boa participação no triunfo dos Spurs.

Tony Parker, Danny Green, LaMarcus Aldridge e Pau Gasol foram outros destaques da equipa, com 15, 12, 11 e dez pontos, respectivamente. Quanto aos Grizzlies, em desvantagem na série, os principais nomes foram Mike Conley, marcou 24 pontos, além de oito assistências, e Zach Randolph, com um duplo-duplo, fez 18 pontos e dez ressaltos. San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies voltam a enfrentar-se amanhã, quinta-feira, no FedExForum, em Memphis.
 
ROCKETS VENCEM
CITY THUNDER

Um dos mais aguardados duelos dos play-offs, da NBA, teve o seu primeiro confronto realizado na noite de domingo. Houston Rockets e Oklahoma City Thunder, embate que coloca frente a frente James Harden e Russell Westbrook, dois dos principais jogadores da temporada regular, enfrentaram-se no Toyota Center, em Houston, e foram os anfitriões que levaram a melhor, conseguiram a vitória por 118-87.

O resultado abre a série, a favor dos donos da casa, que podem abrir 2 a 0 de vantagem, caso repitam a dose no próximo jogo, que ocorre novamente em Houston, marcado para  quarta-feira.

O equilíbrio entre os dois lados registou-se nos dois primeiros quartos, quando a diferença de pontos no marcador ainda era pequena, e a dianteira mudou de dono constantemente. Nos dois períodos finais, no entanto, os Rockets abriram mais margem, administraram a diferença para manter a situação favorável até o fim do duelo. Como esperado, o astro da equipa da casa, foi o dono do jogo. Cestinha da partida com 37 pontos..