Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Libolo defronta Leões de Benguela

Melo Clemente - 06 de Março, 2015

Campeões nacionais ocupam actualmente o quinto lugar na tabela classificativa do Campeonato Nacional

Fotografia: José Cola

Com os olhos postos no terceiro lugar, a formação do Recreativo do Libolo defronta hoje, a partir das 18h00, em Benguela, o Sporting, em partida de acerto de calendário da segunda volta da fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora designado BIC Basket.

Actual quinto classificado da 37ª edição do BIC Basket, com 25 pontos, menos três partidas, a formação do Recreativo do Libolo vai procurar vergar esta noite os verde e brancos da cidade das Acácias Rubras.

Depois de terem superado a fase de maus resultados na competição, os campeões nacionais em título, têm somado triunfos atrás de triunfos. Uma vitória da partida desta noite, o representante da vila de Calulo pode alcançar o Atlético Sport Aviação (ASA), no quarto posto da classificação, com 27 pontos.

Com cinco derrotas averbadas até aqui, o Recreativo do Libolo está apostado em reconquistar o título e vai aproveitar as três partidas que tem por disputar na fase regular do “Nacional”, para somar mais seis pontos, terminando na terceira posição atrás do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda.

Já com o extremo base Carlos Morais, totalmente recuperado, à semelhança do base Braulio Morais, os libolenses apresentam-se como favoritos à conquista dos dois, quer no desafio desta noite, quer na partida de amanhã.

O técnico Norberto Alves  vai aproveitar a partida para dar mais tempo de jogo aos atletas que estavam durante largos meses sob cuidados do departamento médico do clube, com particular realce para os manos Morais.

O internacional angolano  Olímpio Cipriano, extremo base, continua a cumprir com rigor o programa de recuperação, após cirurgia no joelho esquerdo.
Emanuel Trovoada, adjunto de Norberto Alves, disse ao Jornal dos Desportos, momentos antes do embarque para a província de Benguela, que o grupo está com o moral em alta, pelo que almeja a conquista dos quatro pontos.

“Felizmente, o nosso grupo, aos poucos vai se recompondo. A onde de lesões que assolavam a nossa equipa foram superadas, com a excepção do Olímpio Cipriano que continua ainda sob observação médica. O Sporting de Benguela é uma equipa com jovens determinados, mas nós vamos procurar quebrar esta determinação e conseguir os quatro pontos nos dois jogos que vamos fazer em Benguela”, disse Emanuel Trovoada.

Apesar de reconhecer o potencial dos campeões nacionais, a formação do Sporting de Benguela, sensação da fase regular do BIC Basket, vai procurar explorar os pontos fracos do seu adversário, para dificultar ao máximo a vitória do Recreativo do Libolo. As duas equipas voltam a jogar amanhã.

A equipa do 1º de Agosto, com 35 pontos, venceu a fase regular da 37ª edição do BIC Basket, seguido do Atlético Petróleos de Luanda, com 33.

A fase de grupos arranca a 20 do mês em curso, ao passo que a área técnica da FAB divulga o calendário no dia 14.


Equipas acertam pormenores para a Taça

As oitos equipas apuradas para os quartos de final da 27ª edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos continuam a acertar os últimos detalhes, visando o jogo da primeira mão, marcado para o próximo dia 10.

O jogo entre as formações seniores masculinas de basquetebol do Grupo Desportivo Interclube e Atlético Petróleos de Luanda, agendado para o dia 10, no Pavilhão 28 de Fevereiro, constitui o destaque dos quartos de final da Taça de Angola.

Liderados pelo seu extremo dominicano Quezada, os petrolíferos (detentores do troféu) têm um plantel renovado que tem sabido impor-se diante dos seus adversários, mas têm tarefa difícil, face à coesão demonstrada pelo Interclube ao longo da temporada.

No Campeonato Nacional, o Atlético Petróleos de Luanda terminou a fase regular no segundo lugar, com 33 pontos e o Interclube foi terceiro com 29,por isso advinha-se um jogo difícil. Noutros jogos da Taça, em simultâneo, o 1º de Agosto recebe no Pavilhão Vitorino Cunha, às 18 horas, o Atlético Sport Aviação (ASA).

Os “militares”, com jogadores experientes como Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio e Regie Moore, têm menos dificuldades para ultrapassar os “aviadores” nesta eliminatória.

A par do 1º de Agosto, o Recreativo do Libolo teve a mesma sorte ao ter que defrontar, no Pavilhão Dream Space, o Sporting de Benguela, equipa considerada de campeonato inferior ao seu, o que faz antever o apuramento da formação do Cuanza Sul para as meias-finais. No Bié, o Sporting local joga diante do Progresso do Sambizanga.

A segunda mão dos quartos de  final da Taça de Angola está marcada para o dia 17 de Março, as meias-finais disputam-se a 31 e a final no dia 10 de Abril.