Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolo com garra de campeo

25 de Fevereiro, 2017

Recreativo do Libolo terminou invicto a primeira fase do Campeonato Nacional de Basquetebol Snior Masculinos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação de “Calulu” se impôs diante dos outros candidatos, particularmente ao 1º de Agosto e Petro de Luanda, obrigando-os a discutir o segundo posto.

Nos quatro jogos disputados diante dos mesmos, sendo que a primeira fase foi jogada a duas voltas, o Libolo saiu vitorioso, tendo derrotado o 1º de Agosto (91-88, 103-94) e o Petro de Luanda (120-114, 101-84).

O Libolo marcou 1483 pontos no total, sendo a mais concretizadora, e sofreu 1189, destacando-se como a segunda menos batida, superada apenas pelo Interclube que averbou 1145 pontos.

Os “Petrolíferos” ficaram na segunda posição, com os mesmos 29 pontos que os “Rubro-Negros” no terceiro lugar. Com a saída de Emanuel Quezada, que se transferiu para o 1º de Agosto, esperava-se um conjunto tricolor a “meio gás”, principalmente na condução do jogo ofensivo. No entanto, Domingos Bonifácio tem dado conta do recado, bem coadjuvado pelo jovem Lukeny e o reforço Edmir Lucas.

Por sua vez, os “militares”, campeões nacionais”, parecem não ter ainda se encontrado na prova, tendo em conta as dificuldades, até, para ultrapassar adversários tecnicamente inferiores. A terceira posição que ocupa é reflexo da prestação medíocre na primeira fase.

Petro e 1º de Agosto perderam ambas os seus respectivos jogos diante do Libolo, mas repartiram as vitórias no cruzamento entre si, sendo que os campeões nacionais perderam na primeira volta (86-97) e venceram na segunda (95-88).

Nas posições seguintes ficaram o Interclube (4ª/24), Marinha de Guerra (5º/22), Progresso do Sambizanga (6º/21), Vila Clotilde (7º/20), ASA (8º/20) e Universidade Lusíadas (9º/18).

A segunda fase começa no dia 3 de Março com o seguinte cartaz e será disputado por dois grupos. O A será constituído pelas seis melhores classificadas, ao passo que as restantes três compõem o B.

Sendo assim, no grupo A vão jogar todos contra todos a duas voltas, ao passo que no B as três equipas vão se defrontar a três voltas. As equipas, em ambas as séries, mantêm os pontos da primeira fase.


COMPETIÇÕES EM LUANDA
Associação Provincial
com muita actividade


Os membros da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda reúnem-se quarta-feira próxima (1 de Março), com os chefes de departamento e responsáveis administrativos para o basquetebol, a partir das 10h00, na sua sede social, para procederem ao sorteio dos torneios de abertura.

O encontro servirá ainda para alinhavar algumas questões pontuais em torno da realização do torneio Março Mulher, cujo arranque está marcado para dia 2 de Março, com as partidas entre o Misto de Luanda sub-18- Interclube, a partir das 19h00, no pavilhão 28 de Fevereiro, ao mesmo tempo que o 1º de Agosto recebe o Grupo Desportivo do Maculusso no pavilhão Vitorino Cunha.

A competição faz disputar a segunda jornada dia 6 de Março, com o 1º de Agosto a jogar diante do Misto de Luanda sub-18 e o Grupo Desportivo do maculusso a medir forças com o Interclube, ao passo que a terceira e última jornada terá como palco o pavilhão Arena do Kilamba, quando o Maculusso jogar com o Misto de Luanda sub-18, a partir das 10h00, a formação Girassol (ex-praticantes) defronta a sua congénere Welwichia (idem) quando forem 11h30, culminando com o duelo entre o Interclube e o 1º de Agosto à 12h30.

O secretário-geral da Associação Provincial, Victor Muzadi, aproveitou o encontro com responsáveis de equipas da capital, à margem da reunião técnica do sorteio da fase de grupos do Campeonato Nacional (BIC Basket) para trocar impressões, tendo garantido empenha da instituição reitora do basquetebol na capital do país no sentido de velar pelos interesses da classe.         
Helder Jeremias


PURA ALL STAR GAMES
Estrelas evoluem
hoje na Cidadela


Os amantes da bola ao cesto podem deslocar-se hoje em força ao pavilhão principal da Cidadela Desportiva para de se deleitarem com um espectáculo de grande envergadura no âmbito da realização da segunda edição do Pura All Star Games, cujo arranque está marcado para as 15h00 e término previsto para às 22h00.

Organizado pela empresa Refriango, em colaboração com a Federação Angolana de Basquetebol, evento, cujas receitas a serem arrecadadas com a venda dos ingressos ao preço de 500 kwanzas serão revertidos para a causa social, faz disputar uma prova entre duas equipas constituídas pela nata de atletas que actuam no Campeonato Nacional de basquetebol (BIC Basket), um jogo entre figuras públicas, concursos de skill challange, triplos, smash, corridas de bebé, entre as várias atracções de âmbito desportivo e cultural.

O director- adjunto de marketing da Refriango, João dos Santos, apela ao público a chegar com a devida antecedência de modo que as pessoas acompanhadas de crianças se possam instalar com o devido conforto e deleitar-se com o espectáculo preparado, especialmente para as famílias, tendo recordado que as crianças idade até aos 7 anos têm acesso livre.
HJ