Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolo conquista Supertaça

Melo Clemente - 11 de Novembro, 2016

Mutu Fonseca (1º de Agosto) e Valdelício Joaquim (Libolo) travaram um duelo interessante

Fotografia: Kindala Manuel

A formação do Recreativo do Libolo conquistou a sua terceira Supertaça Wlademiro Romero, ao derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a similar do 1º de Agosto, por 66-91, com os favoráveis 51-33 ao cabo dos primeiros 24 minutos, em partida que marcou a abertura oficial da nova época desportiva nacional 2016/2017.

O técnico espanhola ao serviço do grémio da vila de Calulo, Hugo López, mantém o ciclos de triunfos, totalizando seis vitórias neste início de época, em igual número de partidas. O novo timoneiro arrebatou o seu segundo troféu, depois da Taça Victorino Cunha.

Com as duas claques a apoiarem as respectivas equipas, militares e libolenses entraram para quadra determinados em proporcionar aos amantes da "bola ao cesto" um grande espectáculo, a dimensão dos dois emblemas.

Depois de estar a liderar a marcha do marcador durante dez minutos, a equipa militar viu-se sufocada nos últimos dois minutos do quarto inicial, permitindo uma reviravolta da formação da vila de Calulo.

Milton Barros e Olímpio Cipriano, ambos internacionais angolanos, foram os principais responsáveis da cambalhota no resultado, que terminou em 28-20, a favor do Recreativo do Libolo que fez estrear o jovem Gerson Domingos, ex-base do Grupo Desportivo Interclube.

Com transições rápidas defesa ataque, onde era privilegiado a circulação da bola em todas as áreas de jogo, os vice-campeões nacionais entraram melhor no segundo período, ao contrário do seu opositor, actual campeão nacional, que foi simplesmente vulgarizado.

Aliás, a um minuto do termo do segundo quarto, os libolenses venciam já por uma margem confortável de 22 pontos de diferença (51-29), para a tristeza dos adeptos da equipa rubro e negra, que ainda assim, nunca pararam de apoiar a sua agremiação.

Nesta etapa, a formação do Recreativo do Libolo protagonizou um festival de lançamentos a longa distância, ante a passividade da defesa do 1º de Agosto.

Olímpio Cipriano e Andre Horris terminaram os primeiros 24 minutos com 13 e 11 pontos respectivamente. Na equipa militar Felizardo Ambrósio, com oito pontos, e Islando Manuel, com seis, estavam entre os mais destacados.

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas  conseguiu conter o jogo ofensivo dos libolenses no terceiro período, fruto do rigor evidenciado na defesa, tendo vencido no parcial por 15-14.

A vencer por uma margem confortável de 17 pontos e ante a improdutividade do ataque militar, que esteve simplesmente irreconhecível, o Recreativo do Libolo manteve o comando das operações no quarto derradeiro, com Jekel Foster, Valdelicio Joaquim, Olímpio Cipriano, Andre Horris e Milton Barros a serem os principais protagonistas da noite que antecedeu o dia de mais um aniversário da Independência Nacional, que hoje se assinala.

Andre Horris, base do Libolo, foi o cestinha da partida, com 22 pontos.

O trio de arbitragem constituído por Cláudio Anderson, Ruben Dungula e António Samuel, com um ou outro erro, não teve influência no desfecho final da partida. Para além do troféu, a equipa do Libolo recebeu igualmente um cheque simbólico no valor de quinhentos mil kwanzas.


FICHA TÉCNICA


Pavilhão Principal
Comissário: José Mateus
Arbitragem: Claudio Anderson, Antonio Samuel e Ruben Dungula

Libolo: Olímpio Cipriano (13 ), André Horris (22 ), Roberto Fortes ( 4), Helmer Félix ( 0), Jakel Foster (12 ), Gerson Domingos (11 ), Valdelicio Joaquim ( 12), Jorge Tati ( 0), Eduardo Mingas ( 6), Benvindo Quimbamba ( 0), Milton Barros ( 11), Manda João ( 0).
Treinador: Hugo Lopez

1º de Agosto: Edson Ndoniema ( 7), Armando Costa ( 3), Bráulio Morais ( 8), Vlademiro Ricardino ( 3), Felizardo Ambrósio ( 8), Joaquim Gomes "Kikas" ( 0), Mútu Fonseca (4 ), Tarcio Domingos (0 ), Hermenegildo Santos ( 10), Islando Manuel (9 ), Mohamed Malick Cissé ( 7), Tariq Kirksay ( 7).
Treinador: Ricard Casas

Marcha do marcador:

28-20, 51-33, 65-48, 91-66


Feminino
Inter ergue troféu


A equipa sénior  feminina do Grupo Desportivo Interclube conquistou a XX edição da Supertaça de basquetebol em seniores feminino, ao derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, arqui-rival, 1ºd e Agosto, por 52-59, quando ao cabo dos primeiros 24 minutos, a pupilas de Apolinário Paquete venciam já por uma margem de oito pontos (22-14).

Na partida que marcou a despedida da internacional angolana, Nacissela Mauricio, depois de 22 anos ao serviço do basquetebol angolano e não só, a equipa rubro e negra não foi capaz de vergar a turma da polícia.

As duas agremiações entraram algo apáticas, fundamentalmente, no quarto inicial, para a tristeza dos amantes da modalidade que acorreram em massa para tributarem a despedida das quadras da capitã da Selecção Nacional, bicacampea africana.

Aliás, no primeiro quarto, as duas colectividades encontravam-se igualadas a sete pontos. No segundo período, as comandadas de Apolinário Paquete melhoraram o seu jogo ofensivo, tendo conseguido um parcial de 15-7, p que perfez 22-14, ao cabo dos primeiros 24 minutos.

Os dois últimos quartos foram jogados pelo signo de equilíbrio, com a formação do Interclube a vencer no parcial, por 18-17, tendo perdido no derradeiro período, por uma parcial de 21-19.

Sequoia Holmes, com 17 pontos marcados, foi a certinha da partida, seguida pela sua colega de equipa, Akonga Pauline, atleta da República Democrática do Congo que já militar por vários anos na formação militar.

Do lado 1º de Agosto, a moçambicana, Leia Dongue, e a internacional angolano, Sónia Guadalupe, foram as melhores marcadoras, com 13 e 11 pontos respectivamente.

1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube serão as representantes de Angola na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africano, prova a decorrer de 28 do mês em curso a 04 de Dezembro próximo, em Maputo, capital de Moçambique. As polícias receberem um cheque simbólico no valor de quinhentos mil kwanzas para além do troféu.

Entretanto, a direcção da federação angolana da modalidade homenageou ontem António de Sousa, fisioterapeuta do 1 e Agosto e das seleções nacionais, e Fernando Sousa, dirigente do Futebol Clube Vila Clotilde, pelo contribuído que têm dado para o engrandecimento da modalidade.
M.C


NBA
Harden comanda
vitória dos Rockets


James Harden provou que é um dos grandes nomes deste início de temporada 2016-2017 da NBA e comandou, na noite de quarta-feira, o Houston Rockets na vitória sobre o San Antonio Spurs, por 101-99, no AT&T Center. O base dos Rockets foi o grande nome do equilibrado duelo texano, fazendo um triplo-duplo, com 24 pontos, 15 assistências e 12 ressaltos.